Notícias

O vereador Rinaldo Junior (PSB) debateu o projeto de lei Ordinária (PLO) número 128/2023, de sua autoria, que institui o “Dia Municipal do Juremeiro e Juremeira” no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife. Por uma coincidência de datas, a matéria foi aprovada nesta segunda-feira, 18 de setembro, na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife. O dia corresponde exatamente à data proposta para a homenagem. A Jurema Sagrada é uma religião de origem indígena na qual seus praticantes aproximam-se de seus antepassados, mantendo um culto aos ancestrais.

Ao debater a suspensão do processo licitatório, que foi aberto pela Prefeitura do Recife, para a contratação de uma empresa de engenharia que faria as obras de urbanização da comunidade do Bode, no Pina, o vereador Fred Ferreira (PL) disse “o real motivo foi uma ação judicial, movida pelo Governo do Estado, com pedido de suspensão da remoção dos moradores das palafitas e das casas”. Na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (18), o parlamentar afirmou que, com essa informação que estava trazendo, desfazia a versão divulgada pela Prefeitura do Recife, de que a suspensão foi necessária porque precisava fazer ajustes no projeto.

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) fez questão de ressaltar os requerimentos nºs 10209/2023 e 10383/2023, ambos de sua autoria, que tratam, respectivamente, de conceder voto de aplauso a Adriano Lucena, pelos serviços prestados na presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE) e para o artista de teatro, encenador e ator Manoel Constantino, pela passagem de seus 50 anos de atuação ininterrupta no Recife. Os assuntos foram levantados em pronunciamento realizado nesta segunda-feira (18), na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife. A parlamentar também destacou o projeto de lei que declara a Banda Ave Sangria Patrimônio Cultural Imaterial da capital pernambucana.

Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (18), a vereadora Liana Cirne (PT) repercutiu a chacina ocorrida em Camaragibe, cidade da Região Metropolitana do Recife (RMR). O massacre aconteceu na semana passada e resultou na morte de oito pessoas, sendo seis membros da mesma família e dois policiais militares. “Os policiais em serviço foram atender a uma ocorrência do suspeito, um homem sem antecedentes criminais e com um registro de Caçador, Atirador e Colecionador (CAC). Agora, infelizmente, estamos constatando o que sempre avisamos: que os registros de CAC iriam se voltar contra a sociedade e contra a polícia”, disse. A parlamentar ocupou a tribuna em outros momentos da reunião para discutir proposições de sua autoria que foram aprovadas na Casa.

O vereador Davi Muniz (PSB) destacou, durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (18), a realização de obras de calçamento, drenagem e saneamento de ruas da Várzea, UR-7 Várzea e Novo Caxangá, todas na Zona Oeste da cidade. Ele contou que esteve reunido com a secretária de Infraestrutura da Prefeitura do Recife, Marília Dantas, para tratar sobre o tema. “A cidade virou um canteiro de obras. São ruas, escadarias, morros, reformas em postos de saúde, que estão sendo requalificadas para melhorar a vida do cidadão recifense”, disse.

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (18), o vereador Professor Mirinho (SD) destacou, no seu discurso, a importância da celebração do Dia Nacional do Frevo, que é comemorado anualmente em 14 de setembro. O parlamentar parabenizou os fazedores do frevo, que movimentam a economia e a cultura popular de Pernambuco. Além disso, ele também repercutiu a eleição para o Conselho de Moradores da Imbiribeira, Zona Sul, que aconteceu no domingo (17).

O vereador Ivan Moraes (PSOL) ocupou a tribuna da Câmara do Recife na manhã desta segunda-feira (18), durante a reunião plenária do Poder Legislativo, para tratar de dois assuntos. Primeiro, o parlamentar repercutiu uma audiência pública promovida por seu mandato na terça-feira (12) sobre os precatórios do extinto Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF). Na ocasião, Moraes pediu que o Executivo reveja a sua estratégia jurídica para pedir os recursos do Fundo que seriam devidos ao município. Em seguida, o vereador cobrou rigor na apuração por parte do Governo do Estado sobre uma chacina ocorrida na sexta-feira (15), em Camaragibe.

Para marcar o Dia do Musicoterapeuta, comemorado hoje (15), a Câmara Municipal do Recife realizou uma reunião solene na noite desta sexta-feira, por iniciativa da vereadora Liana Cirne (PT). A musicoterapia é uma prática terapêutica, híbrida entre arte e saúde, que utiliza a música e seus elementos para promover a comunicação, a expressão e o aprendizado. Também busca facilitar a organização e a forma de se relacionar dos seus pacientes. Durante a solenidade 25 profissionais receberam certificados como forma de reconhecimento pelo importante trabalho prestado.

Na manhã desta sexta-feira (15), a vereadora Liana Cirne (PT) promoveu uma audiência pública com o tema “Carnaval de 2024”. Para a parlamentar, um dos desafios centrais que devem ser debatidos é a estrutura durante o Carnaval para os grupos culturais e a mobilidade urbana durante as festividades. Representantes do poder público, agremiações, artistas e público em geral compareceram ao plenarinho da Casa de José Mariano.

Instituído em 5 de agosto de 2013, o Estatuto da Juventude, que representa um marco na defesa dos direitos dos jovens brasileiros com idade entre 15 e 29 anos, a partir da Lei Federal 12.852, teve os seus 10 anos de existência celebrados em solenidade realizada nesta sexta-feira (15), na Câmara do Recife. A homenagem foi uma iniciativa do vereador Rinaldo Junior (PSB), que destacou a importância da garantia dos direitos dos jovens a partir da lei. “O Estatuto da Juventude é uma ferramenta muito importante para a construção das políticas públicas que dão suporte aos jovens. O evento é uma articulação para reafirmar a importância da agenda das juventudes no Brasil, com as diretrizes e ações estratégicas propostas no Plano Municipal de Juventude no Recife”, disse. A solenidade foi presidida pelo vereador Zé Neto (PROS).