Notícias

Dois projetos de lei do Executivo, o 23/2019 e o 15/2019, receberam aprovação da Comissão de Finanças e Orçamento, presidida pelo vereador Eriberto Rafael (PTC). O grupo se reuniu na tarde desta segunda-feira (2) na Sala das Comissões da Câmara do Recife para deliberar sobre estas duas propostas do Executivo. O 23/2019 altera a Lei nº 16.856/ 2003, que dispõe sobre o Serviço de Transporte Complementar de Passageiros do Recife – STCP/Recife e o 15/2019, que autoriza a abertura de crédito especial ao orçamento fiscal do Recife, em favor da Autarquia de Trânsito e Transportes Urbanos – CTTU. Estiveram presentes à reunião os vereadores Aerto Luna (PSB) e Amaro Cipriano Maguari (PSB).

“Pare! Não faça mal a você!” – esse é o nome de uma campanha de prevenção e combate à automutilação e ao suicídio que pode se tornar realidade no Recife, caso o projeto de lei nº 211/2019 seja aprovado e sancionado. A proposta tramita na Câmara Municipal e foi tema de um discurso proferido no plenário da Casa pela vereadora Ana Lúcia (PRB), autora do texto.

Com uma pauta extensa que envolveu 25 matérias legislativas, a Comissão de Legislação e Justiça votou 18 projetos de lei ordinárias (quando são apresentados pelos vereadores), um projeto de lei do Poder Executivo (apresentado pela Prefeitura do Recife), quatro Projeto de Decreto Legislativo (são projetos que preveem medidas administrativas de efeito externo da Câmara) e dois projetos de Resolução (medidas administrativas de efeito interno da Câmara). Participaram da reunião os vereadores Aerto Luna (PSB), presidente da Comissão; Eriberto Rafael (PTC), Samuel Salazar (sem partido), Renato Antunes (PSC) e Amaro Cipriano Maguari (PSB).

O mês de setembro é dedicado a alertar a população sobre o suicídio. Por isso o vereador Hélio Guabiraba (sem partido), convocou uma audiência pública para o dia 12 de setembro no Plenarinho da Câmara do Recife para debater o tema da depressão, uma das maiores causas de suicídio. Lembrou na tarde dessa segunda-feira (2), que a Organização Mundial de Saúde informa que a cada 40 segundos alguém tira a própria vida. Por esta razão este mês ficou conhecido como Setembro Amarelo para alertar a sociedade. Ele disse ainda que fez um requerimento solicitando que o prédio da Casa José Mariano seja iluminado na cor amarela.

O vereador Rinaldo Junior anunciou na tarde desta segunda-feira (2) a saída dele do Partido Republicano Brasileiro, atualmente chamado Republicanos. Ele agradeceu aos fundadores e colegas da agremiação, fundada em 2005, e que teve entre seus fundadores José Alencar, então vice-presidente da República nos mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva. Na opinião do vereador um dos melhores governos que o país já teve. “Em 2016 o partido me abriu as portas e me elegeu vereador dessa cidade”.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) fez nova vistoria às obras de reforma e restauro do Teatro do Parque, na manhã desta segunda-feira (2). A atividade ocorreu em conjunto com a Comissão de Acompanhamento de Obras, constituída por membros da sociedade civil durante uma audiência pública realizada por ele, no início do seu mandato. O parlamentar disse nesta tarde, na Câmara do Recife, que de acordo com informação fornecida pela Prefeitura a reforma do equipamento vai sofrer novo atraso em virtude de problemas técnicos e exigências feitas pelo Corpo de Bombeiros. “Estimo que a reinauguração seja feita em 24 de agosto do próximo ano, Dia do Teatro, instituído por uma lei de autoria de meu mandato”.

Uma reunião promovida nesta segunda-feira (2) pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara do Recife, presidida pela vereadora Michele Collins (PP), virou tema de um discurso da parlamentar no mesmo dia. Na tribuna do plenário, ela repercutiu o debate com a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna, sobre dois projetos de autoria do Poder Executivo.

O vereador André Régis (PSDB) disse que esperou até o dia 30 de agosto, conforme estava previsto, para conferir se o prefeito Geraldo Julio iria realmente cumprir a promessa de inaugurar as obras de reforma do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, conhecido como Geraldão, localizado na Imbiribeira. "Mas, chegou a data e ele não entregou aquilo que prometeu. O prefeito deveria só prometer quando fosse possível cumprir”, criticou, em reunião ordinária desta segunda-feira (2).

Um período para tratar da prevenção ao suicídio e fomentar a conscientização sobre o tema. Essa é a ideia que sustenta o Setembro Amarelo, campanha que toma conta do debate público neste mês. Na Câmara do Recife, o assunto foi levado à tribuna pela vereadora Ana Lúcia (PRB), nesta terça-feira (2).

A vereadora Goretti Queiroz (PSC) disse que somente a formação de um grupo com várias funções, envolvendo diversos órgãos públicos, poderá combater a circulação irregular do transporte de carroças puxadas por animais de grande porte, que transitam pelas ruas do Recife. “Eu estive hoje pela manhã no gabinete do secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, para pedir apoio a essa causa e ele já indicou nomes de diversas pessoas, de órgãos municipais, para compor o grupo”, afirmou, em reunião ordinária desta segunda-feira (2).