Prêmio Fernando Figueira homenageia 36 profissionais da saúde

Na noite desta quarta-feira (30), a Câmara Municipal do Recife realizou a sexta edição do “Prêmio Mérito de Saúde Professor Fernando Figueira” para reconhecer, divulgar e incentivar a atuação dos profissionais e entidades ligadas à saúde do município. A comenda está prevista na Lei Municipal nº 17.708/2011, que foi originada em projeto de lei do vereador Gilberto Alves (PSD). Foram 36 homenageados e o evento foi bastante prestigiado. O plenário e as galerias da Casa de José Mariano ficaram lotados. “Sinto-me feliz por ser o autor desta iniciativa, que possibilita a concessão da Medalha Fernando Figueira pelos nobres parlamentares a esses verdadeiros anjos da guarda”, ressaltou Gilberto Alves. O presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques (PSB) conduziu a solenidade.

A mesa da reunião solene foi composta pelo ex-governador de Pernambuco, Roberto Magalhães; o vereador Chico Kiko (PP) e o médico cardiologista Sílvio Hock de Paffer Filho. Em 2012, ao criar o Prêmio Mérito de Saúde Professor Fernando Figueira, a Casa de José Mariano, segundo o vereador Gilberto Alves, fez uma reverência ao médico, pesquisador e professor Fernando Jorge Simão dos Santos Figueira. “Um homem que dedicou sua vida inteira à medicina e ao ensino, incansável na defesa do patrimônio médico de Pernambuco, um idealista. Doutor Fernando Figueira formou novos médicos, despertando em seus corações a atenção especial às crianças. Ele também se dedicou à pesquisa médico-social e foi incansável na assistência aos mais carentes”.

Gilberto Alves citou que o Recife é considerado o maior polo médico do norte nordeste e o segundo maior do país. A capital pernambucana fica atrás apenas de São Paulo. “São mais de 400 hospitais, clínicas, laboratórios e centros de diagnóstico por imagem com mais de oito mil leitos, atendendo a mais de 20 mil pessoas por dia. Os hospitais recifenses são dotados de instalações com equipamentos dos mais avançados no mundo. e não podemos aqui deixar de destacar que alcançamos essa excelência médico-hospitalar graças ao alto padrão de especialização de nossos profissionais da saúde, porque quando pessoas competentes se reúnem mais valiosos são os resultados. Os pernambucanos Amaury de Medeiros, Ulysses Pernambucano, Agamenon Magalhães, Gouveia de Barros, José Correia Picanço (este considerado o patriarca da medicina brasileira), Barros Lima, Ageu Magalhães, Jorge Lobo, Josué de Castro, entre outros notáveis, desbravaram os caminhos da ciência no país”.

O vereador fez questão de enaltecer o legado de Fernando Figueira considerado imensurável. “Temos o Instituto Materno Infantil de Pernambuco (IMIP), hoje Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira; a Fundação de Saúde Amaury de Medeiros (FUSAM); o Laboratório Central de Pernambuco (LACEN); o Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM); o Centro de Oncologia da Faculdade de Ciências Médicas (CEON); a Academia Pernambucana de Medicina; o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (HEMOPE), a Associação Pernambucana de Médicos Generalistas.  Além da Associação Brasileira de Reprodução e Nutrição em Saúde Materno Infantil; a Associação do Diabético Jovem, a Associação Pernambucana de Apoio aos Portadores de Fibrose Cística e a Fundação Alice Figueira de Apoio ao Imip (FAF). Seu reconhecimento ultrapassa as fronteiras nacionais e se estende ao mundo inteiro. Por isso, o Prêmio Mérito de Saúde Professor Fernando Figueira é uma honrosa iniciativa do legislativo municipal aos profissionais da saúde de Pernambuco”.

O parlamentar pontuou que todos os vereadores que compõem a Casa José Mariano reconhecem a importância dos profissionais da saúde e também parabenizou todos os homenageados e homenageadas. “Antes de tudo, o profissional é um cuidador e que, no ato de cuidar, quase sempre se esquece de si, mas jamais se esquece do ser humano que é assistido, sempre pautado pelo respeito e pela ética. Parabéns a todos vocês, mestres da saúde! Recebam os nossos mais sinceros agradecimentos e saibam que estamos juntos nessa caminhada rumo à excelência humana em nossa capital. Fernando figueira nos dizia que: “conscientemente ou não, o homem somente se realiza plenamente quando se esquece de sua individualidade, se eleva e se projeta como parte integrante do imenso corpo social ao qual pertence”.

Após as palavras do vereador Gilberto Alves, a diretora de Comunicação da Câmara Municipal do Recife, Éden Pereira, anunciou os parlamentares e os seus respectivos homenageados. Todos receberam uma medalha e um diploma.

O médico cardiologista Sílvio Hock de Paffer Filho dirigiu-se à tribuna e discursou em nome de todos os homenageados. Disse que ia falar com o coração e que a profissão significa uma grande missão. “A gente talvez tenha uma missão na terra das mais difíceis. Temos que conviver com as dores dos outros. Mas nada mais gratificante do que conseguir curar alguém, receber um muito obrigado da família ou salvar um paciente que estava na UTI. Gostaria de homenagear  a minha família e meus pais pela oportunidade e por terem me tornado médico. E digo aos meus filhos que esse é um caminho árduo. Na maioria das  vezes é abdicar de vários momentos. Quantos finais de semana, Natal, Ano Novo estava no plantão? Mas digo que faria tudo de novo. Essa missão é nobre e não é porque nos retorna uma boa remuneração. Cada vez mais até estamos ganhando menos. Mas a proximidade com o paciente é imensurável”.

Sílvio Hock de Paffer Filho fez questão de ressaltar a importância da educação nas escolas e agradeceu a todos os presentes na Câmara. “Acredito que os vereadores também têm uma missão muito importante. Somos o segundo polo médico, como destacou o vereador Gilberto Alves, e tenho a honra de ser servidor no Recife há 20 anos. A cada um minuto e meio são quatro mortes provenientes do coração e precisamos incentivar nas escolas, especificamente às crianças, que não devem tomar refrigerante, além de ensinar a ressuscitação cardio-pulmonar e nós não fazemos isso nas unidades de ensino. Medidas educativas são mais eficazes do que construir hospitais. Vamos investir na educação. É mais barato do que prevenir a doença. Prevenção é usar a razão. Muito obrigado”.

Ao finalizar o evento, o presidente Eduardo Marques enalteceu o valor dos profissionais de saúde. “Os médicos são verdadeiros anjos em nossas vidas. Nos momentos mais difíceis onde as pessoas que amamos mais precisam, vocês devolvem a saúde. O nosso muito obrigado a todos e todas”.

 

PARLAMENTARES                                                         HOMENAGEADOS (AS)

ADERALDO PINTO                                                   IVAILDA BARBOSA FONSECA

AERTO LUNA                                            CARLOS ALEXANDRE ANTUNES DE BRITO

AIMÉE CARVALHO                                  RUTH CARVALHO FONSECA E ALBUQUERQUE

ALCIDES TEIXEIRA NETO                            GLAUCIUS CASSIANO DO NASCIMENTO

ALINE MARIANO                                           JOSÉ ROGÉRIO SILVA DE HOLANDA

AMARO CIPRIANO MAGUARI                      FERNANDO DE OLIVEIRA MARTORELLI

ANA LÚCIA                                                               MICHAEL VITOR DA SILVA

ANDRÉ RÉGIS                                                   LUCILO ÁVILA PESSOA JÚNIOR

ANTONIO LUIZ NETO                                 VILNEIDE MARIA SANTOS B. DIEGUES SERVA

AUGUSTO CARRERAS                               CLEBER MACIEL DE MORAES PRAZERES

BENJAMIM DA SAÚDE                                  KARLA MARIA SANTOS DE LUCENA

CARLOS GUEIROS                                          RONALDO LESSA ANGELO JÚNIOR

CHICO KIKO                                                 CLÁUDIA CHIARI DE FÉO MAGALHÃES

DAVI MUNIZ                                                         FLÁVIA DA ROCHA FREITAS

EDUARDO CHERA                                    DULCIRENE MARIA GALVÃO MATIAS ERIKSEN

EDUARDO MARQUES                                 ANTÔNIO CARLOS CORTE REAL BRAGA

EDUARDO MARQUES                              MISAEL WANDERLEY DOS SANTOS JÚNIOR

ERIBERTO RAFAEL                                                       UNIMED RECIFE

FRED FERREIRA                                              CARLA NÚBIA NUNES BORGES

GILBERTO ALVES                                           SÍLVIO HOCK DE PAFFER FILHO

GORETTI QUEIROZ                                       DIOGO CORDEIRO DE QUEIROZ SOARES

HÉLIO GUABIRABA                                                      ALESSANDRA FAM

IVAN MORAES                                                              ITAMAR LAGES

JAYME ASFORA                                           ROBERTO MAGALHÃES MELO FILHO

JÚNIOR BOCÃO                                          GUILHERME ANTÔNIO D. RIBEIRO FILHO

MARCOS DI BRIA                                             ANDRÉ CAIRES ALVINO DE LIMA

MICHELE COLLINS                                                FABRÍCIO SOUZA LANDIM

NATÁLIA DE MENUDO GRUPO UNIVERSITÁRIO -GURI

RENATO ANTUNES                                       ADRIANA CARLA PEIXOTO DE ARAÚJO

RICARDO CRUZ                                          JOÃO MARCELO DE SOUZA FIGUEIREDO

RINALDO JUNIOR                                              MARIA LÚCIA BRITO FERREIRA

RODRIGO COUTINHO DÉLIA TEREZA DUARTE BORBA

ROGÉRIO DE LUCCA                                  FABIO EDUARDO R. RABELO FERREIRA

ROMERINHO JATOBÁ                                 CLÁUDIO CAVALCANTI FERREIRA FILHO

SAMUEL SALAZAR                                          SÂMIA EVERUZA F. FERNANDES

WILTON BRITO                                                JOSÉ FERNANDES ARTEIRO NETO

 

Em 30.10.2019 às 20h19.