Notícias

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) repercutiu na reunião plenária desta segunda-feira, 01, a reforma que será feita na Unidade Básica de Saúde (UBS) Fernandes Figueira, em Jardim São Paulo. Na última quinta-feira, o prefeito Geraldo Júlio assinou uma ordem de serviço autorizando uma intervenção no valor de R$ 150 mil para a requalificação do centro de saúde. O chefe do Executivo anunciou a liberação de mais R$ 300 mil para a ampliação do equipamento, que passará a atender os recifenses no mesmo padrão de uma Upinha 24h.

O vereador Almir Fernando (PCdoB) pediu, na tarde desta segunda-feira, 1º de abril, que o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, e o secretário de saúde, Jailson Correia, viabilizem mais caminhões do programa "Amigo do Peito" que realiza exames preventivos do câncer de mama. “O trabalho que o caminhão promove é muito importante. É preciso ampliar e comprar outros caminhões, um para cada RPA”. O vereador aproveitou para pedir que a ação atenda não só as mulheres, mas inclua diagnósticos para homens.

O vereador André Régis ( PSDB) chamou a atenção para a atual situação da Orquestra Sinfônica do Recife. “As notícias que trago são preocupantes. É uma questão de abandono”, afirmou o parlamentar ao ocupar a tribuna da Casa de José Mariano na tarde desta segunda-feira, 1º. Ele ressaltou que ouviu reclamações de vários músicos enquanto acompanhava o ensaio do grupo, pela manhã, no Teatro de Santa Isabel.

Os alunos das escolas públicas municipais do Recife poderão ter assegurado o atendimento por psicólogos e assistentes sociais, caso seja aprovado o projeto de lei número 33/2013, de autoria do vereador Henrique Leite (PT). A matéria está cumprindo prazo regimental, em fase de análise e aguardando o recebimento de emendas, nas comissões temáticas da Câmara Municipal do Recife. São quatro comissões: de Legislação e Justiça; de Educação, Cultura, Turismo e Esportes; de Higiene, Saúde e Bem estar Social; e na de Defesa dos Direitos Humanos.

Que a leitura promove o desenvolvimento da cidadania, isso não se discute. Também é uma das formas mais agradáveis de lazer. Mas nem sempre é uma atividade que esteja disponível entre as opções populares. Foi para suprir essa lacuna histórica e para contribuir na criação de um hábito saudável que o vereador Almir Fernando (PCdoB) apresentou projeto de lei na Câmara Municipal do Recife com uma proposta que visa aproximar o leitor dos livros. É o de número 37/2013, que foi encaminhado para avaliação das comissões temática, autorizando a Prefeitura do Recife a criar bibliotecas em todos os parques públicos do município do Recife, com o objetivo de incentivar a leitura das crianças, jovens e adultos.

A questão da mobilidade no Recife foi lamentada pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), na tribuna de hoje (26). “Resisti muito para falar sobre esse assunto, mas é uma questão que vem me incomodando há muito tempo. Será que nós fazemos a nossa parte também? O próprio Secretário de Infraestrutura falou que só na Região Metropolitana do Recife entra por dia 600 veículos novos”, frisou.

O vereador Rogério de Lucca (PSL) comunicou hoje (26), durante o Pequeno Expediente na Câmara, o adiamento da Reunião da Comissão de Saúde que terá a presença do Secretário da pasta. “A pedido do Secretário Jaílson Correia, a nossa reunião da Comissão de Saúde será adiada para o dia 3 de abril, às 10h, na Casa de José Mariano. Durante o encontro serão discutidas as ações que a Prefeitura pretende implantar para a área, no período do governo do prefeito Geraldo Júlio (PSB)”, disse.

A tramitação do Projeto de Lei do Executivo que estende a licença maternidade de seis meses para as servidoras de cargos comissionados, autarquias, contratadas sob o regime de contrato temporário, dentre outras, foi o tema do discurso proferido hoje (26), pela vereadora Irmã Aimeé (PSB). “O projeto de lei do Executivo, de nº 4/2013 que está tramitando nessa Casa também assegura a complementação da licença em caso de adoção ou guarda da criança, independente da sua idade. A propositura traz também a oportunidade que essas beneficiadas terão para fortalecer os laços maternos, seja como filho biológico ou de adoção’, disse.

O vereador Aderaldo Pinto (PRTB) elogiou a iniciativa da Prefeitura sobre a implantação das ciclofaixas móveis de turismo e lazer, durante a Reunião Plenária de hoje (26). “Quero deixar registrado aqui na Casa a minha alegria em ver no dia 24 passado, um bonito dia de sol, acontecer uma verdadeira aula de valorização ao ciclista com a implantação das ciclofaixas móveis. Ação pela qual fiz questão de participar pela manhã do ato de lançamento da iniciativa que visa das aos ciclistas, turistas e amantes do Recife duas belas rotas: Zona Norte e Zona Sul, que trazem mais de 20 quilômetros de belas paisagens e vários prédios históricos que fazem parte dos cartões-postais da nossa cidade”, disse.

Durante o Pequeno Expediente de hoje (26), o vereador Marco Aurélio (PTC) comentou sobre a implantação da Unidade Pública de Atendimento a Especialidade (UPA-E), a ser inaugurada no bairro do Ibura. “Sábado passado, visitei o terreno de 4.462 m², localizado na Avenida Dois Rios, onde será construída a UPA no Ibura. Teremos 130 médicos e um atendimento abrangendo mais de 13 especialidades. Todos os equipamentos são de última geração, podendo realizar ultrassonografias, por exemplo, e até exames mais complexos”. Segundo o parlamentar, o paciente não demorará mais a ser atendido. “Se leva 1 ano na fila esperando, os moradores terão a oportunidade de, em menos tempo, fazer tudo num só lugar”, disse.