Notícias

O vereador Ivan Moraes (PSOL) comemorou a aprovação em primeira discussão do projeto de lei 188/2017, de sua autoria, na reunião ordinária desta quarta-feira (25). Ele determina que restaurantes, pizzarias, churrascarias, bares, cafés, lanchonetes, casas de sucos e de shows forneçam água filtrada gratuitamente aos seus clientes. “Na reunião ordinária da próxima segunda-feira, espero que a proposta seja aprovada em segunda discussão, para em seguida ser enviada para sanção do prefeito Geraldo Julio. Quando isso acontecer, estaremos em igual situação a vários estados e municípios do Brasil que discutiram e implementaram regulamentação própria”, afirmou.

Entusiasmado com o início das obras de sinalização de uma avenida no bairro de Nova Descoberta, Zona Norte do Recife, o vereador Hélio Guabiraba, atualmente sem partido, agradeceu à Prefeitura do Recife, em especial à presidente da Companhia de Transporte e Trânsito (CTTU), Taciana Ferreira, por atenderem ao seu requerimento. “Há dois dias, na tarde de segunda-feira, eu subi a esta tribuna para anunciar que eles acolheram ao meu pedido. Hoje, agradeço pelo início do serviço”, afirmou, na reunião ordinária desta quarta-feira (25).

O vereador João da Costa (PT) está disposto a fazer a mediação dos interesses dos moradores de Caranguejo Tabaiares, em conjunto com outro vereador, Ivan Moraes (PSOL), à frente da luta da população, que quer se manter na comunidade. Por causa das obras de requalificação do Canal do Prado, alguns ficarão num conjunto habitacional que será construído, e outros serão remanejados. “Gostaria de ajudar nessa luta, dialogando com o vereador Ivan Moraes, pois também é uma preocupação do meu mandato”, disse, na reunião ordinária desta quarta-feira (25).

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) fez apelo à gestão municipal no sentido de que seja realizada a requalificação do Mercado Público de Brasília Teimosa. Ela disse na tarde desta quarta-feira (25), na Câmara do Recife, que esteve no local e pode verificar que o local está abandonado e com diversos boxes sem permissionários. “Com o desemprego que atinge milhares de pessoas, obrigando a se tornarem ambulantes, um mercado ajudaria na sobrevivência desses trabalhadores”.

A instalação de um CRAS – Centro de Referência de Assistência Social - no Conjunto Habitacional Dom Hélder foi solicitada pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), na tarde desta quarta-feira (25), na Câmara do Recife. Este equipamento é responsável pelo atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social nas comunidades. O parlamentar pediu também, através de requerimento, que sejam reimplantados os serviços continuados de proteção social básica de assistência social às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social.

O vereador Rinaldo Junior (PSB) anunciou que foi sancionada a lei número 18.626 / 2019, originada em projeto de lei de sua autoria, que trata da contratação de serviços terceirizados no âmbito dos Poderes Públicos do município do Recife. "A lei obriga as empresas prestadoras de serviços terceirizados à administração pública municipal a comprovação mensal das obrigações trabalhistas e previdenciárias da totalidade de seus funcionários", afirmou o parlamentar, na reunião ordinária desta terça-feira (24).

Autor de um pedido de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a merenda distribuída na rede pública municipal de ensino, o vereador Renato Antunes (PSC) voltou a defender a investigação ao subir na tribuna da Câmara nesta terça-feira (24). De acordo com ele, a alimentação oferecida aos alunos não condiz com os R$ 123 milhões gastos na área anualmente pelos cofres públicos.

A vereadora Aline Mariano (PP) ressaltou que o debate sobre a qualidade da merenda escolar da rede municipal, que levou a um pedido de CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito -, não se esgota, pois seria necessário que o autor do pedido respondesse a algumas questões a respeito do embasamento da denúncia. Ela disse na tarde dessa terça-feira (24), na Câmara do Recife, que já foi líder da oposição e pediu uma CPI com base em denúncias concretas. “Para solicitar essa investigação seria necessário esgotar todas as instâncias, como, por exemplo, ter feito visitas as unidades e testado a qualidade da alimentação”.

O vereador Rinaldo Junior (PSB) rebateu o pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a qualidade da merenda distribuída na rede municipal de ensino. 0 autor do requerimento, vereador Renato Antunes (PSC), denunciou que a alimentação dada às crianças não tinha qualidade e por isso pedia uma investigação. No entanto, Rinaldo Junior disse na tarde dessa terça-feira (24), na Câmara do Recife, que o colega não podia solicitar uma CPI com base em suposições, uma vez que o autor afirmara estar baseando o pedido em suposições e não em fatos concretos.

Ao anunciar que assinará o requerimento que pede a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a qualidade da merenda escolar da rede municipal, o vereador André Régis (PSDB) parabenizou o autor da iniciativa, vereador Renato Antunes (PSC). “Vossa Excelência colocou essa discussão na ordem do dia e por isso está de parabéns. Independentemente do resultado a que essa comissão chegar, ela funcionará como instrumento de pressão sobre a Prefeitura do Recife para oferecer uma merenda de qualidade para as crianças”, disse, ao usar o tempo de liderança do partido, na reunião ordinária desta terça-feira (24).