Notícias

O vereador Daniel Coelho (PV), que tem se notabilizado como referência importante para sustentar a defesa de direitos de movimentos minoritários na Câmara Municipal do Recife, é autor de três projetos de lei sobre a diversidade sexual, e que estão na pauta de votação de hoje à tarde. A sessão, que começa às 15h, será realizada no Salão Nobre, no primeiro andar da casa, devido às obras de reforma e modernização do plenário.

A partir desta terça-feira (13), as sessões plenárias acontecem no Salão Nobre da Câmara Municipal, localizado no primeiro andar da Casa. É que o plenário passará por reformas para modernizar suas instalações e garantir melhor funcionamento e mais transparência. O anúncio da mudança foi feito pelo presidente da Casa, vereador Múcio Magalhães (PT), ao final da sessão desta segunda-feira (12). “Quando voltarmos, o plenário estará mais funcional, mais adaptado aos novos tempos, mais cômodo, principalmente, para a população. Haverá painel eletrônico para o povo saber os votos dos parlamentares. É mais uma demonstração de transparência da Mesa Diretora”.

Médica pediatra, a vereadora Vera Lopes (PPS) usou a tribuna do plenário na tarde desta segunda-feira (12) para denunciar a falta de vacina e soro antitetânicos nas urgências dos hospitais da cidade. Segundo a parlamentar, um paciente está em vida vegetativa depois de ter sofrido um acidente de moto e contraído tétano. “É inconcebível que uma pessoa sofra um acidente grave, faça uma cirurgia, vá para casa e volte para o Hospital Oswaldo cruz por ter sido acometido de tétano, nos d ias de hoje. Ter a vacina e o soro é um dever de todas as urgências. Pela ausência dela, estamos deixando jovens em período produtivo numa vida vegetativa”.

Um Recife com menos preconceito. Pelo menos se depender da vontade dos vereadores. É que eles aprovaram, por unanimidade e em primeira discussão, durante a sessão plenária desta segunda-feira (12), dois projetos de lei de Daniel Coelho (PV) que podem ajudar a cidade a conviver e aceitar melhor a diversidade das pessoas. O primeiro inclui a Parada da Diversidade no calendário de eventos do município e o outro determina que o próximo monumento a ser inaugurado no Recife seja em homenagem à diversidade. As matérias devem voltar à pauta de votação na terça-feira (13) e se forem novamente aprovadas, seguem para análise do Executivo.

A substituição do quadro de radioperadores do Samu, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no Recife, foi tema do pronunciamento do vereador Daniel Coelho (PV) na tarde desta segunda-feira (12). O parlamentar recebeu denúncias de que os 21 servidores da Prefeitura que ocupavam o cargo desde a criação do serviço foram relocados para outras funções, abrindo espaço para a contratação de funcionários terceirizados. “O mais grave é que parte dos escolhidos teria grau de parentesco com gerentes e diretores da Secretaria de Saúde. Temos que investigar o motivo do afastamento e confirmar esta denúncia”.

Estão oficialmente criados o Prêmio Capiba de Bloco Carnavalescos Líricos e o Cadastro Municipal de Deficientes Ativos do Recife. O prefeito João da Costa sancionou os projetos de lei de autoria do vereador Estéfano Barbosa Menudo (PHS) que preveem essas iniciativas e que agora estão pendentes de regulamentação específica para funcionarem. No caso do prêmio, será um concurso promovido pela iniciativa privada sob a responsabilidade da Prefeitura do Recife. Já o cadastro vai relacionar as pessoas portadoras de deficiência, em atividade profissional, nos órgãos das administrações direta e indireta e empresas privadas cadastradas na Prefeitura.

Dez personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da Região Metropolitana do Recife foram homenageadas, na noite desta sexta-feira (9), pelo Parlamento Metropolitano. Entre elas, o ex-prefeito do Recife João Paulo, que recebeu do presidente da entidade, vereador Josenildo Sinesio (PT), a Medalha do Mérito Metropolitano Pelópidas Silveira.

Para reduzir o impacto das ondas sobre a costa em Alagoas, foram construídos três dissipadores de energia do tipo barra mar “Bagwall”, que é uma espécie de muro de concreto em forma de escada. A obra, pioneira no Brasil, foi apresentada como uma possível solução para conter também o avanço do mar no litoral de Pernambuco. Marco Lyra, engenheiro civil e especialista no assunto, falou da experiência alagoana, na tarde desta sexta-feira (9), durante o segundo dia do I seminário nacional sobre a erosão marinha na costa pernambucana e seus reflexos na região metropolitana. O evento está sendo promovido pelo Parlamento Metropolitano do Recife que tem como presidente o vereador Josenildo Sinesio (PT).

Na manhã desta sexta-feira (9), segundo dia do I Seminário Nacional sobre o Avanço do Mar na Costa Pernambucana e seus Reflexos na Região Metropolitana, o presidente do Parlamento Metropolitano, vereador Josenildo Sinesio (PT), ao abrir os trabalhos, ressaltou a importância da sociedade no debate. “A participação superou as expectativas. Cerca de 350 estudantes, técnicos, políticos de toda a região nordestes estão aqui hoje discutindo um tema vital para as nossas cidades. E todos já compreenderam que a solução precisa ser global e não isolada”.

Mais de 300 pessoas participaram, na noite desta quinta-feira (8), do primeiro dia do seminário nacional sobre o avanço do mar na costa pernambucana, promovido pelo Parlamento Metropolitano do Recife. O vereador Josenildo Sinesio (PT), presidente da entidade, fez a abertura oficial do evento, que contou com a presença de vereadores das 14 câmaras municipais da Região Metropolitana do Recife que fazem parte do Parlamento, do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, secretários municipais, técnicos, especialistas, professores, estudantes, moradores e representantes de entidades da sociedade civil.