Notícias

Um dia depois de aprovar o requerimento número 4273/2024, de sua autoria, que dirigiu indicação ao prefeito João Campos para adotar as medidas necessárias visando armar a Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR), o vereador Alcides Cardoso (PL) disse que recebeu mensagens de agradecimento de guardas municipais e cumprimentos de pessoas na rua. “Foi positiva e grande a repercussão entre os formadores de opinião sobre a nossa indicação”, disse o parlamentar na reunião plenária desta terça-feira (14).

No final da manhã desta terça-feira (14), o vereador Rinaldo Junior (PSB) dirigiu-se à tribuna da Casa de José Mariano para tecer críticas à oposição da Câmara diante das afirmações em relação à gestão municipal. “É natural esse desespero da oposição. E não é à toa que a gente encontra, hoje, o povo do Recife aprovando esse governo porque é uma administração que entrega ações”.

O armamento da Guarda Municipal do Recife foi o tema do pronunciamento do vereador Osmar Ricardo (PT), durante a reunião plenária na manhã desta terça-feira (14), na Casa de José Mariano. “Há dois projetos de lei tramitando na Casa, inclusive um de minha autoria, e outro do vereador Doduel Varela (PSD), defendendo o armamento da corporação da capital pernambucana”.

O vereador Davi Muniz (PSD) ocupou a tribuna da Câmara do Recife durante a reunião plenária desta terça-feira (14) para tecer elogios ao Governo de Pernambuco. Em seu discurso, ele enalteceu a governadora Raquel Lyra (PSDB) pela redução do índice de mortes violentas intencionais em 109 municípios do Estado e pela concretização do programa de transferência de renda Mães de Pernambuco.

O vereador Almir Fernando (PSB) informou que o prefeito João Campos está investindo no emplacamento de ruas e sinalização de monumentos artísticos e históricos para permitir que os moradores do Recife e visitantes possam identificar os locais onde se encontram e valorizar o patrimônio público. A iniciativa também visa facilitar o funcionamento dos serviços públicos. “Este é um serviço importante, pois há pessoas que não sabem sequer o nome das ruas onde moram”, disse, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (14).

O vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos) abordou o tema da segurança pública na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (14), e disse que, nesse quesito, o estado de Pernambuco “vive de fato um caos”. O parlamentar fez essa afirmação ao analisar uma ocorrência da semana passada, na capital pernambucana: “É comovente saber que a segunda pessoa mais importante da gestão do Estado sofreu uma tentativa de assalto”.

A educação infantil, que é a primeira etapa da educação básica, porque atende a crianças de zero a cinco anos de idade, é uma das prioridades da atual gestão da Prefeitura do Recife, de acordo com a vereadora Ana Lúcia (Republicanos). O reconhecimento foi feito durante a reunião plenária da Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (14). A parlamentar garantiu que João Campos cumpriu uma promessa de campanha eleitoral, quando prometeu que iria “mais do que dobrar o número de creches existentes na cidade”.

Na tarde desta segunda-feira (13), uma reunião pública foi realizada, no plenarinho, para tratar da Semana Municipal de Enfrentamento ao Racismo Marta Almeida, numa iniciativa do vereador Luiz Eustáquio (PSB). Marta Almeida foi uma educadora e coordenadora do Movimento Negro Unificado (MNU) em Pernambuco, que morreu no dia 13 de setembro de 2023, aos 44 anos, vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral). A Semana foi inserida no Calendário Oficial do Recife e ocorrerá anualmente em setembro no período que compreende o dia 13.

A tentativa de assalto à equipe de segurança da vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause (Cidadania), ocorrida na Zona Norte do Recife no último sábado (11), foi tema de um discurso proferido pelo vereador Paulo Muniz (PL) durante a reunião plenária da Câmara Municipal desta segunda-feira (13). Em seu pronunciamento, Muniz criticou a decisão da Justiça de conceder liberdade provisória ao homem preso na ocasião após audiência de custódia.

Os acidentes que acabam engrossando as estatísticas de mortos e feridos no trânsito, e que originaram a criação do movimento Maio Amarelo, foi o tema abordado pelo vereador Marco Aurélio Filho (PV), na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (13). “Os números são alarmantes, dados da própria Organização Mundial de Saúde (OMS), pela Bloomberg Foundation, falam que são 3.200 vidas perdidas por dia, no mundo todo, por conta do trânsito”, disse.