Notícias

A vereadora Natália de Menudo (PSB) fez questão de destacar as obras que estão ocorrendo na Vila São Miguel, localizada no bairro de Afogados, na Zona Oeste da cidade, e comemorou aprovação de um aditivo orçamentário visando melhorias na primeira travessa da rua Santa Helena, também no mesmo bairro. Os assuntos foram levantados pela parlamentar na tribuna da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (30).

Ao participar da discussão de um projeto de lei do Executivo (PLE) durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (30), o vereador Felipe Alecrim (Novo) fez severas críticas à Prefeitura do Recife que, segundo ele, não prestou esclarecimentos necessários aos parlamentares sobre a proposta. O PLE em questão é o 12/2024, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal, com a garantia da União e dá outras providências. A proposta, que foi aprovada em plenário e segue para a sanção do prefeito João Campos, tem como objetivo quitar dívidas existentes e reduzir os juros do pagamento.

O vereador Marco Aurélio Filho (PV) dirigiu-se à tribuna da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (30), para repercutir dois assuntos. Primeiro ele falou sobre o pedido de um jovem skatista para construção de uma pista de skate no bairro do Ibura, Zona Sul da Cidade e, em seguida, teceu comentários a respeito da reetiquetagem dos produtos farmacêuticos, que foi abordado em recente encontro com o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Pernambuco.

O vereador Carlos Muniz (PSB) repercutiu o projeto de lei Ordinária (PLO) número 285/2023, de autoria da vereadora Elaine Cristina (PSOL), que recebeu um substitutivo para permitir a troca da palavra “maconha” por “cannabis”, dentro da proposta de criação do “Dia Municipal de Conscientização sobre o uso da Maconha Medicinal”, no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife. “O uso do canabidiol é um gesto de amor para com o próximo e a ciência fez descobertas maravilhosas em relação ao uso dessa substância. Mas, sempre se coloca o nome científico e não o nome vulgar”, defendeu o parlamentar, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (30).

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (30), a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) discutiu três requerimentos de sua autoria. Os três pedidos versam sobre a concessão de voto de aplausos e congratulações ao Instituto Capibaribe, em comemoração aos 69 anos; ao grupo Mulher Maravilha, pelos 49 anos de fundação; e ao Ôge Restaurante, pela atuação na gastronomia e cultura da cidade.

Em alusão à luta histórica por melhores condições de trabalho, o Dia do Trabalhador, celebrado em 1º de maio, foi destacado pelo vereador Rinaldo Junior (PSB) durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (30). O parlamentar aproveitou a lembrança para salientar que o Recife tem se sobressaído em relação aos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Ele também discutiu o projeto de lei do Executivo (PLE) número 12/2024, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal, com a garantia da União e dá outras providências.

Na noite desta segunda-feira (29), a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) promoveu uma reunião solene, no plenário da Casa de José Mariano, para comemorar o Dia Internacional da Dança. A data foi criada em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Personalidades atuantes no cenário da dança local foram celebradas na Câmara. A vereadora Elaine Cristina (PSOL) presidiu o evento.

Nesta segunda-feira (29), duas comissões permanentes da Câmara Municipal do Recife realizaram reuniões: Finanças e Orçamento e Legislação e Justiça. Em pauta, o projeto de lei do Executivo (PLE) número 12/2024, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal, com a garantia da União e dá outras providências. A proposta foi analisada e aprovada pelos colegiados.

A Câmara Municipal concedeu o Título de Cidadão do Recife ao cantor e compositor Sérgio Lopes, em solenidade realizada na tarde desta segunda-feira (29), por iniciativa do vereador Ronaldo Lopes (PP). O artista é natural de Campina Grande, na Paraíba, e passou a dedicar-se à música evangélica quando mudou-se para o Rio de Janeiro, em 1982. O parlamentar ressaltou que, "ao longo de sua carreira, Sérgio Lopes nos presenteou com composições que tocam profundamente nossos corações”, afirmou ao destacar as músicas “O Amigo”, “Sonhos” e “Tente Lembrar”. A solenidade foi presidida pelo vereador Paulo Muniz (PL).

O vereador Osmar Ricardo (PT) destacou a situação do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Município do Recife - Saúde Recife, em seu pronunciamento durante a reunião plenária desta segunda-feira (29), na Câmara Municipal. Ele reclamou “da ausência de debate na mesa de negociação” e defendeu novas adesões.