Notícias

O atual Salão Nobre da Câmara Municipal do Recife, que nos últimos anos vem sendo utilizado para a realização de pequenas reuniões e coquetéis, já abrigou o plenário da Casa de José Mariano. Agora, o espaço volta a sediar as reuniões ordinárias e sessões solenes. Na tarde desta terça-feira (13) os parlamentares participaram da primeira reunião ordinária no local, presidida pelo vereador Romildo Gomes (Dem).

O vereador Daniel Coelho (PV), que tem se notabilizado como referência importante para sustentar a defesa de direitos de movimentos minoritários na Câmara Municipal do Recife, é autor de três projetos de lei sobre a diversidade sexual, e que estão na pauta de votação de hoje à tarde. A sessão, que começa às 15h, será realizada no Salão Nobre, no primeiro andar da casa, devido às obras de reforma e modernização do plenário.

A partir desta terça-feira (13), as sessões plenárias acontecem no Salão Nobre da Câmara Municipal, localizado no primeiro andar da Casa. É que o plenário passará por reformas para modernizar suas instalações e garantir melhor funcionamento e mais transparência. O anúncio da mudança foi feito pelo presidente da Casa, vereador Múcio Magalhães (PT), ao final da sessão desta segunda-feira (12). “Quando voltarmos, o plenário estará mais funcional, mais adaptado aos novos tempos, mais cômodo, principalmente, para a população. Haverá painel eletrônico para o povo saber os votos dos parlamentares. É mais uma demonstração de transparência da Mesa Diretora”.

Médica pediatra, a vereadora Vera Lopes (PPS) usou a tribuna do plenário na tarde desta segunda-feira (12) para denunciar a falta de vacina e soro antitetânicos nas urgências dos hospitais da cidade. Segundo a parlamentar, um paciente está em vida vegetativa depois de ter sofrido um acidente de moto e contraído tétano. “É inconcebível que uma pessoa sofra um acidente grave, faça uma cirurgia, vá para casa e volte para o Hospital Oswaldo cruz por ter sido acometido de tétano, nos d ias de hoje. Ter a vacina e o soro é um dever de todas as urgências. Pela ausência dela, estamos deixando jovens em período produtivo numa vida vegetativa”.

Um Recife com menos preconceito. Pelo menos se depender da vontade dos vereadores. É que eles aprovaram, por unanimidade e em primeira discussão, durante a sessão plenária desta segunda-feira (12), dois projetos de lei de Daniel Coelho (PV) que podem ajudar a cidade a conviver e aceitar melhor a diversidade das pessoas. O primeiro inclui a Parada da Diversidade no calendário de eventos do município e o outro determina que o próximo monumento a ser inaugurado no Recife seja em homenagem à diversidade. As matérias devem voltar à pauta de votação na terça-feira (13) e se forem novamente aprovadas, seguem para análise do Executivo.

A substituição do quadro de radioperadores do Samu, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no Recife, foi tema do pronunciamento do vereador Daniel Coelho (PV) na tarde desta segunda-feira (12). O parlamentar recebeu denúncias de que os 21 servidores da Prefeitura que ocupavam o cargo desde a criação do serviço foram relocados para outras funções, abrindo espaço para a contratação de funcionários terceirizados. “O mais grave é que parte dos escolhidos teria grau de parentesco com gerentes e diretores da Secretaria de Saúde. Temos que investigar o motivo do afastamento e confirmar esta denúncia”.

Estão oficialmente criados o Prêmio Capiba de Bloco Carnavalescos Líricos e o Cadastro Municipal de Deficientes Ativos do Recife. O prefeito João da Costa sancionou os projetos de lei de autoria do vereador Estéfano Barbosa Menudo (PHS) que preveem essas iniciativas e que agora estão pendentes de regulamentação específica para funcionarem. No caso do prêmio, será um concurso promovido pela iniciativa privada sob a responsabilidade da Prefeitura do Recife. Já o cadastro vai relacionar as pessoas portadoras de deficiência, em atividade profissional, nos órgãos das administrações direta e indireta e empresas privadas cadastradas na Prefeitura.

Dez personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da Região Metropolitana do Recife foram homenageadas, na noite desta sexta-feira (9), pelo Parlamento Metropolitano. Entre elas, o ex-prefeito do Recife João Paulo, que recebeu do presidente da entidade, vereador Josenildo Sinesio (PT), a Medalha do Mérito Metropolitano Pelópidas Silveira.

Para reduzir o impacto das ondas sobre a costa em Alagoas, foram construídos três dissipadores de energia do tipo barra mar “Bagwall”, que é uma espécie de muro de concreto em forma de escada. A obra, pioneira no Brasil, foi apresentada como uma possível solução para conter também o avanço do mar no litoral de Pernambuco. Marco Lyra, engenheiro civil e especialista no assunto, falou da experiência alagoana, na tarde desta sexta-feira (9), durante o segundo dia do I seminário nacional sobre a erosão marinha na costa pernambucana e seus reflexos na região metropolitana. O evento está sendo promovido pelo Parlamento Metropolitano do Recife que tem como presidente o vereador Josenildo Sinesio (PT).

Na manhã desta sexta-feira (9), segundo dia do I Seminário Nacional sobre o Avanço do Mar na Costa Pernambucana e seus Reflexos na Região Metropolitana, o presidente do Parlamento Metropolitano, vereador Josenildo Sinesio (PT), ao abrir os trabalhos, ressaltou a importância da sociedade no debate. “A participação superou as expectativas. Cerca de 350 estudantes, técnicos, políticos de toda a região nordestes estão aqui hoje discutindo um tema vital para as nossas cidades. E todos já compreenderam que a solução precisa ser global e não isolada”.