Notícias

A vereadora Aimee Carvalho (PSB) alertou a população para a importância da vacinação contra a gripe. A campanha iniciou nesta segunda-feira, 15, em todo o Recife, e segue até o dia 26 de abril. “A vacinação reduz em mais da metade os casos de doenças relacionadas à influenza e diminui em até 45% os índices de hospitalização por pneumonia”, avaliou a vereadora.

Apesar de estar comprovada a possibilidade de cura que os transplantes de órgãos proporcionam, é pequeno o número de doações realizadas. Para informar a população sobre os serviços existentes no Recife, o vereador Aderaldo Pinto (PRTB) encaminhou num projeto de lei na Câmara Municipal, que obriga os hospitais, pronto-socorros, clínicas médicas, centros médicos e de diagnósticos, localizados no município, a colocar “banners” ou cartazes divulgando à população o número de telefone, “site”, “e-mail” e endereço de centros de remoção de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplantes e tratamento.

Por que as manifestações culturais - como o frevo, forró, coco, maracatu e ciranda – não poderiam ocorrer mensalmente em vários polos do Recife para ampliar as opções de lazer e movimentar a economia local gerando trabalho e renda? Com esse questionamento, o vereador Wilton Brito (PHS), presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Social da Câmara Municipal do Recife, realizou audiência pública nesta sexta-feira, 12, para discutir a possibilidade de criação de polos de cultura popular na cidade, onde as agremiações e grupos possam se apresentar, mantendo a cultura viva durante todo o ano.

Eterno decano da Casa de José Mariano e um dos políticos mais respeitados do Recife, Liberato Costa Júnior foi homenageado pelos vereadores nesta quinta-feira, 11, quando completa 95 anos. A festa surpresa, proposta por Henrique Leite (PT) e Priscila Krause (DEM), reuniu amigos, familiares, funcionários da Casa, parlamentares, secretários municipais e representantes do Executivo.

O Projeto Novo Recife – que prevê intervenções urbanísticas no Cais José Estelita, com a construção de 12 torres com fins residencais e empresariais – tem um caráter progressista, mas para se pensar em progresso se faz necessário planejamento. Foi com essa postura crítica que a vereadora Aline Mariano (PSDB) realizou audiência pública para tratar do empreendimento na Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quinta-feira, 11. “Se estamos falando em avanço para o Recife, precisamos entender que os projetos que representam mudança positiva para o bem-estar social não podem ser analisados como imagens superficiais futuristas. O discurso de preocupação urbanística precisa sair da teoria e se tornar prática”, sentenciou.

Com um discurso marcado pelo tom político, os quatro parlamentares de oposição e quase todos os da base aliada do governo avaliaram, na tarde desta quarta-feira, 10, durante mais de uma hora, os cem dias da gestão do prefeito Geraldo Julio. A líder da oposição na Câmara do Recife, vereadora Aline Mariano (PSDB), abriu o debate afirmando que a bancada eleita pelo povo da cidade para fiscalizar a gestão, encerrava agora a trégua concedida para que o novo prefeito deixasse claro se era um governo de continuidade ou de rompimento. Mas ainda. Vai cobrar as promessas feitas em campanha “de forma direta e contundente”.

O projeto de Resolução número 06/2013, de autoria da Comissão Executiva, que institui a criação da Corregedoria Parlamentar da Câmara Municipal do Recife, teve a votação adiada. A medida entrou em pauta na reunião plenária desta quarta-feira, 10, mas não foi votada porque o vereador Carlos Gueiros (PTB) solicitou vista ao projeto. Tal pedido é previsto no Regimento Interno da Casa e estabelece o prazo de cinco dias corridos para que o vereador analise o documento e proponha, ou não, emendas. “Chamei a atenção porque pode haver um choque entre as atribuições da Comissão de Ética e as propostas com a criação da Corregedoria”, analisou.

Fruto de um projeto apresentado no início da legislatura, tocar frevos ao longo da programação das rádios recifenses, agora é lei. A proposta apresentada pelo vereador Marco Aurélio (PTC), criando o Momento do Frevo, foi sancionada na terça-feira 9, pelo prefeito Geraldo Júlio, e deve aumentar o mercado de trabalho para compositores e músicos, que a partir da sanção da lei terão mais espaço. O vereador comemorou e agradeceu “que em tão pouco tempo seu projeto tenha sido aprovado na Câmara do Recife, e em seguida sancionado”.

Prédios públicos e privados com local exclusivo para estacionamento de bicicleta e vestiário para os funcionários tomar banho e trocar de roupa. Este é o desejo da vereadora Isabella de Roldão (PDT) explanado na reunião plenária desta quarta-feira, 10. Essas medidas já estão sendo solicitadas no projeto de Lei 18/2013, de sua autoria. “Além do bicicletário é preciso também vestiário. Para que as pessoas usem a bicicleta para se locomover de forma mais ágil, temos que dar condições para que essas pessoas possam ir trabalhar após o exercício”.

O Ministério da Saúde anunciou no domingo, 7, a ampliação do Programa Nacional de Controle do Tabagismo. O investimento será de R$ 12 milhões, mas pode chegar a R$ 60 milhões, dependendo da adesão dos municípios. Preocupado com o número de pessoas que morrem todos os anos em decorrência do cigarro, o vereador Eriberto Rafael (PTC) pediu, durante a reunião plenária desta quarta-feira, 10, que o secretário de Saúde do Recife, Jaílson Correia, faça a adesão do município ao programa.