Idealizador e executor de programas de visitas a hospitais, além de ter promovido iniciativas beneficentes e eventos para arrecadar donativos destinados a instituições sociais locais, que favoreceram milhares de pessoas, o Grão Mestre do Grande Oriente de Pernambuco, da Maçonaria, Geraldo Luciano de Lira Costa, recebeu o Título de Cidadão do Recife, na tarde desta quarta-feira (19). A iniciativa foi do vereador Gilberto Alves (PRD). “Ao longo da sua vida, Geraldo Luciano não se destacou apenas pelo que faz — mas pela forma como faz. E isso, para mim, é uma marca fundamental dos grandes líderes: os que entendem que liderança não é pedestal, é serviço; não é presença, é transformação; não é brilho, é luz”, disse. A solenidade foi presidida pelo vereador Tadeu Calheiros (MDB).
Na manhã desta quarta-feira (19), duas comissões permanentes da Câmara Municipal do Recife – Finanças e Orçamento e Legislação e Justiça - promoveram reuniões, de forma híbrida, para deliberar sobre proposições em tramitação na Casa. Em comum, os dois colegiados se debruçaram sobre quatro projetos de lei do Executivo (PLE) que tratam de assuntos como ITBI, bonificação para agentes públicos, programa de bolsas de estudos e família guardiã.
Com o intuito de conscientizar a população sobre as barreiras que precisam ser superadas e destacar as conquistas femininas, o dia 19 de novembro foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia do Empreendedorismo Feminino. Na manhã desta quarta-feira (19), a data foi celebrada pela Câmara Municipal do Recife em reunião solene realizada por iniciativa do vereador Zé Neto (PSB). Com o plenário lotado, a solenidade, que foi presidida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), homenageou nove mulheres empreendedoras que movimentam a economia da cidade.
Uma reunião solene promovida no plenário da Câmara do Recife marcou o Dia Nacional dos Conselheiros Tutelares, celebrado nesta terça-feira (18). A cerimônia, realizada por iniciativa do vereador Zé Neto (PSB), homenageou representantes de cada uma das oito subdivisões do Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Cidade do Recife (COMDICA). O presidente da Casa, vereador Romerinho Jatobá (PSB), conduziu a reunião solene.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Metropolitano do Recife foi alvo de um voto de aplausos aprovado pela Câmara Municipal nesta terça-feira (18), pela realização da 15ª edição da campanha Samu Solidário. Na ocasião, os parlamentares da Casa aprovaram o requerimento nº 12.741/2025, de autoria do vereador Tadeu Calheiros (MDB), que propõe a homenagem. A campanha natalina do órgão arrecada brinquedos e alimentos não perecíveis até o dia 3 de dezembro em diversos pontos de coleta.
Sob a presidência da vereadora Ana Lúcia (Republicanos) e com a participação da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e dos vereadores Felipe Alecrim (Novo) e Hélio Guabiraba (PSB), a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife reuniu-se na tarde desta terça-feira (18), por videoconferência. O colegiado realizou a análise e aprovação do projeto de lei do Executivo (PLE) nº 38/2025, que institui o Programa Municipal de Bolsas de Estudo – Prouni/Protec Recife, e dá outras providências.
A necessidade de renovar periodicamente os laudos de saúde que certificam que alguém é uma pessoa com Transtorno do Espectro Autista pode estar mais perto de acabar no Recife. O fim da exigência da renovação é alvo do projeto de lei nº 238/2025, que foi aprovado em primeira discussão na Câmara Municipal durante a reunião plenária desta terça-feira (18). Durante o debate sobre a proposta, a vereadora Liana Cirne (PT) – que é a autora da iniciativa – destacou a relevância da medida. A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e os vereadores Tadeu Calheiros (MDB) e Fred Ferreira (PL) também se pronunciaram em apoio ao projeto.
Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife nesta terça-feira (18), o vereador Eduardo Moura (Novo) ocupou a tribuna e destacou dezenas de requerimentos, de sua autoria, sobre melhorias para o Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, bem como para os Cemitérios de Casa Amarela, de Santo Amaro e da Várzea. Em relação ao Centro Médico, o parlamentar elencou a necessidade de reparos na instalação elétrica, no teto e em corredores; a substituição de mobiliário e de extintores de incêndio, entre outros serviços. Já em relação aos três cemitérios, ele solicitou obras de reparo no saneamento e no sistema elétrico, adequação e acessibilidade. Reclamou que “sejam adotadas medidas emergenciais de recuperação estrutural, sanitária e ética no cemitério de Casa Amarela” e que sejam verificadas cobranças irregulares e de modificações não autorizadas de túmulos.
Durante a reunião Ordinária desta terça-feira (18), o líder do Governo na Câmara do Recife, vereador Samuel Salazar (MDB), destacou o projeto de Lei do Executivo nº 31/2025, que altera dispositivos da Lei Municipal nº 18.869/ 2021, que instituiu o Programa Recentro. A matéria estava na pauta da votação e foi aprovada, em primeira discussão, pelo plenário da Casa. O parlamentar falou sobre a importância da Câmara Municipal na aprovação de um arcabouço legislativo. "A gente tem a grande expectativa de dar um passo importante para reorganizar o nosso centro e a Câmara terá o seu DNA nessa reorganização”.
Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (18), o vereador Rinaldo Junior (PSB) comemorou a realização dos serviços de drenagem e pavimentação das ruas José Bento Batista e João Bento Batista, em Campo Grande, Zona Norte da cidade, que serão inaugurados na noite de hoje. "Fruto de requerimentos e articulação do nosso mandato, eu subo a esta tribuna cheio de alegria para anunciar que hoje eu estarei presente ao lado do prefeito João Campos, fazendo a entrega tão esperada, de 40 anos, das Ruas João e José Bento Batista, com todo o seu pavimento e toda a sua drenagem", disse. "A obra custou R$ 2 milhões e nós tivemos muita luta e muito trabalho para que ela saísse do papel", afirmou. De acordo com o parlamentar, as obras beneficiam cerca 200 famílias.