Notícias

Dois projetos apresentados pela Prefeitura estiveram no centro do debate de uma reunião da Comissão de Saúde da Câmara do Recife promovida nesta quinta-feira (4). Presidido pelo vereador Tadeu Calheiros (MDB), o grupo votou favoravelmente ao projetos de lei do Executivo (PLEs) nº 43/2025, que altera a lei municipal nº 18.969/2022, e nº 47/2025, que visa a instituir uma bonificação para preceptores de programas de residência em Medicina de Família e Comunidade e residência multiprofissional em Saúde da Família.

Destinada a homenagear e reconhecer pessoas que se destacaram por serviços relevantes e contribuições significativas para a sociedade, a mais alta comenda do Poder Legislativo Municipal do Recife, a Medalha de Mérito José Mariano, foi entregue ao Major Everaldo Vitor Alves Júnior, por iniciativa do vereador Davi Muniz (PSD). A reunião, em caráter solene, foi realizada na tarde desta quinta-feira (4). “Hoje é um dia muito especial. Faço essa homenagem com muita alegria e com muito respeito. O major tem uma história bonita dentro da Polícia Militar”, disse o parlamentar.

Presidida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife promoveu uma reunião híbrida nesta quinta-feira (4), para votar pareceres concedidos a propostas em tramitação na Casa. Dentre as matérias em discussão, estavam dois projetos de lei do Executivo (PLE) que devem impactar a educação municipal: o PLE nº 45/2025, que cria 300 cargos efetivos de Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE), e o PLE nº 48/2025, que institui o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Recife.

Fundado em 2 de dezembro de 2000, o Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias em Pernambuco (Sindacs-PE) celebrou os 25 anos de história em reunião solene realizada nesta quinta-feira (4), na Câmara Municipal do Recife, por iniciativa do vereador Luiz Eustáquio (PSB). Foram destacados os desafios e as conquistas do sindicato, criado por um grupo predominantemente liderado por mulheres, agentes comunitárias de saúde. A solenidade contou com a presença de profissionais da área e foi presidida pelo vereador Osmar Ricardo (PT),.

Uma pesquisa do Instituto Boa Vista (IBV) sobre o envelhecimento dos homens periféricos do Recife pautou um debate realizado pela Câmara Municipal na tarde desta quarta-feira (3). A reunião pública, promovida por iniciativa do vereador Rinaldo Junior (PSB), girou em torno do estudo “Velhices Masculinas na Periferia do Recife”, apresentado pelo sociólogo e coordenador do IBV Acioli Neto. O presidente da Comissão de Direito da Pessoa Idosa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PE), José Maria Silva, também participou do evento.

O português diplomata de carreira, Francisco Carlos Duarte Azevedo, é o mais novo cidadão da capital pernambucana. Desde 2022, à frente do Vice-Consulado de Portugal no Recife, Francisco Azevedo assumiu a missão de aproximar ainda mais o seu país do nosso Estado e da nossa cidade. Na manhã desta quarta-feira (3), autoridades e amigos do diplomata puderam prestigiá-lo, na reunião solene para entrega do Título de Cidadão do Recife realizada no plenário da Casa, sob a iniciativa de Samuel Salazar (MDB). O vereador Zé Neto (PSB) presidiu a solenidade.

Criação da Agência Reguladora de Serviços Públicos e de mais 300 cargos efetivos de Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial; instituição do Programa Dinheiro Direto na Escola Recife. Estes são alguns dos assuntos dos projetos de lei do Executivo (PLEs) analisados e aprovados em reuniões de comissões permanentes da Câmara Municipal, nesta quarta-feira (3). Ao todo as comissões de Finanças e Orçamento e Legislação e Justiça se debruçaram sobre oito proposições encaminhadas à Casa pelo prefeito da cidade. Uma outra comissão permanente, a de Planejamento Urbano e Obras, analisou um dos PLEs – o que trata da isenção, remissão e anistia do IPTU e taxas incidentes sobre imóveis interditados.

Avançar na igualdade e na proteção às meninas adolescentes do Recife, destacando a necessidade de melhorias em eixos como saúde, educação, empregabilidade e segurança pública, além do combate à violência sexual, ao racismo e à violência policial. É isso que requer uma carta de reivindicação construída por meninas do projeto Meninas Cidadãs, que esteve no centro dos debates de uma audiência pública promovida na Câmara do Recife por iniciativa da vereadora Jô Cavalcanti (PSOL). O evento aconteceu no plenarinho da Casa de José Mariano na tarde desta terça-feira (2).

A Câmara do Recife rejeitou nesta terça-feira (2) o requerimento nº 12.795/2025, que solicitava a convocação da secretária de Projetos Especiais, Marília Dantas, para prestar informações sobre supostas irregularidades nas obras do Parque Governador Eduardo Campos. O pedido havia sido proposto pelo vereador Eduardo Moura (Novo), que se pronunciou na tribuna sobre esse e outros requerimentos de sua autoria. Os vereadores Rinaldo Junior (PSB), Felipe Alecrim (Novo), Thiago Medina (PL), Gilson Machado Filho (PL) e Júnior de Cleto (PSB) também discutiram a matéria.

As obras da Orla de Boa Viagem e a suspeita de sobrepreço nas compras de mobiliário do equipamento de lazer foram alvo de pronunciamentos na Câmara Municipal do Recife nesta terça-feira (2). Na tribuna da Câmara, o vereador Felipe Alecrim (Novo) levantou o tema ao discursar durante a reunião plenária, mencionando indícios de diferença entre os preços a serem pagos pela Prefeitura e valores cotados no mercado. O vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos) também falou na tribuna – mas para defender a requalificação da Orla.