Notícias

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) celebrou os 32 anos de criação do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social de Pernambuco (Sindsprev). Durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, nesta terça-feira (16), transmitida por videoconferência, ele lembrou fatos marcantes da entidade e parabenizou os servidores e servidoras pela data.

Em virtude da importância do debate sobre tratamento precoce ou não à covid-19, o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) disse que tomou a invermectina quando foi acometido pela doença, mas não concorda em politizar e extremar esse debate entre esquerda e direita. Ele frisou na manhã desta terça-feira (16), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, nunca ter se furtado em dizer que o presidente Bolsonaro errou ao atrasar a compra de vacinas, não recomendar máscara ou distanciamento social. No entanto, acha que o debate eleitoral deve ser feito no ano que vem.

A Comissão de Legislação e Justiça, presidida pelo vereador Felipe Francismar (PSB), analisou e discutiu três proposições: um projeto de resolução foi aprovado e dois projetos de lei ordinária tiveram parecer pela rejeição. O presidente do grupo informou aos participantes, na tarde desta terça-feira (16), durante a reunião realizada de forma híbrida, ou seja, presencial e remota, que o próximo encontro será totalmente no formato remoto, seguindo orientações da quarentena decretada pelo Governo do Estado. Também informou que, na ocasião, novas propostas serão distribuídas para análise de seus respectivos relatores. Participaram da reunião os vereadores Rinaldo Júnior (PSB), Andreza Romero (PP) e Samuel Salazar (MDB).

“Este não pode ser um debate politizado. Não pode ser um debate ideologizado. É um debate científico”, afirmou a vereadora Liana Cirne (PT) ao se posicionar contrária ao uso de medicamentos para tratamento precoce da covid-19. Ela fez o pronunciamento durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife, nesta terça-feira (16), em que o assunto foi abordado por vários parlamentares.

Ao relatar que perdeu amigos para a covid-19 e que está solidário a assessores cujos familiares faleceram por causa da doença, o vereador Doduel Varela (PSL) defendeu as medidas restritivas anunciadas pelo governador Paulo Câmara. “Estou muito triste com essa situação. Por isso, quero dizer que quem defende o lockdown não é insensato, embora reconheça que quem defende a economia não é fascista”, comentou, na reunião virtual Ordinária realizada pela Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (16).

Defensora do tratamento precoce da covid-19, a vereadora Michele Collins (PP) leu no plenário virtual da Câmara do Recife o manifesto assinado por 3.568 médicos brasileiros que defendem esse tipo de prevenção. “Estamos numa verdadeira guerra, que já ceifou milhares de vida. Somente ontem, dia 15 de março, foram cerca de 2.400 mortes em todo o País. Não podemos abrir mão de nenhum tipo de abordagem pra vencer o vírus. Eu mesma já perdi duas tias, amigos e colegas. Estou preocupada”, afirmou, na reunião Ordinária realizada por videoconferência nesta terça-feira (16).

Um dia após o governo de Pernambuco anunciar a quarentena em todo o Estado, em que serão permitidas apenas atividades essenciais, entre os dias 18 e 28 deste mês, o vereador Hélio Guabiraba (PSB) pediu a inclusão das óticas na lista desses serviços. O pronunciamento ocorreu durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife, nesta terça-feira (16).

“Hoje eu gostaria de falar em nome dos 6300 taxistas da nossa cidade, uma das categorias mais prejudicadas pela pandemia do coronavírus”. Com essas palavras o vereador Chico Kiko (PP) proferiu nesta terça-feira (16) um discurso em apoio aos taxistas do Recife frente à redução da circulação de pessoas que deve ocorrer com o lockdown que se inicia na próxima quinta-feira (18). Dentre as medidas sugeridas pelo parlamentar, que se pronunciou durante a reunião Ordinária remota da Câmara Municipal está a reinstituição de um auxílio emergencial para a categoria.

Preocupada com o grande número de vítimas de covid-19, a vereadora Michele Collins (PP) ocupou a tribuna virtual da Câmara do Recife e defendeu o tratamento precoce para a doença, já nos primeiros sintomas. Ela disse, durante reunião Ordinária, nesta terça-feira (16), que a politização dessas medidas prejudica o combate à pandemia e é preciso que todos estejam unidos para ajudar a população.

Foi aprovado o requerimento nº 1528/2021, de autoria da vereadora Dani Portela (PSOL), dirigido ao Consórcio Grande Recife, no sentido de trazer de volta a linha 322 linha Totó (Abdias de Carvalho), desativada em meio à pandemia em fevereiro. A desativação da linha, segundo ela, ressaltou na manhã desta terça-feira (16), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, vai contra as medidas sanitárias de distanciamento. “Quanto menos ônibus mais aglomeração e possibilidade de contaminação”.