2020

Instalada na Câmara do Recife para averiguar as ações de combate à pandemia da covid-19, a Comissão Interpartidária de Acompanhamento do Comitê de Crise promoveu sua primeira reunião nesta quinta-feira (19). O grupo, que é presidido pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB), discutiu temas relativos à contenção do novo coronavírus na capital pernambucana, em preparação para um encontro que acontece com o prefeito Geraldo Julio nesta sexta-feira (20).

O vereador Jayme Asfora (sem partido) destacou a elaboração de um requerimento sugerindo quatro medidas que, segundo ele, podem minorar a crise econômica que se anuncia, resultante do isolamento proposto para prevenir o novo coronavírus. Ele disse, na manhã desta quarta-feira (18), durante reunião plenária na Câmara Municipal, que o Recife já se apresenta com ruas esvaziadas e acredita que as medidas sugeridas podem evitar o colapso das atividades econômicas na cidade ou, pelo menos, ajudar nesse processo.

Em meio à pandemia da covid-19, doença que provocou a antecipação das férias escolares no Recife, a Prefeitura passou a distribuir kits de alimentação para pais de alunos matriculados na rede, como forma de garantir a merenda. Na Câmara Municipal, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) elogiou a medida em um discurso proferido nesta quarta-feira (18), mas pediu que gestores e funcionários das escolas fossem dispensados da logística da entrega dos kits.

A transferência dos recursos, da ordem de R$ 2 bilhões, do Fundo Eleitoral, que é distribuído entre partidos políticos para realização de campanhas eleitorais, no entender do vereador Augusto Carreras (PSB), deve ser integral para ajudar no combate à pandemia gerada pelo novo coronavírus. Ele fez esta sugestão, na reunião ordinária realizada na manhã dessa quarta-feira (18), na Câmara do Recife, quando solicitou aos colegas parlamentares que se engajem nesse pleito, falando com os deputados federais de suas bancadas, no sentido de que eles encampem a sugestão. “A situação é grave e esse dinheiro pode ser usado para montar hospitais de campanha, UTIS, comprar respiradores e outros equipamentos, bem como medicamentos”.

Para ter uma participação mais efetiva nas decisões de enfrentamento à pandemia do coronavírus no Recife, a Câmara Municipal instalou a Comissão Interpartidária de Acompanhamento do Comitê de Crise na manhã desta quarta-feira (18). “Desejo muito trabalho a todos vocês e espero que continuem, da mesma forma, com altivez e vontade de lutar e trazer o que há de melhor para o povo”, disse o presidente da Casa de José Mariano, vereador Eduardo Marques (PSB).

O vereador Rinaldo Junior (PSB) apresentou, nesta quarta-feira (18), o projeto de lei de sua autoria que propõe suspender os cortes de água e energia elétrica no Recife, durante 120 dias. Com a ampliação do contágio do novo coronavírus, o parlamentar acredita que a matéria seria uma forma de contribuição, tanto por parte do município, como da Câmara Municipal do Recife. “É garantir o acesso à água e energia para a nossa população porque todos nós sabemos que são dois itens essenciais. E para quem vai permanecer em casa, e não vai poder sair, seria fundamental”.

Na manhã desta quarta-feira (18), o vereador Ivan Moraes (PSOL) fez pronunciamento, no plenário, citando possibilidades de ações que poderão ser tomadas diante da proliferação do novo coronavírus. “Não estamos em um momento corriqueiro e, sim, especial da humanidade que requer medidas corajosas e responsáveis. Poderíamos contribuir com grupos de trabalho para enfrentar essa pandemia e já temos sugerido uma série de medidas à Prefeitura”.

Um apelo para que a Câmara Municipal do Recife encontre um modelo de funcionamento para que as atividades parlamentares não sejam paralisadas, durante o período que durar a quarentena visando conter o conoravírus, foi feito pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB). “É preciso que o presidente desta Casa, vereador Eduardo Marques (PSB), e o primeiro-secretário, vereador Romerinho Jatobá (PROS), definam um modelo para que possamos continuar exercendo nossas atividades”, disse, na reunião ordinária desta quarta-feira (18).

A necessidade de utilização de recursos do Fundo Eleitoral, que somam neste ano R$ 2 bilhões, nos esforços de combate à pandemia do novo coronavírus foi tema de debate na Câmara do Recife nesta quarta-feira (18). Após discurso do vereador Augusto Carreras (PSB), que defendeu a realocação do montante, o vereador Renato Antunes (PSC) subiu à tribuna da Casa para demonstrar apoio à causa. “Recursos devem ser utilizados onde devem.”

Depois de uma hora e meia de palestra, em que fez uma exposição didática sobre o novo coronavírus (Covid-19), formas de contágio, ações de mitigação da pandemia no Recife e comparações com as experiências de outros países no enfrentamento à doença, o secretário de Saúde, Jailson Correia, se colocou à disposição dos vereadores para responder perguntas e tirar dúvidas. Ele esteve no plenário da Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (17), para compartilhar com o Poder Legislativo as ações que a Prefeitura do Recife vem adotando para conter a pandemia.