Notícias

Integrantes da Guarda Municipal do Recife lotaram o plenário da Câmara durante a homenagem aos 117 anos de criação da corporação mais antiga do Brasil, na tarde desta quarta-feira (24). A solenidade foi proposta pelo presidente da Casa, vereador Múcio Magalhães (PT).

Na sessão plenária desta quarta-feira (24), o vice-líder da bancada de governo na Câmara, Inácio Neto (PTN), criticou a Ação de Inconstitucionalidade que a líder da oposição Priscila Krause (DEM) encaminhou à justiça contra a criação da Coordenadoria da Controladoria do Recife. Segundo o vereador, a oposição agiu de forma prematura e impensada.

Garantir a existência e o funcionamento da Guarda Municipal do Recife através de lei é o objetivo do presidente da Câmara Municipal, vereador Múcio Magalhães (PT), que vai aproveitar a reunião plenária desta quarta-feira, 24, às 15h, para comemorar os 117 anos de criação da guarda. A corporação é regulamentada através de um estatuto, que foi criado através de decreto do ex-prefeito João Paulo, mas os direitos trabalhistas não estão plenamente assegurados.

Líder da oposição na Casa, a vereadora Priscila Krause (DEM) também repercutiu a venda da área do Hospital Ulysses Pernambucano. Ela deu entrada em um projeto de lei que cria no local uma unidade de conservação ambiental, à semelhança do projeto do executivo que tramita na Casa e que transforma o Parque da Jaqueira, em unidade de conservação ambiental. A vereadora lembrou que a área é tombada desde 1992, por decreto do governo estadual.

A construção de um shopping center no terreno de mais de 9 hectares onde funciona o Hospital Ulysses Pernambucano, popularmente conhecido como Tamarineira, foi o principal assunto da sessão plenária desta terça-feira (23). Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Casa, Daniel Coelho (PV) disse que o Recife ficou surpreso com o anúncio feito através da imprensa pela Santa Casa de Misericórdia, proprietária da área.

O projeto de lei do executivo que cria a unidade de conservação da paisagem Parque da Jaqueira estava previsto para ser votado na tarde de hoje (22), mas a pedido do presidente da Comissão de Meio Ambiente da Casa, vereador Daniel Coelho, teve a votação adiada. O parlamentar considera que o artigo seis, ao estipular multas, abre brechas à especulação imobiliária, pois bastaria pagar para se construir no parque.

Na primeira sessão plenária pós folia de momo, os vereadores aprovaram por unanimidade requerimento de voto de aplauso ao Prefeito João da Costa pelo Carnaval 2010. Autor da iniciativa, o vice-líder do governo na Casa, vereador Inácio Neto (PTN), destacou o saldo da festa.

Daniel Coelho (PV) repercutiu hoje no plenário a cassação do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), e de mais de 9 vereadores da capital paulista por supostas irregularidades nas doações de campanha. O vereador classificou de terceiro turno a tentativa de políticos que recorrem ao judiciário para cassar pessoas eleitas pelo voto popular e conseguirem mandatos.

Líder da oposição na Câmara, a vereadora Priscila Krause (DEM) solicitou à Prefeitura do Recife novas informações sobre a questão do lixo da cidade. Na tribuna da Casa, a parlamentar ressaltou que o serviço de coleta dos resíduos sólidos vem sendo prestado através de contratos emergenciais e com dispensa de licitação.

O vereador Amaro Cipriano Maguari fez um apelo à Prefeitura do Recife, durante a sessão plenária de hoje (22), para que o Executivo invista em propaganda e trabalho educativo com o objetivo de conscientizar a população a não jogar lixo nos canais da cidade.