Notícias

O vereador Estefano Menudo (PHS) ocupou o plenário da Câmara do Recife nesta terça-feira (6) para homenagear o Dia do Jornalismo, comemorado amanhã, 7 de abril. Para ele, o profissional do jornalismo compartilha com todos os prazeres e desprazeres de notícias políticas, policiais, esportivas sociais, sempre tentando deixar a sociedade consciente de seus direitos e deveres.

Nesta quarta-feira (7), a vereadora Vera Lopes (PPS) promoverá no plenarinho da Câmara uma Audiência Pública para debater a falta de leitos nos hospitais do Recife. Durante a sessão desta terça-feira (6), ela adiantou a discussão ao alertar sobre o aumento no número de acidentes de motos no Estado. “A rede pública de saúde está saturada e não está preparada para arcar com o tratamento destes pacientes. Não temos leitos suficientes nas UTIs e os acidentados acabam padecendo nos corredores de hospitais e, às vezes, até perdendo a vida por falta desta estrutura”.

O Parlamento Jovem, criado em 2005, vai passar por mudanças em sua estrutura. As alterações sugeridas pela vereadora Marília Arraes (PSB), que assumiu a coordenação do Parlamento desde o ano passado, foram aprovadas durante a sessão desta terça-feira (6). Com o novo projeto, a jornada do parlamentar jovem passa a ser anual e paralela às atividades da Casa. Eles devem ter entre 15 e 29 anos, metade das vagas será ocupada por estudantes da rede pública e também obedecem a um percentual de gênero (no mínimo 30% e no máximo 70% das vagas devem ser reservadas a cada sexo). “As alterações têm caráter democrático e cumprem com a proposta de cidadania do Parlamento Jovem do Recife”, defende a autora.

Na pauta da sessão plenária desta terça-feira (7), os parlamentares aprovaram cinco projetos de lei por unanimidade e mantiveram dois vetos do Executivo a projetos de lei da vereadora Aline Mariano (PSDB). Antes da votação, ela pediu para discutir as matérias que receberam vetos totais por inconstitucionalidade. O projeto de nº 37/09 obriga o registro e a divulgação semestral dos índices de violência contra a mulher no Recife e o de nº 38/09 torna obrigatório para todos os restaurantes, lanchonetes, bares e padarias situados no município afixar tv conectada com câmera ligada ao vivo ou colocar parede de vidro ou meia parede, que deixe à mostra a cozinha com todo o preparo de alimento.

O Conselho de Turismo do Recife (Conture) realizou, nesta terça-feira (06), no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, a sexta reunião ordinária para empossar os 12 novos conselheiros, apresentar o Projeto Ano da Gastronomia e o Calendário Promoção Turística 2010. Na abertura da reunião, às 10h, o presidente da Câmara, vereador Múcio Magalhães (PT), que também é conselheiro, fez a saudação aos participantes e destacou a importância do encontro para o programa das ações do turismo no Recife. “Este é um conselho municipal que se reúne com regularidade, tem uma pauta concreta para o turismo e realiza debates com transparência para implementar as ações do setor. É o conselho mais eficaz em funcionamento no Recife”, elogiou.

A Prefeitura do Recife anunciou a criação de 3.381 vagas para cursos básicos de formação profissional em várias áreas. As inscrições seguem até terça-feira (6), nas escolas da rede pública municipal. O assunto foi tema do pronunciamento do vereador Estefano Menudo (PHS). “A intenção é oferecer aos alunos da rede pública um ensino profissional enquanto estiverem em processo de formação intelectual”.

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Casa, a vereadora Aline Mariano (PSDB) repercutiu na Câmara o ato em defesa da permanência da Companhia Hidrelétrica do São Francisco no Nordeste. A mobilização foi na manhã desta segunda-feira (5) em frente à sede da empresa no Recife, e contou com a participação de funcionários, sindicalistas, deputados estaduais e federais, presidentes partidários, entre outros representantes da sociedade civil.

Um seminário nacional para debater o avanço do mar será promovido pelo Parlamento Metropolitano do Recife, nos próximos dias 8, 9 e 10. O anúncio foi feito na sessão plenária desta segunda-feira (5) pelo presidente da entidade, vereador Josenildo Sinesio (PT), que destacou a importância da participação dos colegas no debate. “Esta Casa deve mandar uma delegação de pelo menos 10 vereadores, já que o Recife tem 6 km de praia e 3 deles já estão comprometidos. A nossa responsabilidade é grande e precisamos nos debruçar sobre isso”.

Durante a sessão desta segunda-feira (5), o vereador Carlos Gueiros (PTB) repercutiu reportagem publicada em jornal local sobre a reforma na sede da Câmara Municipal do Recife. Há vários anos os parlamentares pedem melhoria nas estruturas da Casa. De acordo com a matéria, devido à limitação de recursos, o Poder Executivo não teria condições financeiras para desapropriar um terreno para a nova sede, nem de repassar verba para a construção do espaço. Restaria à Câmara, então, realizar reformas na sede atual, o que deve acontecer a partir deste mês.

O vereador Daniel Coelho (PV) lamentou a estrutura deixada no Parque Memorial Arcoverde, divisa de Recife e Olinda, após a passagem do Circ du Soleil pelo local, no ano passado. Ele lembrou que, na ocasião, chegou a alertar sobre os riscos de o circo derrubar árvores da área e não assegurar o replantio das espécies. “Fizemos ponderações, preocupados com a destruição que o evento poderia trazer. Eles assumiram o compromisso de fazer o replantio das árvores e devolver a área em melhores condições. Hoje estive lá e a encontramos em total abandono. As poucas mudas plantadas estão sem cuidado”.