Notícias

A Câmara do Recife promoveu nesta terça-feira (25), por iniciativa da vereadora Liana Cirne (PT), uma reunião pública para discutir duas demandas de professores e professoras de educação física que atuam na rede municipal de ensino. A primeira delas foi a falta de professores da área no Ensino Fundamental I da rede pública da capital, que vai do 1º ao 5º ano; a segunda, os relatos de ingerência do sistema que abarca o Conselho Regional de Educação Física de Pernambuco (CREF12/PE) e o Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) em unidades de ensino. Segundo as entidades de classe que participaram do debate, ambas as situações não estão de acordo com a legislação em vigor.

Após intensos debates realizados em duas votações, a Câmara Municipal do Recife aprovou nesta terça-feira (25), a mais importante legislação do planejamento financeiro do Recife para o próximo ano, a Lei Orçamentária Anual (LOA), proposta no projeto de Lei do Executivo (PLE) número 27/2025. O orçamento do município para 2026 foi fixado em R$ 10,5 bilhões, 7,08% acima do previsto para 2025. Esse valor deverá ser aplicado nas diversas áreas da administração pública como assistência social, educação, saúde, saneamento básico, cultura, habitação, previdência social, entre outras. A proposição foi aprovada por unanimidade, mas vereadores da oposição criticaram a rejeição de emendas apresentadas.

Em reuniões que, juntas, duraram mais de cinco horas, nesta terça-feira (25), o plenário da Câmara Municipal do Recife aprovou, em duas votações, o projeto de lei do Executivo (PLE) número 26/2025, que institui o Plano Plurianual (PPA) do Recife para o período de 2026 a 2029. Trata-se de uma das mais importantes leis orçamentárias que contém o planejamento do governo municipal definindo as prioridades, diretrizes e metas da administração pública para os próximos quatro anos. Com a finalidade de aperfeiçoar a proposta, os vereadores e vereadoras apresentaram 925 emendas à proposição, das quais 61 receberam parecer pela aprovação.

As obras programadas para amenizar os efeitos das chuvas, que estão sendo executadas pela Prefeitura do Recife, foram destacadas pelo vereador Júnior de Cleto (PSB), na reunião plenária da Câmara Municipal, nesta terça-feira (25). “No verão, ninguém fala de alagamento, mas a Prefeitura está trabalhando. A gente sabe que os alagamentos no Recife têm causas naturais e humanas, sendo as ações do homem as que mais intensificam o problema. O prefeito João Campos vem encarando este problema de frente, trabalhando com obras de macrodrenagem, alargamento e aprofundamento dos canais, construindo jardins filtrantes e áreas permeáveis, que são estruturas que permitem a infiltração de águas no solo. No bairro do Barro, por exemplo, está sendo construído um parque alagável e eu gostaria de aproveitar a ocasião e parabenizar o prefeito João Campos pela ação”.

O avanço do projeto Distrito Guararapes e da Parceria Público-Privada Morar no Centro, que prometem aliar requalificação urbana, investimento imobiliário e a concessão de parte do centro do Recife à iniciativa privada por 30 anos, foi comemorado pelo vereador Eduardo Mota (PSB) na tribuna da Câmara Municipal. Durante a reunião plenária desta terça-feira (25), o parlamentar classificou como “arrojada” a intervenção da Prefeitura na área . “O Recife deu um passo histórico rumo ao seu renascimento urbano. O projeto ‘Morar no Centro’, apresentado pela Prefeitura do Recife em parceria com o BNDES e o setor privado, é mais que uma obra de requalificação. É uma mudança de paradigma. É uma reconexão da cidade com o seu próprio coração”.

O vereador Eduardo Moura (Novo) ocupou a tribuna da Câmara do Recife durante a reunião plenária desta terça-feira (25) em diversos momentos, para tratar de temas diferentes. No pequeno expediente, logo no início da reunião, ele falou sobre a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) e do Plano Plurianual (PPA), que foram aprovados em plenário. "A LOA define onde o seu dinheiro vai ser colocado no ano que vem, como ele vai ser usado e o PPA define para os próximos quatro anos", disse ele. O parlamentar também destacou, durante a discussão da pauta de votação, dois requerimentos de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) que tratam de votos de aplausos.

A memória do professor e militante pernambucano Edmilson Menezes, falecido em fevereiro de 2021, vítima de covid-19, foi o tema de um discurso proferido pela vereadora Liana Cirne (PT) na tribuna da Câmara do Recife. No pronunciamento, realizado nesta terça-feira (25), quando Menezes completaria 74 anos, a parlamentar destacou a atuação dele na organização política e sindical e não deixou de fazer críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que governava o país durante a pandemia de covid-19. “Foi sob a sua administração que vimos um atraso escandaloso na compra de vacinas, a demora na articulação com laboratórios internacionais, a banalização das mortes, o descaso com os doentes. Professor Edmilson, assim como tantos outros, pagou com sua vida a negligência e a corrupção de um desgoverno que menosprezou a ciência, tratou a pandemia como piada e subestimou o sofrimento da população trabalhadora”.

Durante a reunião Ordinária desta terça-feira (25), o vereador Fred Ferreira (PL) criticou a obra que está sendo realizada pela Prefeitura do Recife na orla de Boa Viagem, Zona Sul. O parlamentar afirmou que um estudo teria sido realizado pela Secretaria Executiva de Parcerias Estratégicas, visando a concessão para a prestação dos serviços públicos de gestão, operação e manutenção da Orla Parque. "Infelizmente, quase R$ 200 milhões estão sendo investidos e, depois desse gasto, a orla de Boa Viagem pode ser privatizada. São essas coisas que a gente tem que replicar, porque somos provocados através das redes sociais", disse.

O vereador Agora é Rubem (PSB) lamentou que os alunos da Escola Municipal da Guabiraba, na Zona Norte, quando terminam o quinto ano do ensino fundamental, não estão sendo acolhidos pela Escola São Cristóvão, que funciona no mesmo prédio, sendo obrigados a se deslocarem até outras escolas como Dom Bosco e Dom Vital, ambas no centro de Casa Amarela. “As crianças que estão prejudicadas têm cerca de nove anos”, disse, na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (25). O vereador explicou que a Escola Municipal da Guabiraba (para alunos do primeiro ao quinto ano) e a Escola Municipal São Cristóvão (do sexto ao nono ano) deveriam funcionar de forma a que a segunda acolhesse os alunos que saem da primeira. Mas isso não vem ocorrendo e está causando problemas às famílias das crianças.

Sob a presidência do vereador Carlos Muniz (PSB), a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal do Recife realizou reunião na manhã desta terça-feira (25), para analisar o processo administrativo número 3975, em desfavor da vereadora Jô Cavalcanti (PSOL). Os denunciantes são os também vereadores Alcides Teixeira Neto (Avante), Alef Collins (PP), Davi Muniz (PSD), Eduardo Moura (Novo), Fred Ferreira (PL), Gilson Machado Filho (PL), Paulo Muniz (PL) e Thiago Medina (PL).