Notícias

O vereador Ivan Moraes (PSOL) comemorou, durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (29), a aprovação do projeto de decreto legislativo (PDL) número 3/2024, que concede o Título de Cidadã do Recife para a professora, pesquisadora e militante contra a transfobia Dayanna Louise Santos. “Superamos o sentimento que ficou no final do ano passado, quando votamos esse PDL que garante essa comenda importantíssima para uma mulher que merece", disse. O parlamentar se referiu a votação dessa proposição, no dia 11 de dezembro do ano passado, que foi rejeitada porque não obteve o total de votos necessários. Era preciso ter 3/5 dos votos favoráveis, ou seja 24 votos, mas só obteve 20.

A vereadora Ana Lúcia repercutiu, durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (29), o caso de um cachorro da raça golden retriever, que morreu na semana passada, depois de ser transportado de avião para o lugar errado. Ela destacou a importância de a sociedade reavaliar e discutir o conceito de companhias aéreas transportarem animais de estimação junto com as bagagens dos passageiros no avião.

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (29), o vereador Alcides Cardoso (PL) reclamou dos gastos da Prefeitura com Carnaval 2024. Segundo ele, o valor que a gestão municipal desembolsou para custear a festividade foi alto. “É óbvio que eu sou a favor do apoio e investimento da Prefeitura para a realização da festa, mas ela não pode ignorar o bom senso e gastar de forma desenfreada o dinheiro do pagador de impostos recifense”, disse.

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) discutiu o projeto de lei 239/2023, de sua autoria, que institui o “Ano da China no Recife” no Calendário Oficial de Eventos do Recife. “Há mais de 50 anos, o Brasil tem negociações comerciais e culturais com a China. E o Recife é um desses lugares onde a China tem trabalhado do ponto de vista de construção da paz entre os povos, das relações comerciais e de relações institucionais”, disse a parlamentar. O assunto foi levado à tribuna da Casa de José Mariano, durante reunião plenária desta segunda-feira (29). A proposição foi aprovada.

O vereador Ronaldo Lopes (PP) dirigiu-se à tribuna, durante reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, para ressaltar a reunião solene que ocorrerá na tarde desta segunda-feira (29) para a entrega do Título de Cidadão do Recife ao cantor Sérgio Lopes. O parlamentar também fez questão de agradecer os demais parlamentares da Casa pela aprovação do projeto de decreto legislativo que concedeu a honraria.

Presidida pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB) e com a presença do vereador Ebinho Florêncio (Rede), a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara do Recife reuniu-se, por videoconferência, na manhã desta segunda-feira (29). O colegiado analisou e aprovou o projeto de lei do Executivo de número 10/2024, que altera a Lei Municipal número 18.291, de 30 de dezembro de 2016, que dispõe sobre a adequação da estrutura da Administração Direta e Indireta do Município do Recife às novas diretrizes administrativas, e dá outras providências.

Sob a justificativa de que “a sociedade tem nas diversas profissões uma base sólida e relevante para sua construção, continuidade e permanência”, o vereador Ebinho Florêncio (Rede) realizou reunião solene na Câmara Municipal, na noite desta quinta-feira (25), para homenagear “os profissionais que orgulham a cidade do Recife”. Durante o evento, o parlamentar entregou certificados a 62 pessoas. “Hoje, para mim, é mais um dia de grande significado que marcará minha vida, pois fiz a proposta dessa solenidade, cheio de emoção e profundo sentimento de gratidão por todos que se destacam no desempenho de suas profissões. Sinto orgulho de estar sempre buscando esse reconhecimento aos que realmente contribuem para o crescimento da nossa cidade através de funções diversas”, disse.

A proposta de criação de uma “Política Municipal de Apoio e Incentivo à Mulher no Esporte” foi aprovada pela Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara Municipal do Recife, que se reuniu na tarde desta quinta-feira (25). Ela está prevista no PLO 54/2024, de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos) e agora está apta para votação em plenário. Com essa proposição, o colegiado analisou 21 propostas, sendo 14 projetos de lei Ordinária (PLO), um projeto de lei do Executivo (PLE) e seis projetos de decreto legislativo (PDL).

O padre João Carlos Magalhães Silva nasceu em Inhambupe, na Bahia, no dia 23 de junho de 1965. Veio a Pernambuco em 1997 e, atualmente, é pároco e vigário episcopal na Paróquia São Paulo Apóstolo, bairro de Jardim São Paulo, Zona Oeste do Recife. E na manhã desta quinta-feira (25), o líder religioso recebeu o Título de Cidadão do Recife, numa iniciativa do vereador Felipe Alecrim (Novo). O vereador Alcides Cardoso (PL) presidiu a solenidade realizada no plenário da Casa de José Mariano. O Diácono Mivacyr Meira Lima e Victor Borba, representando o Movimento Pró Vida, compuseram a mesa.

As comissões de Legislação e Justiça e Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife realizaram reuniões na manhã desta quinta-feira (25), e, em comum, analisaram e aprovaram o projeto de lei do Executivo (PLE), que cria o Gabinete de lnovação Urbana. A proposta, número 10/2024, altera a Lei Municipal nº 18.291, de 30 de dezembro de 2016, que dispõe sobre a adequação da estrutura da Administração Direta e Indireta do Município do Recife às novas diretrizes administrativas, e dá outras providências. Vale salientar que Legislação e Justiça também concedeu parecer favorável a outras seis iniciativas de autoria dos parlamentares da Casa.