Notícias

Reivindicações de moradores de vários bairros do Recife foram reforçadas junto à Prefeitura da cidade em requerimentos do Poder Legislativo apresentados pelo vereador Felipe Francismar (PSB). Somente neste primeiro semestre, foram 164 proposições elaboradas por seu mandato e aprovadas no plenário virtual da Câmara Municipal, sendo encaminhadas aos órgãos competentes para a realização dos serviços.

No contingente populacional da capital pernambucana há cerca de 890 mil pessoas pretas ou pardas. Com base neste dado, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) apresentou um projeto de lei que tem como objetivo garantir a proporção mínima de 50% de atores e modelos negros nas peças de propaganda promovidas pela Prefeitura do Recife. De acordo com a proposta, o Poder Executivo também terá o papel de fiscalizar o cumprimento da norma pelas empresas que prestam serviço de publicidade à administração municipal

Possibilitar autonomia financeira para mulheres que foram vítimas de violência doméstica e familiar é o principal objetivo de uma proposição que tramita na Câmara Municipal do Recife. O projeto de lei ordinária (PLO) 66/2021, de autoria da vereadora Liana Cirne (PT) institui no Recife o programa Novos Caminhos. A iniciativa consiste na criação de um banco de dados com vagas de trabalho oferecidas por empresas conveniadas ao Poder Executivo municipal, que serão destinadas a essas mulheres. A medida está em tramitação nas Comissões da Casa.

Buscando ampliar os espaços de comunicação entre a população e a Prefeitura do Recife, o vereador Júnior Tércio (Podemos) apresentou na Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 262/2021, que institui o Canal-Pichação, uma ferramenta que será disponibilizada no site da Prefeitura para receber denúncias de pichações em áreas e equipamentos públicos da capital pernambucana.

Dentre as propostas legislativas que podem ser apresentadas pelos parlamentares da Câmara do Recife, os requerimento são aquelas mais ligadas às demandas pontuais e concretas da população. Tendo isso em vista, o vereador Júnior Bocão (Cidadania) não poupou esforços para atender às necessidades dos moradores do bairro do Jordão, na Zona Sul da capital. Ao todo, o parlamentar apresentou 27 requerimentos – todos aprovados pelo plenário da Casa – que visam a trazer melhorias à comunidade.

Quanto custou aos cofres públicos municipais a veiculação de um anúncio de jornal? Quanto uma emissora de televisão ou rádio recebeu para divulgar uma propaganda dos Poderes Executivo ou Legislativo? As respostas a essas perguntas deverão ficar mais acessíveis à população, caso uma proposta de autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL) seja aprovada pela Casa de José Mariano e sancionada pelo prefeito. O projeto nº 23/2021, que visa a estabelecer procedimentos para garantir a transparência dos serviços de publicidade e propaganda contratados pela Prefeitura e pela Câmara, já se encontra em tramitação.

A melhoria da rede de drenagem da cidade e o recapeamento de ruas e avenidas de diversos bairros estão no foco da atuação parlamentar do vereador Jairo Brito (PT). Desde o início deste ano, ele apresentou 52 requerimentos na Câmara Municipal do Recife solicitando serviços como a desobstrução de canais, a limpeza de galerias e o recapeamento asfáltico em diversas áreas da capital pernambucana.

A busca por soluções para os problemas enfrentados pelos recifenses desde o início da pandemia tem sido alvo do trabalho dos 39 parlamentares do Recife. Neste último semestre, foram contínuos os esforços no exercício das suas funções, como o acompanhamento de obras e da prestação de serviços públicos, bem como a elaboração de proposições. Foram 255 projetos de lei e 6.643 requerimentos que buscam a melhoria da qualidade de vida do povo da cidade. Neste sentido, as Comissões da Casa realizaram também reuniões e audiências públicas para debater e buscar soluções para as mais variadas questões do cotidiano