Notícias

O vereador Almir Fernando (PSB) disse, na tribuna da Casa de José Mariano, que observou e discorda de discursos feitos por vereadores da bancada de oposição, a respeito de críticas à gestão municipal. O parlamentar pontuou que muitas obras vêm acontecendo na cidade, a exemplo da construção e manutenção de encostas. “O que a gente vê é uma realidade totalmente diferente. Se a gente quiser buscar defeito em qualquer lugar, a gente vai buscar, principalmente numa cidade tão difícil como a nossa. Mas as ações estão ocorrendo na cidade”. O assunto foi abordado na manhã desta terça-feira (7) durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife.

O vereador Fred Ferreira (PL) repercutiu, durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta terça-feira (7), a visita que fez ao Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Outras Drogas (CAPS) Centro Eulâmpio Cordeiro de Recuperação Humana, no bairro do Cordeiro, na semana passada. “É impressionante como a casa está abandonada. As paredes, cheias de mofo, têm infiltrações passando pelos fios elétricos. Há também muitas infiltrações na parte externa indo para dentro da casa. Entendo que não há estrutura para que o centro funcione”, disse.

A questão do canal Santa Terezinha, localizado em Santo Amaro, área central da cidade, foi abordada pelo vereador Osmar Ricardo (PT), durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (7). “Existe uma irregularidade em cima do canal gravíssima: um prédio enorme construído. Em menos de meia hora de chuvas caídas ontem, já tinha quase um metro de água dentro da comunidade em Santo Amaro”.

Duas semanas depois de ter sido retirado de votação, o projeto de lei Ordinária (PLO) número 285/2023, de autoria da vereadora Elaine Cristina (PSOL), para receber um substitutivo, a parlamentar discutiu a matéria legislativa que voltou para análise em plenário durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (7). “Apesar do incômodo de vários parlamentares, manifestado na primeira vez que trouxe este projeto de lei para votação, apresentamos agora com o substitutivo e queremos poder contar com o voto de todos e todas vocês”, disse.

Na noite desta segunda-feira (6), o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) foi celebrado, por meio de uma reunião solene, no plenário da Câmara Municipal do Recife, com autoria do vereador Almir Fernando (PSB). O grupo se consolida como o sétimo maior do Brasil e é formado pela Rádio Jornal, TV Jornal, Jornal do Commercio, NE10 Interior e NE10. Esses veículos somam, juntos, mais de 12 milhões de seguidores nas redes sociais. “O Sistema desempenha um papel fundamental dentro dos meios de comunicação do Recife”, justificou o parlamentar. O vereador Doduel Varela (PSD) presidiu o evento.

O vereador Doduel Varela (PSD) abordou dois assuntos durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (6). Ele apresentou questões salariais reclamadas pelos orientadores de trânsito da cidade, mais conhecidos como “amarelinhos” e repercutiu uma visita ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Eulâmpio Cordeiro de Recuperação Humana, localizado no bairro do Cordeiro

O vereador Alcides Cardoso (PL) em seu pronunciamento na tribuna da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (6), teceu críticas ao projeto de lei do Executivo (PLE) número 12/2024 que foi aprovado na última terça-feira (30), no plenário da Casa. O parlamentar justificou o seu voto contrário à medida e disse que enviará ofício ao Ministério Público de Contas e pedido de informação à Prefeitura.

As críticas da bancada da oposição à situação do Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Outras Drogas (CAPS AD) Centro Eulâmpio Cordeiro de Recuperação Humana, feitas durante a reunião plenária desta segunda-feira (6), levaram o líder do governo, vereador Samuel Salazar (MDB), à tribuna da Câmara Municipal. Em seu discurso, o parlamentar informou que a atual gestão promoveu obras em dez CAPS do Recife e que a intervenção no Eulâmpio Cordeiro já possui orçamento e deve ser iniciada ainda no primeiro semestre deste ano.

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) subiu à tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta segunda-feira (6), para enaltecer a lei municipal número 19.194/2024, originada por projeto de lei de sua iniciativa, instituindo a "Semana Municipal de Enfrentamento ao Racismo Marta Almeida" no Calendário Oficial de Eventos do Recife. O parlamentar aproveitou a ocasião para defender a livre escolha de tratamentos pelos dependentes químicos.

Preocupado com a situação de trabalhadores terceirizados, o vereador Rinaldo Junior (PSB) disse que vai protocolar ofício na Procuradoria do Município para que o Executivo rescinda com empresas que não estão quites com obrigações trabalhistas em contratos com a Prefeitura do Recife. O parlamentar lembrou que a medida é uma cobrança do cumprimento da Lei Municipal 18.626/2019, de autoria dele, que obriga as empresas prestadoras de serviços terceirizados à Administração Pública Municipal à comprovação mensal das obrigações trabalhistas e previdenciárias da totalidade de seus funcionários. “Precisa ser cobrada a sua execução e nenhum trabalhador ficará sem a proteção já garantida por essa Casa”.