Alegando fazer uma crítica construtiva ao enfrentamento da pandemia de covid-19, por parte da Prefeitura do Recife, o vereador André Régis (PSDB) alertou que este é o momento de o poder público estar discutindo o passo a passo para a flexibilização das regras de confinamento social. “É preciso se fazer um debate amplo com os diversos segmentos econômicos, sobretudo com os empresários, como donos de restaurantes e outros comerciantes, para que eles se preparem para o novo momento econômico. Eles serão impactados com a abertura desse período e essa discussão não pode ser deixada para um uma ocasião posterior. A flexibilização vai precisar de regras mínimas e bem definidas”, disse, em reunião ordinária realizada por videoconferência, na manhã desta terça-feira, 28.
As recentes demissões dos ex-ministros Henrique Mandetta e Sérgio Moro no governo federal preocuparam o vereador Rodrigo Coutinho (SD). O parlamentar fez uma abordagem sobre o tema, durante reunião ordinária por videoconferência realizada na manhã desta terça-feira (28). “No segundo turno votei em Jair Bolsonaro e não me arrependo. Nessa última semana fiquei preocupado com as demissões, pois o presidente tinha um time excelente com o Mandetta e Moro. A gente precisa, de fato, ter um governo que não tenha instabilidade política no nosso dia a dia para que a gente consiga sair juntos dessa crise, independentemente de partido a ou b”.
O vereador Jairo Britto (PT) criticou as recentes ações políticas adotadas pelo presidente Jair Bolsonaro, por não ajudarem ao país a atravessar a pandemia de covid-19 com serenidade. Criticou também colegas que saíram em defesa do governo Federal, durante a reunião ordinária realizada por videoconferência, na manhã desta terça-feira (28), alertando que não se pode estabelecer a volta da economia de qualquer maneira. Segundo ele não é possível simplificar as críticas a governos passados, e lembrou que o pais está enfrentando a crise com as reservas cambiais que o governo do Partido dos Trabalhadores (PT) deixou, e que é criticado pelos que apoiam o governo atual.
O funcionalismo público não pode “ficar em casa trancado com geladeira cheia, assistindo a crise enquanto milhões de brasileiros estão perdendo emprego.” Essa frase, do ministro da Economia Paulo Guedes, motivou um discurso do vereador Luiz Eustáquio (PSB) nesta terça-feira (28). Durante a reunião ordinária da Câmara do Recife, realizada por meio de videoconferência, o parlamentar criticou o ministro e lembrou que “são os servidores públicos que estão na linha de frente contra o coronavírus.”
Durante reunião ordinária realizada por meio de videoconferência, na manhã desta terça-feira (28), o vereador Ivan Moraes (PSOL) abordou três assuntos. O primeiro tema foi em relação ao governo Federal. “A gestão de [Jair] Bolsonaro tem que acabar. Ela é perversa. E agora, ficou mais claro, com o anúncio de Alexandre Ramagem para a Polícia Federal: um policial que foi segurança de Bolsonaro e que passou o réveillon com os filhos do presidente. Bolsonaro tem que sair, seja por impeachment, seja por renúncia”.
Fazer um apelo ao governador Paulo Câmara pela preservação dos empregos de duas categorias em meio à crise de covid-19. Foi esse o objetivo de um discurso feito pelo vereador Rinaldo Junior (PSB), durante a reunião ordinária da Câmara do Recife realizada virtualmente nesta terça-feira (28). Ao chefe do Executivo de Pernambuco, o parlamentar dirigiu pleitos dos trabalhadores rodoviários e dos auxiliares de serviços gerais terceirizados que prestam serviços ao Estado.
Em virtude da pandemia de covid-19, a vereadora Michele Collins (PP), preocupada com algumas categorias, tais como as de servidores públicos das áreas de saúde e assistência social, solicitou a dispensa da cobrança de Zona Azul, através do requerimento de número 1279/2020. Durante a reunião ordinária realizada por videoconferência, na manhã desta terça-feira (28), ela solicitou ainda, através do requerimento 1276/2020, para alterar a resolução que instituiu o sistema de deliberação remota da Câmara do Recife, em virtude do volume de proposições.
O vereador Ivan Moraes (PSOL) fez questão de discutir 14 requerimentos de sua autoria, durante reunião ordinária realizada por videoconferência, nesta terça-feira (28). Todas as proposições são demandas do setor da cultura e serão direcionadas à secretaria municipal. “A cultura precisa sobreviver porque é parte integrante da nossa cidade. Traz a ideia de representação porque é um direito humano. Aqui, no Recife, ela é parte importantíssima e as milhares de pessoas que fazem parte da cultura não podem ficar desassistidas”.
O uso de máscara como forma de prevenir a disseminação de covid-19. Foi esse o tema do discurso proferido pelo vereador Chico Kiko (PP) na reunião ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (28). Durante a reunião, que foi realizada por meio de videoconferência, o parlamentar pediu aos colegas que reforcem a importância do equipamento de segurança junto à população.
A classe artística está sem condições de trabalho em virtude da pandemia de covid-19 e contou com o apoio da vereadora Aline Mariano (PP). Ela pediu, durante reunião ordinária realizada por videoconferência, na manhã desta terça-feira (28), o apoio da Prefeitura do Recife e dos colegas parlamentares para que subscrevam as solicitações feitas sobre o assunto para serem encaminhadas ao poder público. Ela sugeriu ainda uma audiência com a Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura do Recife.