Notícias

A vereadora Liana Cirne (PT) discutiu e aprovou requerimento que pede para a dilatar do prazo de prestação de contas dos recursos recebidos pelos artistas dentro da Lei Aldir Blanc (LAB). “No dia dois de março eu protocolei este requerimento na Câmara Municipal e dois dias depois, o Governo do Estado, concedeu o objeto do que pedimos. Mas, foi apenas em partes e, por isso, mantenho o pedido”, afirmou.

Eles foram aprovados em concurso e esperam a convocação para ocupação de cargos desde 2019. São os Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces), aprovados em concurso público veiculado no edital nº 01/2019, da Secretaria Municipal de Saúde e da Política Nacional de Promoção da Saúde. A vereadora Dani Portela (PSOL) discutiu e aprovou requerimento em favor da contratação imediata desses profissionais.

Um pleito da comunidade dos Coelhos, na região central do Recife, foi repercutido nesta terça-feira (9) pelo vereador Marco Aurélio Filho (PRTB). Durante a reunião ordinária remota da Câmara Municipal, o parlamentar discutiu o requerimento nº 1302/2021, de sua autoria, que pede à Secretaria de Esportes da capital que construa uma Academia Recife no bairro.

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) discutiu três requerimentos concedendo voto de aplauso: ao Restaurante Popular Josué de Castro, à secretária Municipal da Saúde e às gestoras da Upinha Eduardo Campos e da UPA Especialidades (UPA-E). A parlamentar disse na manhã desta terça-feira (9), durante reunião Ordinária, da Câmara do Recife, por videoconferência que trata-se de um merecido reconhecimento ao excelente serviço prestado.

O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) pediu para que toda a sociedade observe e aprofunde os protocolos de segurança no combate a covid-19, cujos números avançam no país e em Pernambuco. Ele disse na manhã desta terça-feira (09), durante reunião Ordinária, da Câmara do Recife, por videoconferência, que qualquer medida que vá na contramão das medidas de segurança devem ser banidas. “O uso de máscaras, distanciamento social e higiene, são as únicas saídas que temos no momento”.

Celebramos o Dia Internacional da Mulher nesta segunda-feira, mas temos de avançar na proteção das mulheres. Por isso, a vereadora Michele Collins (PP) fez um chamamento a todos e todas para participarem da Semana Municipal de Combate ao Feminicídio no Recife, uma lei de autoria dela, a de número 18.477/2018. Ela lembrou ainda, na manhã desta terça-feira (09), durante reunião Ordinária da Câmara, a lei federal nº 13.104/2015, que incluiu o crime de gênero e alterou o Código Penal, tipificando os crimes contra as mulheres como hediondo e repugnante, agravando as penas.

Com a pandemia de covid-19, o restaurante popular Josué de Castro deixou de oferecer serviços no salão do bairro de São José, além de outros itens previstos em contrato com a Prefeitura. "Por que, então, os preços cobrados ao Executivo pelos pratos distribuídos não diminuíram?" Esse questionamento foi levado à tribuna virtual da Câmara do Recife nesta terça-feira (9) pelo vereador Ivan Moraes (PSOL). De acordo com ele, é possível que haja necessidade de ajustar os valores cobrados pela empresa que administra o restaurante.

A vereadora Andreza Romero (PP) enfatizou em seu discurso realizado nesta terça-feira (9), via videoconferência, na reunião Ordinária da Câmara do Recife, que não estava satisfeita com a concretização das leis existentes em defesa da causa animal na cidade. “Falta muita atenção. Eu tenho sido cobrada pela falta de fiscalização e cumprimento das leis de proteção à vida animal. Esse é um dever do Executivo”.

Tornar obrigatória a instalação de corrimãos nas escadarias e ladeiras do Recife. É isso que propôs o vereador Paulo Muniz (SDD), em seu primeiro projeto de lei como parlamentar da cidade. Ele tratou do assunto durante a reunião Ordinária remota da Câmara Municipal desta terça-feira (9).

A vereadora Liana Cirne (PT) repercutiu a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, que anulou os processos judiciais do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, em Curitiba. “Ontem foi um dia de alegria, que renova esperanças dos nossos jovens, mas esperamos muito mais, ou seja, que a suspeição do ex-juiz federal Sérgio Moro seja reconhecida para todos os processos que ele julgou”, afirmou.