Cida Pedrosa exalta votos de aplauso e projeto que declara a Banda Ave Sangria como Patrimônio Imaterial
“Adriano Lucena merece voto de aplauso em virtude do quanto ele contribui para uma gestão eficiente e progressista do CREA-PE. Ele desempenhou um papel absolutamente essencial na aglutinação e fortalecimento da categoria e das várias engenharias que compreendem o Conselho Regional sempre pensando em sustentabilidade e progresso para os engenheiros. Mas, em especial, em termos a cidadania construída a partir e dentro do Conselho. Então, a gente entende que Adriano Lucena, essa figura ímpar da sociedade brasileira, que hoje preside o CREA-PE, merece nosso voto de aplauso”.
Já sobre Manoel Constantino, Cida Pedrosa destacou as diversas peças teatrais produzidas e dirigidas pelo artista. “O ator e poeta Manoel Constantino, que neste ano completa 50 anos de carreira em prol do teatro, é premiadíssimo como diretor, tanto do ponto de vista das peças infanto-juvenis que ele colocou no palco, como nas peças de adulto. Para vocês terem uma ideia, ele é autor e diretor do Pequeno Teatro da Felicidade, Auto de Frei Caneca, a Revolução dos Brinquedos, Batalha dos Guararapes. Constantino dirigiu a Flor e o Sol que é grande espetáculo infantil, de autoria do Cícero Belmar, jornalista desta Casa de José Mariano, e que mais de 20 mil pessoas já assistiram. Manoel é detentor de mais de 12 prêmios e também é a pessoa que coordena a Agenda Cultural do Recife há muitos anos. Ele merece o nosso aplauso por sua carreira artística durante todos esses anos se dedicando com maestria à arte do teatro e ao palco. O palco é a casa de Manoel Constantino”.
No aparte, Samuel Salazar (MDB) parabenizou Cida Pedrosa pelos votos de aplauso e reforçou o trabalho de Adriano Lucena. “Adriano Lucena, como Cida Pedrosa falou, é figura ímpar na frente do CREA-PE e tem desenvolvido um excelente trabalho. Adriano é candidato à reeleição do Conselho e tenho certeza de que esse voto de aplauso, sem sombra de dúvidas, aprovado aqui, na Casa de José Mariano, é mais do que justo e merecido”.
Banda Ave Sangria - Durante a reunião plenária da Câmara Municipal desta segunda-feira, Cida Pedrosa retornou à tribuna para evidenciar o projeto de lei nº 106/2023, de sua autoria, que declara a Banda Ave Sangria Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. A proposição foi aprovada em primeira discussão e deve voltar ao plenário para uma segunda votação.
“A banda Ave Sangria é uma banda que se estabelece na década de 70, no Recife, a partir da junção de alguns jovens que moravam na antiga Vila dos Comerciários, que hoje se chama Vila da Tamarineira. Essa Juventude se junta para tocar o melhor rock nacional fazendo uma junção importante de ritmos pernambucanos com o rock internacional o que deu no que nós chamamos da melhor banda psicodélica do Brasil da década de 70. Uma banda que leva esse rock absolutamente diferenciado Brasil afora e que eles são absolutamente importantes para a construção de uma música e de uma cena pernambucana. Eles foram absolutamente pioneiros no que seja aquilo que a gente discute hoje como multiculturalismo, como transversalidade de ritmos e diversificação”.
A vereadora recordou que a Ave Sangria lançou uma música que foi proibida pelo regime militar e enalteceu que hoje o grupo vem encantando adolescentes que passaram a conhecer a arte da banda. “Eles lançaram uma música linda chamada "Seu Valdir" e a ditadura militar mandou apreender o primeiro disco deles porque eles entenderam que a música ia de encontro aos bons costumes. Na verdade, a música era uma grande brincadeira e se tornou um ícone da cultura contra a LGBTQIAPN+ fobia. É tanto que nos 50 anos da banda, no Teatro do Parque, ao terminar de apresentar a música, foi hasteada a bandeira da diversidade. Eles agora têm mais de 70 anos e voltaram aos palcos para nos encantar. Eu tenho o prazer de dizer que eu curti o Ave Sangria, no início da década de 80, curto até hoje e é lindo quando eu vou ao show deles e agora vejo meninos de 15, 16 anos ouvindo, dançando e curtindo o som dos setentões que fazem uma grande música brasileira que encanta gerações pela capacidade de diversidade e pelo respeito à cultura pernambucana”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre os votos de aplausos.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre a Banda Ave Sangria.
Em 18.09.2023