Notícias

De acordo com o vereador Henrique Leite (PT), a praça da Sudene precisa de atenção. O local, segundo o parlamentar, está carente de manutenção e necessita de segurança com urgência. “Não é só o fator abandono. É mais grave. A segurança policial precisa estar presente, pois alguns traficantes e alcoólatras dirigem-se à caixa de eletricidade e cortam toda a iluminação da praça para “facilitar” os atos de violência. Além disso, eles estão até depredando os brinquedos”.

A retirada dos ambulantes que atuavam na Rua das Calçadas, centro da cidade, pela Secretaria de Mobilidade Urbana do Recife foi o assunto comentado na tribuna de hoje (4), pelo vereador Osmar Ricardo (PT). “Mais uma vez retiram ambulantes e deixam-os sem alternativas. Estive na Rua das Calçadas e presenciei a falta de organização. Na relação dos cadastrados, muitos não estavam. De 48 nomes, apenas quatro foram encontrados”.

De autoria do vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB), encontra-se em tramitação na Casa o projeto de lei 25/2015 que estabelece normas e critérios para manutenção da pavimentação urbana da cidade. A proposta foi tema do pronunciamento do parlamentar, na tarde desta terça-feira,4. “Estou preocupado com as dificuldades que estão ocorrendo no trânsito do Recife”, disse.

Os produtos apreendidos pela fiscalização de órgãos municipais poderão ser destinados às Secretarias Municipais e usados em programas destinados às crianças, jovens, mulheres e nutrizes e em projetos da área de desenvolvimento social e direitos humanos. A vereadora Michele Collins (PP) lembrou a necessidade da aprovação desse projeto para o Recife, na tarde desta terça-feira, 04. “A venda de produtos piratas é uma realidade vivida pelos recifenses. E para que tantos produtos não se percam surgiu a importância da elaboração dessa proposta”.

A vereadora Vera Lopes (PPS) comentou na tarde desta terça-feira, 04, a importância da aprovação do Projeto de Lei de sua autoria que inclui a disciplina de educação no trânsito nas escolas do município. A matéria está tramitando nas comissões temáticas da Casa. “Assim como existe a importância de ensinar educação sexual e religiosa nas escolas, existe também a necessidade de que os alunos aprendam noções básicas sobre segurança no trânsito”.

A vereadora repercutiu na tarde desta terça-feira, 04, o lançamento da maquete da nova sede estadual da Igreja Evangélica Assembleia de Deus que aconteceu na noite de ontem, segunda-feira (03). O projeto foi apresentado pelo Pastor Presidente, Ailton José Alves. “A obra teve aprovação de todos os órgãos competentes da Prefeitura do Recife, e a construção promete mudar o cenário do local. O novo templo está inserido no projeto de revitalização do bairro de Santo Amaro. O espaço terá capacidade para receber aproximadamente 30 mil pessoas e a expectativa é que as obras sejam iniciadas neste segundo semestre”.

Uma justa homenagem para médicos pediatras, especialidade cada vez mais rara no país vai ser realizada pela vereadora Vera Lopes (PPS), dia 5 destes mês na Câmara do Recife. Ela chamou a atenção para o fato de que estudantes de medicina não querem mais fazer esta especialidade porque é pouco remunerada. “Vou fazer esta homenagem justamente por isso, para chamar a atenção da sociedade para este grave fato”.

A morte de um passageiro de ônibus, vítima de tiroteio em um coletivo, causou reação do vereador Luiz Eustáquio (PT). Ele disse que mais uma pessoa fpi vítima da insegurança nos coletivos do Recife e Região Metropolitana. “Além dessa morte, mais duas pessoas foram vítimas de acidentes fatais recentemente no Recife. São motoristas que não dão atenção aos usuários, é a superlotação diária. O momento é sério e sugere cuidados. A vítima do tiroteio era músico do Bloco da Saudade”. O vereador lembrou que já foram contabilizados 917 assaltos em ônibus

Indignada com as declarações dadas pelo deputado federal Laerte Bessa do Partido Republicano do Distrito Federal (PR/DF) que em entrevista ao jornal The Guardian disse que “um dia, chegaremos a um estágio em que será possível determinar se um bebê ainda no útero tem tendências à criminalidade, e se sim, a mãe não terá permissão para dar à luz”, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) considerou a postura dele assustadora.

Dois requerimentos de autoria do Vereador Jurandir Liberal (PT) foram votados e aprovados no plenário da Câmara, na tarde desta segunda-feira, 03. As propostas dispõem sobre a liberação do Plenarinho da Casa, nos dias 18 e 20 de agosto de 2015, para discutir a situação da manutenção das vias públicas e as multas aplicadas no trânsito do Recife e o parlamentar mostrou a importância dos encontros.