2020

A vereadora Michele Collins (PP) discutiu cinco requerimentos de sua autoria, durante reunião da Câmara Municipal realizada por meio de videoconferência, nesta terça-feira (26). O primeiro, de número 1963/2020, diz respeito ao Portal da Transparência. “O objetivo é que seja detalhado no Portal, no campo covid-19, as publicações no Diário Oficial referentes aos processos relativos às dispensas de licitação para aquisição de equipamentos médico-hospitalares, medicamentos, serviços, entre outros. Precisamos de mais clareza e não somente saber o quanto foi gasto”.

O vereador Chico Kiko (PP) anunciou, na reunião ordinária da Câmara Municipal, realizada nesta terça-feira (26) por meio de videoconferência, que se encontra em tramitação o projeto de lei de sua autoria (PLO 83/20200), que torna obrigatória a presença de um a dois caixas eletrônicos que aceitem depósitos em dinheiro sem envelope em todas as agências bancárias situadas no Recife. “As filas estão cada vez maiores e a medida visa combater o golpe dos envelopes vazios”, salientou o parlamentar.

Presidente da Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) celebrou nesta terça-feira (26) a marca de mil pessoas recuperadas da covid-19 em Pernambuco. O número, registrado na semana passada, foi repercutido pelo parlamentar durante a reunião ordinária da Câmara do Recife, realizada por videoconferência. Na ocasião, ele reforçou o apelo, lançado em seus discursos recentes, pela testagem em massa da população como um instrumento de controle do coronavírus.

O vereador Hélio Guabiraba (PSB) anunciou que as obras de iluminação pública na BR-101, no trecho que vai do bairro da Guabiraba ao da Cidade Universitária, na Zona Norte do Recife, estão em fase de conclusão. “Foi resultado de um requerimento de minha autoria, que apresentei no ano passado, ao secretário de Infraestrutura do Recife, Roberto Gusmão, e à presidente da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), Marília Dantas. Na ocasião, fomos bem atendidos e agora vejo o trabalho sendo realizado. Por isso, quero registrar os meus agradecimentos”, disse, na reunião ordinária realizada na manhã desta terça-feira (26), de forma remota, por videoconferência.

Ao discursar na reunião ordinária realizada de forma remota, por videoconferência, na manhã desta terça-feira (26), o vereador Ivan Moraes (PSOL) abordou dois temas: a votação da Lei de Emergência Cultural, que está ocorrendo na Câmara dos Deputados; e a decisão da Prefeitura do Recife, que voltou atrás e não vai mais receitar o medicamento hidroxicloroquina no tratamento de doentes da covid-19 nos hospitais públicos municipais.

O grupo “Empresários por Pernambuco” foi alvo de elogios do vereador André Régis (PSDB) nesta terça-feira (26). Durante a reunião ordinária da Câmara do Recife, realizada por videoconferência, o parlamentar destacou os esforços das quatro empresas que compõem o projeto para mitigar as consequências da pandemia de covid-19 no Estado.

Durante a reunião ordinária da Câmara do Recife, realizada por meio de videoconferência, nesta segunda-feira (25), foi aprovado em primeira votação, o projeto de lei nº 74/2020, de autoria do vereador Augusto Carreras (PSB). A medida estabelece critérios de transparência relativos à cobrança e ao desconto nas mensalidades pelos estabelecimentos de ensino privado durante a pandemia do novo coronavírus, no Recife.

O fortalecimento das ações de proteção a crianças e adolescentes do Recife durante a pandemia de covid-19 foi tema de uma reunião da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal nesta segunda-feira (25). Por meio de videoconferência, os membros do grupo promoveram um debate com integrantes de organizações sociais e do Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica). A Comissão de Direitos Humanos é presidida pela vereadora Michele Collins (PP).

Um aplicativo web criado para atender pessoas infectadas ou não e que estejam em dúvidas sobre sintomas da covid-19, e como agir nesse momento. Trata-se do Atende em Casa, desenvolvido pela Prefeitura do Recife e Governo do Estado, que mereceu elogios do vereador Amaro Cipriano Maguari (PP), durante reunião ordinária da Câmara do Recife, realizada por videoconferência, na manhã desta segunda-feira (25). A ferramenta proporciona às pessoas com sintomas obterem orientações virtuais.

Na tarde desta segunda-feira (25), o vereador Ivan Moraes (PSOL) teceu críticas em relação ao que considera falta de transparência da Prefeitura com despesas públicas no enfrentamento ao novo coronavírus. O pronunciamento foi feito durante reunião ordinária da Câmara do Recife, transmitida por meio de videoconferência. “É um momento de compreender a seriedade de cada instituição, nesse momento. Cabe ao Executivo gerir, executar políticas públicas necessárias e dar transparência a todos os seus atos. Cabe ao Legislativo fiscalizar, propor e votar projetos de lei e aos órgãos de controle fazerem sua tarefa de analisar cada custo e cobrar da Prefeitura”.