07

07
Renato Antunes critica instrução normativa da Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife

O vereador Renato Antunes (PSC) criticou a Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife que, segundo ele, emitiu uma instrução normativa sobre o funcionamento das escolas públicas municipais somente 130 dias depois da paralisação das aulas em decorrência da pandemia de covid-19. “Eu não entendi porque essas normas foram publicadas após tantos dias sem aula. Imagino como deve ter ficado a cabeça dos gestores, dos professores, alunos e pais, sem saber como deviam proceder durante esse período”, afirmou, na reunião da Câmara Municipal realizada na manhã desta terça-feira (28), de forma remota, por videoconferência.

Almir Fernando crítica Grande Recife Consórcio de Transporte

O vereador Almir Fernando (PCdoB) denunciou que o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano não está atendendo a contento os moradores da Zona Norte da cidade e acusou a Empresa Caxangá de ter reduzido o número de ônibus, motoristas e fiscais, que atendiam aquela região. “Falo, sobretudo, em nome da comunidade do Córrego José Grande, que é servido por apenas um ônibus. O carro demora a passar e assim mesmo só anda lotado. Faço um apelo para que o Consórcio melhore esse atendimento, pois a precariedade termina provocando aglomerações nos terminais neste momento de pandemia de covid-19”, disse, na reunião realizada na manhã desta terça-feira (28), de forma remota, por videoconferência.

Augusto Carreras pede campanhas educativas na pós-pandemia

Campanhas educativas massivas para transformar alunos da rede municipal em multiplicadores de conhecimento em suas famílias e comunidade, no combate ao coronavírus, enquanto não há uma vacina eficaz e segura, foi a proposta feita pelo vereador Augusto Carreras (PSB), na manhã desta terça-feira (28), na reunião ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência. Ele conclamou as Secretarias de Educação e de Saúde a trabalharem juntas e de forma integrada no pós-pandemia.

Aderaldo Pinto agradece obras realizadas na Vila Santa Luzia

Fruto de emendas parlamentares indicadas pelo deputado federal Danilo Cabral e do trabalho da Prefeitura do Recife, a Vila Santa Luzia recebeu obras necessárias e embelezadoras para a comunidade. E por isso mereceu agradecimentos do vereador Aderaldo Pinto (PSB), que relatou na reunião ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, na manhã desta terça-feira (28), que algumas ruas receberam melhorias, bem como a praça Gregório Bezerra, próxima à Upinha da Vila.

Almir Fernando agradece melhoria de abastecimento de água na Zona Norte

A melhoria do abastecimento de água nas comunidades da Zona Norte do Recife foi enaltecido pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), lembrando que ainda não era ideal, mas já era um alívio para os milhares de moradores daqueles bairros. Ele disse na reunião ordinária da Câmara do Recife, na manhã desta terça-feira (28), por videoconferência, que a melhoria era bem vinda. Ao mesmo tempo reivindicou ao Grande Recife Consórcio de Transporte a retomada de linha de ônibus, e de linhas alimentadoras suprimidas de diversas comunidades, também na Zona Norte.

Rinaldo Junior comenta normativa da Secretaria de Educação

Uma instrução normativa da Secretaria Municipal de Educação foi alvo de debate na Câmara do Recife nesta terça-feira (28). O documento, de nº 02/2020, foi publicado no Diário Oficial no último sábado (25) e trata dos procedimentos para realização das atividades pedagógicas não presenciais na rede pública de ensino da capital no período da pandemia de covid-19. Durante a discussão, o vereador Rinaldo Junior (PSB) destacou a necessidade de aprofundar o debate a respeito da normativa e sobre o retorno às aulas.

João da Costa elogia gestão do prefeito Geraldo Julio durante a pandemia

O vereador João da Costa (PT) elogiou a gestão do prefeito Geraldo Julio que, em seu entendimento, vem realizando obras que priorizam a população do Recife nas comunidades da periferia, além de estar enfrentando com sucesso a pandemia de covid-19. “Faço este reconhecimento porque o prefeito poderia ser criticado se fosse omisso ou nada tivesse feito neste período tão difícil da vida brasileira. Mas, ele fez e é injusto criticá-lo, aqui nesta Casa, aproveitando-se de um movimento nacional que visa desacreditar prefeitos e governadores ”, afirmou na reunião realizada na manhã desta terça-feira (28), de forma remota, por videoconferência.

Fred Ferreira pede atenção do governo do Estado para os profissionais de eventos

O vereador Fred Ferreira (PSC) fez questão de pedir ao governo estadual, durante reunião da Câmara do Recife, transmitida de forma remota, na manhã desta terça-feira (28), ajuda para que os profissionais que trabalham com eventos enfrentem o momento atual, em que ainda não há uma sinalização para a volta às atividades. “ A gente sabe da realidade das pessoas de cada categoria, de cada serviço. Quero clamar ao governo do Estado, como parlamentar, para olhar para essas pessoas e dar atenção”.

Davi Muniz agradece Prefeitura por obras na Várzea

Na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, transmitida por videoconferência, nesta terça-feira (28), o vereador Davi Muniz (PSB) fez um agradecimento ao prefeito Geraldo Julio por três obras que serão executadas no bairro da Várzea. O parlamentar salientou que mesmo em um momento de pandemia, o prefeito tem se colocado à disposição da população. “Parabenizo pela atitude de Geraldo Julio e a secretaria de Obras, justamente em um momento em que o mundo passa por dificuldades”.

Fred Ferreira questiona atuação municipal no enfrentamento à covid-19

Após críticas do prefeito Geraldo Julio ao Governo Federal – na semana passada, o chefe do Executivo municipal se queixou da falta de apoio ao combate contra a covid-19 –, o vereador Fred Ferreira (PSC) se pronunciou para comentar a atuação da gestão socialista durante a pandemia. Em um discurso proferido nesta terça-feira (28), na reunião ordinária remota da Câmara do Recife, o parlamentar questionou a necessidade de construção de sete hospitais de campanha na capital para o enfrentamento ao novo coronavírus.

Rinaldo Junior responde a questionamento de Fred Ferreira sobre criação de hospitais

O vereador Rinaldo Junior (PSB) respondeu a uma pergunta feita pelo vereador Fred Ferreira (PSC) nesta terça-feira (28) sobre as ações da Prefeitura do Recife no combate ao novo coronavírus. "Para que sete hospitais de campanha?", questionou Ferreira em um discurso crítico à Prefeitura. Vice-líder do governo, Rinaldo Junior relatou a necessidade da criação das unidades de saúde para salvar vidas durante a pandemia da covid-19, apresentou dados e informações contundentes. O assunto gerou um grande debate na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, transmitida por videoconferência.

Comissão de Legislação e Justiça analisa 18 propostas

As reuniões da Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife passarão a ser realizadas a cada quinze dias, em modo remoto, por videoconferência. A decisão foi tomada pelo colegiado na manhã desta quinta-feira (30), durante encontro da Comissão, presidida pelo vereador Aerto Luna (PSB). Na ocasião foram analisadas 18 proposições, entre projetos de lei e decretos legislativos, das quais 10 foram aprovadas. Participaram os vereadores Samuel Salazar (MDB), Almir Fernando (PCdoB), Renato Antunes (PSC), e Eriberto Rafael (PP). O PLO 5/2020, de autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL), proibindo acúmulo de funções por motoristas de ônibus, mereceu destaque na discussão entre os membros, tendo sido aprovado pela Comissão.

Comissão de Finanças e Orçamento aprova pareceres a 19 projetos

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara do Recife promoveu uma reunião nesta quinta-feira, por meio de videoconferência, para discutir os pareceres a 22 projetos que tramitam na Casa. Presidido pelo vereador Eriberto Rafael (PP), o grupo aprovou 19 das matérias analisadas.

Câmara do Recife retoma as atividades presenciais

A Comissão Executiva da Câmara Municipal do Recife divulgou a resolução número 197/2020, que institui o protocolo de retomada das atividades presenciais na Casa, a partir desta segunda-feira (03), considerando a adoção de uma série de medidas de segurança. Já as reuniões ordinárias, extraordinárias e de comissões continuarão ocorrendo de forma remota, por videoconferência. O Poder Legislativo, desde o dia 24 de março, manteve em funcionamento presencial apenas os departamentos essenciais, com regime de rodízio entre os servidores. Os demais funcionários trabalharam em home office. Tais medidas ocorreram por força do decreto de calamidade pública, declarada pelo Governo do Estado em virtude da pandemia de covid-19.