Notícias

O vereador Aerto Luna (PRP) parabenizou o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, pela realização da 9ª Caminhada Sim à Vida, evento católico que marchou pela avenida Boa Viagem no último domingo (18). Em discurso realizado na Câmara do Recife nesta terça-feira (20), o parlamentar pediu voto de aplausos ao arcebispo.

O 6º Parlamento Jovem – ação que dá a 39 jovens a oportunidade de vivenciar a atividade parlamentar dentro da Câmara do Recife – teve início na tarde desta terça-feira (20) através de uma reunião preparatória realizada na Casa de José Mariano. Na ocasião, houve um debate com o vereador Wanderson Florêncio (PSBD), autor do requerimento responsável pela organização do biênio 2015-2016 da iniciativa.

Indignada com as mortes ocorridas por choques elétricos de fios soltos pelas do Recife, a vereadora Vera Lopes (PPS) chamou a concessionária de energia de assassina que vive às soltas na cidade e disse que vai se mobilizar para pedir a CPI da Celpe na Câmara do Recife

Determinação da Organização dos Estados Americanos (OEA) informando que o governo de Pernambuco deve tomar medidas urgentes e rigorosas para que cessem as violações aos direitos humanos no Complexo Prisional do Curado, foi lembrada pela vereadora Michele Collins (PP), que semana passada visitou a Colônia Penal Feminina do Bom Pastor constatando péssimas condições de vida lá dentro. Ela fez a visita juntamente com outros colegas vereadores que puderam testemunhar o desrespeito às apenadas.

Ao repercutir mais uma vez os abusivos cometidos na eleição para conselheiros tutelares para o Comdica, a vereadora Marília Arraes (PSB) comentou que o comportamento de conselheiros eleitos durante a reunião pública que ela realizou semana passada na Câmara do Recife foi abusivo e desrespeitoso com os parlamentares presentes. “O desrespeito continuou pelas redes sociais. Até ameaça de morte recebemos. Essas pessoas apresentaram comportamento agressivo e não podem cuidar de crianças e adolescentes vulneráveis”.

Hoje, 20, ocorreu a reunião preparatória para o Parlamento Jovem, no Plenarinho da Casa. Este ano, o Parlamento está em sua sexta edição tendo como objetivo principal que um número cada vez maior de jovens tenha a vivência na prática do processo democrático. E o vereador Wanderson Florêncio (PSDB) apoia a iniciativa. “São jovens que representam diversos sentimentos da nossa cidade. Inclusive, trazemos uma novidade, nesta edição, que é um espaço específico para as pessoas que promovem a acessibilidade em nossa cidade. É um grande ganho e que, com certeza, trarão novas ideias, contagiando todos nós”.

No último dia 18 foi comemorado o Dia do Médico e a vereadora Vera Lopes (PPS) recordou a data durante a Reunião Plenária de hoje,20. A parlamentar, que é médica, fez questão de lembrar que irá promover uma reunião solene, dia 23, às 16h, para homenagear a categoria. “Quero mandar meus parabéns para os médicos da Câmara e de todo o Pernambuco pela passagem do dia 18 de outubro. E nessa semana vamos homenagear a turma de 1975, da Universidade Federal de Pernambuco. São quarenta anos de formação de profissionais dedicados e que hoje são considerados nomes ilustres. E eu gostaria de convidar todos os meus pares”.

Há artistas locais que trabalharam nas comemorações do ciclo junino e até agora não receberam o pagamento dos cachês referentes à participação dos eventos realizados pela Prefeitura do Recife. Para debater esse tema e buscar uma solução, a vereadora Marília Arraes (PSB), realizou audiência pública nesta terça-feira, 20, no plenarinho da Câmara Municipal. “Recebi algumas denúncias e reclamações e decidi promover a reunião para confrontar as informações dos artistas com as dos representantes do poder público. É uma oportunidade para sabermos o que está acontecendo e encontramos uma forma de ajudar a resolver esse problema que é importante para a classe artística e para o Recife”, disse a vereadora.

A Comissão da Legislação e Justiça da Câmara do Recife se reuniu nesta segunda-feira (19) para discutir sete projetos de lei, dos quais quatro foram aprovados. Um deles é o projeto de lei do executivo nº19/2015, que institui o programa de recuperação fiscal parao setor de registros públicos, cartorários e notariais da capital pernambucana.

Foi aprovado, na reunião plenária desta segunda-feira, 19, o projeto de lei que institui o Programa de Saúde Bucal na rede municipal de ensino do Recife. A proposta estabelece uma avaliação semestral da saúde bucal dos alunos e a escovação dentária após as refeições. O autor da matéria, vereador André Régis (PSDB), defendeu a proposta antes da votação em plenário. “Nas nossas fiscalizações nos deparamos com uma situação de tragédia. As crianças, ainda no ensino fundamental, estão com os dentes cariados. Observamos que o problema é universal nas escolas, em 100% das classes têm crianças com cáries e isso vai causar um dano insuperável às crianças, pois altera não só a saúde como a estima delas”.