Apesar das recentes alterações feitas pela Câmara dos Deputados na Proposta de Emenda Constitucional número 287/2016, a Reforma da Previdência segue marcada por proposições injustas, que violam direitos dos cidadãos, e atendem unicamente aos interesses de instituições financeiras. Esse foi o tom da audiência pública promovida na manhã desta quarta-feira, 19, pelo vereador Jayme Asfora (PMDB), no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, que teve como objetivo ampliar o debate sobre uma reforma que a princípio seria necessária para garantir a sustentabilidade do sistema previdenciário brasileiro. “A Reforma da Previdência precisa estar na pauta por causa do déficit nas contas, aumento da longevidade e comprometimento do PIB com o sistema. Mas a PEC foi enviada ao Congresso Nacional de forma açodada por um governo que não tem legitimidade de fazer reformas tão profundas na sociedade, muito menos suprimindo direitos adquiridos”, analisou Asfora.
A vereadora Michele Collins ( PP) fez um alerta dirigido aos pais de crianças e adolescentes sobre um novo jogo virtual que tem sido investigado como causa do suicídio de jovens participantes. “Tomei conhecimento através das redes sociais e hoje li a reportagem da capa do Diario de Pernambuco. Esse jogo chamado Baleia Azul foi criado na Rússia, mas já soube que dois adolescentes da Paraíba se suicidaram por conta dele”, lamentou a parlamentar, na tarde desta terça-feira,18.
O vereador Rinaldo Júnior (PRB) abordou o tema da segurança pública ao subir à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (19). De acordo com ele, houve atrasos na entrega de equipamentos – como coletes, fardamentos e identificações profissionais – à Guarda Municipal da cidade. O parlamentar ainda comentou uma medida recente do Governo do Estado – que, segundo Rinaldo Júnior, cedeu sete policiais militares para a segurança do Prefeito.
Instituído no ano de 2002 em homenagem ao escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato, hoje, 18 de abril, é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi lembrada na tarde desta terça-feira, na Câmara, pela vereadora Aimée Carvalho (PSB) que também chamou a atenção para a questão da educação infantil.
Durante a Semana Santa, a Segunda Igreja Batista de Brasília Teimosa realizou a Paixão de Cristo na rua Dr. Henrique Lins. O evento, que reuniu cerca de 2 mil pessoas, foi repercutido pelo vereador Eduardo Chera na reunião plenária desta terça-feira, 18. “Acompanhei toda a encenação desse movimento de amor da vida de Jesus ao lado da minha família e de muitos moradores e amigos de Brasília Teimosa”.
Um ano e cinco meses depois da primeira audiência pública que discutiu assuntos referentes às reivindicações da Comunidade de Passarinho, localizada na Zona Norte, a Câmara Municipal do Recife voltou a realizar um evento do mesmo porte para retomar os debates sobre o tema, saber se houve avanços, e onde os problemas aumentaram. Desta vez, ela foi organizada pelo vereador Ivan Moraes (PSol), que atendeu ao pleito da comunidade. “Os moradores do Passarinho têm uma luta importante em defesa dos direitos da própria comunidade em que vivem. Eles enfrentam problemas numerosos e por isso exigem que os compromissos que foram assumidos, aqui mesmo nesta Câmara, sejam resgatados. A comunidade se mobiliza e sabe muito bem o caminho para a luta”, disse Ivan Moraes. A primeira audiência pública foi o germinal de um documento que recebeu o nome de Carta de Passarinho, contendo as reivindicações, e que foi entregue a diversas secretarias municipais.
Para os adeptos do espiritismo ele representa um marco que anuncia o advento de uma Nova Era para regeneração da humanidade: o Livro dos Espíritos está completando 160 anos. Por isso, o vereador Rogério de Lucca (PSL) realizou reunião solene na manhã desta terça-feira, 18, para homenagear a publicação que é a primeira obra da doutrina codificada por Alan Kardec, na França. “Este lançamento, ocorrido em 18 de abril de 1857, revestiu de significado especial para os habitantes do planeta Terra, pois nele se cumpre a promessa anunciada por Jesus, quando ao envio do Consolador, materializado no conjunto de princípios preconizados pelo Espiritismo. Ele revela a missão dos Espíritos, agentes da Vontade de Deus e sua missão é instruir os homens”, disse o vereador.
O vereador Rinaldo Júnior (PRB ) ocupou a tribuna na tarde desta segunda-feira, 17, para destacar a questão da segurança pública no Estado e no Recife. “Pela terceira vez, eu falo aqui sobre o aumento da violência. Neste fim de semana o jornal Folha de S. Paulo, trouxe uma matéria sobre a violência na cidade”. Além de repercutir a reportagem, o parlamentar entregou nas mãos do presidente da Casa, Eduardo Marques (PSB), a ata da audiência pública que promoveu no mês passado, sobre a situação de insegurança para trabalhadores do transporte coletivo.
O vereador Wanderson Flôrencio (PSC), vice-líder do governo na Câmara, defendeu a política de segurança pública da Prefeitura e do Governo do Estado, apesar de reconhecer que houve aumento nos índices de violência. O parlamentar afirmou, durante o grande expediente na reunião plenária desta segunda-feira (17), que a gestão municipal vem se esforçando para coibir a insegurança na cidade. “O Compaz é um sinal desse esforço, um equipamento que vai trazer alento para a população e perspectiva de melhoria da qualidade de vida, longe do caminho da violência”, explicou.
A vereadora Marília Arraes (PT) lembrou na Câmara do Recife a passagem do primeiro ano de votação da admissibilidade do impeachment no Congresso Nacional. Para ela, o golpe perpetrado não foi contra Dilma Rousseff, nem contra Luiz Inácio Lula da Silva, mas contra o povo que está assistindo a dilapidação do patrimônio nacional como a venda do pré-sal. “Não bastasse isso, o governo ilegítimo quer retirar direitos dos trabalhadores com a reforma trabalhista, previdenciária e PEC da morte que impede investimentos na saúde e educação”.