Professor Mirinho comemora Dia Nacional do Frevo
Segundo o Professor Mirinho, o frevo é uma dança frenética acompanhada de pequenas sombrinhas coloridas, e que foi originada a partir de um movimento de resistência e da defesa da democracia. “Essa é a história do frevo, Patrimônio Cultural Imaterial reconhecido pelo Iphan e também é reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. A expressão artística, celebrada no dia 14 de setembro, foi originada em Pernambuco no século 19. Nasceu na disputa das bandas militares e de negros alforriados, misturando a dança com movimentos da capoeira”, disse.
O parlamentar abordou outro aspecto da questão do frevo. Ele destacou a importância do Instituto do Autismo e do professor de frevo, Pinho Fidélis, na inclusão das pessoas com deficiência na cultura popular. “Ele leva a nossa dança para o Brasil e para o mundo. Pinho já viajou por mais de 10 países levando o frevo como ferramenta de inclusão para pessoas com deficiência e como instrumento de desenvolvimento psicomotor e social. O Instituto do Autismo também vem nessa ideia das artes marciais, da dança, e faz um belo trabalho”.
Eleição - A eleição para o Conselho de Moradores da Imbiribeira, Zona Sul do Recife, também foi mencionada pelo vereador Professor Mirinho nesta segunda-feira. O pleito aconteceu no domingo (17), com a participação de 39 comunidades, somando mais de cinco mil eleitores. “Essas pessoas saíram às ruas sem a obrigatoriedade de exercer a sua democracia e cidadania. A chapa 2 foi a vitoriosa, tendo Cristiana como presidenta e Rodrigo do Dancing Days como vice-presidente. Quero parabenizar a todos os envolvidos”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 18.09.2023