Notícias

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) subiu à tribuna na tarde desta segunda-feira, 18, para cobrar mais uma vez a criação de um acesso ao Hospital Geral de Areias, na Zona Oeste do Recife. “Essa é uma queixa recorrente dos moradores daquela área”.

O projeto Integra Recife, da Secretária Executiva de Políticas sobre Drogas (SEPOD), é destinado à inserção social e qualificação profissional de jovens a partir de 18 anos, ex usuários de drogas e em situação de vulnerabilidade. Na tarde desta segunda-feira (18), durante reunião plenária, a vereadora Michele Collins (PP) abordou dados e falou sobre as oportunidades oferecidas pelo projeto.

Nesta segunda-feira (18), a Câmara do Recife aprovou o requerimento nº 8563/2017, de autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL), que trata da realização de uma reunião pública sobre segurança e violência com o tema ‘Cada Vida Importa’. Durante a reunião plenária, o parlamentar subiu à tribuna para discutir o assunto – e convidou os membros da Casa a participarem do evento.

A vereadora Natália de Menudo (PSB), durante reunião plenária, na tarde desta segunda-feira (18), falou sobre a festa em comemoração aos 164 anos do bairro do Bongi. "É de grande importância o reconhecimento da comunidade e a prestação de serviço que vem sendo promovida para as pessoas”.

“Repudio veemente estes atos que, revestidos pelo falso pretexto de estarem fazendo arte, tentam achincalhar e menosprezar a fé, em um País que tem ampla maioria cristã”. A declaração da vereadora Aimée Carvalho, durante a reunião plenária desta segunda-feira, 18, foi motivada pela peça teatral “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”, onde Jesus seria retratado como uma mulher transexual.

A contratação de adolescentes e jovens aprendizes será obrigatória nas empresas que prestam serviços terceirizados à Prefeitura do Recife, na administração direta e indireta, compreendendo as autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações. É o que prevê o projeto de lei 297/2017, de autoria do vereador Chico Kiko (PP), que está tramitando nas comissões de Legislação e Justiça e de Finanças e Orçamento.

Representantes do Ministério Público, secretários de Estado, deputados e profissionais do meio jurídico compareceram, nesta sexta-feira, 15, à solenidade do título de Cidadão Recifense ao procurador do Ministério Público de Pernambuco, Francisco Sales de Albuquerque. Coube ao vereador Ivan Moraes (PSOL) fazer a entrega da comenda que já estava aprovada havia 11 anos. “Entregar esse título agora significa corrigir um equívoco histórico e burocrático. Eu encontrei o procurador num evento de Direitos Humanos, no início do ano, quando ele me informou de que tinha esse título mas nunca veio recebê-lo. Então, eu me ofereci para fazer a entrega. O importantes agora é lembrar que o requerimento que lhe deu cidadania recifense foi de autoria do então vereador Josenildo Sinésio”, informou Ivan Moraes.

Sensibilizar a Câmara do Recife para os obstáculos que dificultam o atendimento a pessoas com deficiência. É com esse intuito que será oferecido o projeto Casa de José Mariano sem Barreiras, que contará com rodas de diálogo, debates e um treinamento que visa qualificar os servidores e prestadores de serviço da Câmara. O evento vai acontecer no plenarinho do Legislativo das 9h às 13h dos dias 21 de setembro, em que é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, e 22 do mesmo mês.

O plenário da Câmara Municipal do Recife ficou lotado de passistas, carnavalescos, presidentes de agremiações e músicos na solenidade que o vereador Wanderson Florêncio (PSC) realizou, hoje de manhã, 14, em homenagem ao Dia Nacional do Frevo. Para dar o clima da alegria carnavalesca, que normalmente se associa à manifestação cultural autenticamente recifense, foram exibidos flabelos e estandartes. “O dia 14 de setembro foi escolhido como em homenagem ao jornalista Osvaldo da Silva Almeida, que foi o criador do da palavra Frevo. A data é o dia de seu aniversário”, observou o vereador.

O vereador Rodrigo Coutinho (SD) comemorou a aprovação, em primeira discussão, do projeto de Lei número 70/ 2017, de sua autoria, que dispõe sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços afixarem informativo contendo os dez direitos essenciais do consumidor. Antes da votação, na tarde desta quarta-feira, 13, ele ocupou a tribuna e defendeu a medida, discorrendo sobre cada um dos direitos do consumidor e narrando a importância do conhecimento prévio como instrumento de defesa e conscientização.