Notícias

Três ações promovidas pelos governos municipal e estadual foram destacadas nesta quarta-feira (4), na Câmara do Recife, pelo vereador Almir Fernando (PCdoB). Ao subir à tribuna da Casa, o parlamentar disse ter comparecido a eventos da Prefeitura relativos à celebração do decreto do Programa de Letramento do Recife (ProLer) e ao Programa Chegando Junto. Ele repercutiu, ainda, a realização da 3ª Rodada do Seminário Todos por Pernambuco, pelo Governo do Estado.

Na próxima sexta-feira, dia 6, às 10h, a Câmara Municipal do Recife prestará homenagem ao Dia do Repórter Fotográfico. A iniciativa parte do vereador Hélio Guabiraba (sem partido) que subiu à tribuna da Casa, nesta quarta-feira (4), para convidar a todos. Ele destacou que na ocasião entregará o Prêmio Alexandre Severo a diversos profissionais da fotografia.

O plenário da Câmara aprovou em primeira votação, o projeto de lei número 129/ 2019, de autoria do vereador Gilberto Alves. A medida dispõe sobre a obrigatoriedade da contratação de bombeiros civis de acordo com os requisitos mínimos estabelecidos na Norma Brasileira Regulamentadora (NBR) nº 14.608/2007, da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Na tarde desta terça-feira (3), diante das galerias repletas de profissionais, o parlamentar pediu o apoio dos demais vereadores à iniciativa.

O Serviço de Transporte Complementar de Passageiros do Município do Recife (STCP) vai passar a funcionar com novas regras. As mudanças foram introduzidas pelo projeto de lei de autoria do Poder Executivo nº 23/2019, aprovado em primeira e segunda discussões nesta terça-feira (3), na Câmara Municipal. Antes da votação, o tema foi levado à tribuna do plenário pelo vereador Davi Muniz (PATRI).

O vereador Ivan Moraes (PSOL) convocou a população a se engajar em partidos políticos e influir nos rumos do país e do mundo. Para ele, a política é um modo transformador da sociedade. Disse na tarde desta terça-feira (3), na Câmara do Recife, que de quinta-feira até domingo passado, pessoas do Brasil e de diversos países, estiveram no Recife participando do encontro "Ocupa Política", para debater como a sociedade poderia mudar a forma de se fazer política, sempre igual, com grupos se alternando no poder. “Essas pessoas que vieram até aqui estão indignadas com esse modo de fazer política”.

A vereadora Michele Collins (PP) fez veemente apelo na tarde desta terça-feira (3), na Câmara do Recife, exortando a população a tomar a vacina contra o sarampo e se imunizar contra a doença. Lembrou que há 19 anos não se registrava casos de sarampo em Pernambuco, mas recentemente foi registrado o óbito de uma criança em Taquaritinga do Norte, a primeira do Estado e a quarta do país. “Alguns casos, cerca de quatro, foram de pessoas que tiveram contato com infectados em uma excursão à Bahia. Mas a doença está em quase todo território nacional. A população precisa atender ao chamado da vacinação. É muito sério e pode matar. Ao todo foram registrados 337 casos em Pernambuco”.

Preocupado com a situação dos canais que cortam o Recife, o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) chamou a atenção para a ocupação desordenada às margens desses locais. Na tribuna da Câmara Municipal, na tarde desta terça-feira (3), ele afirmou que casas e outras construções irregulares dificultam a limpeza e desobstrução dos canais.

Nesta terça-feira (3), é comemorado o Dia do Guarda Civil. Mas, de acordo com o vereador Rinaldo Junior (sem partido), não será possível celebrar neste ano. Na tribuna da Casa de José Mariano, o parlamentar criticou uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que afastou, na última segunda-feira (2), a possibilidade de aplicação de aposentadoria especial aos guardas municipais. Em seu discurso, ele rebateu o entendimento do STF de que a periculosidade não é inerente à atividade.

A retirada de barracas do entorno do Mercado de São José no último domingo (1º) foi repercutida pelo vereador Augusto Carreras (PSB) na tribuna da Câmara do Recife. Nesta terça-feira (3), o parlamentar elogiou a ação da Prefeitura e disse que a medida vai valorizar os atrativos turísticos da área.

Às vésperas de completar seis meses de funcionamento, a Comissão Especial de Revisão do Plano Diretor deu sequência à fase de diálogos e sugestões com os diversos segmentos sociais ouvindo, nesta terça-feira (3), integrantes do Projeto Recife 500 Anos, que elaborou um conjunto de diretrizes de desenvolvimento sustentável para a cidade até 2037. O colegiado chega aos seis meses nesta quarta-feira (4) mas o seu presidente, vereador Rodrigo Coutinho (Solidariedade), prorrogou as atividades do grupo por mais 180 dias, para finalizar as alterações no plano de desenvolvimento urbano municipal, seguindo as prerrogativas do Regimento Interno da Câmara Municipal do Recife.