O vereador Aerto Luna (PSB) pediu apoio dos colegas parlamentares para aprovar o projeto de lei número 18/2020, que declara o Instituto de Apoio Socioassistencial de Pernambuco (IASPE) em entidade de utilidade pública. E ele conseguiu. O plenário da Câmara do Recife aprovou, em segunda votação, na tarde desta terça-feira (10), a proposta do vereador.
Da mesma forma que o carnaval ou o São João, festas que acontecem todos os anos, o vereador Ivan Moraes (PSOL) chamou atenção para o fato de que as chuvas no Recife também acontecem todos os anos. Por isso, segundo ele argumentou na tarde desta terça-feira (10), na Câmara Municipal, a Prefeitura da cidade precisa se antecipar e fazer as obras de infraestrutura necessárias para proteger as comunidades, especialmente aquelas onde ainda não foram feitas obras. “As chuvas fazem parte de nosso calendário, mas obras nem sempre. Por isso nosso mandato quer conhecer esses locais e está convidando a população a participar através da #AntesQueChova”.
O Partido Socialista Brasileiro ganhou mais uma filiada dentre os parlamentares da Câmara Municipal do Recife. A vereadora Goretti Queiroz, que antes pertencia ao Partido Liberal, assinou sua ficha de filiação ao PSB nesta terça-feira (10). À tarde, durante a reunião plenária, a nova socialista repercutiu a novidade na tribuna da Casa de José Mariano.
O Dia Internacional da Mulher ficou marcado quando operárias de uma fábrica de tecidos fizeram uma grande greve, na cidade norte-americana de Nova Iorque, em 8 de marco de 1857. Elas ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência e aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas. Desde então, o dia virou um marco na luta em defesa das mulheres e a vereadora Michele Collins (PP) enalteceu a data, na Câmara, com a realização de uma reunião solene, na manhã desta terça-feira (10). Na ocasião, 47 foram homenageadas. O vereador Chico Kiko (PP) presidiu a solenidade.
A vereadora Michele Collins parabenizou as mulheres pela passagem do Dia Internacional da Mulher, neste domingo, e aproveitou a ocasião para destacar a necessidade de combater as formas de violência praticadas. A parlamentar ressaltou que a Semana Municipal de Combate ao Feminicídio tem inicio nesta segunda-feira (9) e é definida pela lei 18.477/18, de sua autoria. Lembrou, na Câmara do Recife, que o feminicídio foi definido pela lei 13.104, de 9/3/2015, e desde então passou a ser tipificado assim, o crime cometido contra a mulher em situação de violência doméstica e familiar, ou de menosprezo ou discriminação à condição de mulher.
O lançamento e a consulta pública para construção do Plano Municipal para a Primeira Infância levou o vereador Eriberto Rafael (PTC) a convidar a população a participar desse evento. Ele disse na tarde desta segunda-feira (09), na Câmara do Recife , que o plano é o segundo passo após a instituição do Marco Legal da Primeira Infância, aprovado em 2018 por esta Casa. O Recife tem 125 mil crianças nesta faixa etária, a consulta vai até final de março e qualquer pessoa pode participar enviando sugestões para o site consultas.colab.re/primeirainfanciarecife.
O Dia Internacional da Mulher, celebrado no último domingo (8), foi lembrado pelo vereador Hélio Guabiraba (sem partido) durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (9). Em seu discurso de homenagem às mulheres, o parlamentar não deixou de citar os desafios que elas ainda enfrentam no dia a dia.
Foi aprovado em primeira votação na Câmara Municipal do Recife o projeto de lei número 268/ 2019, de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que cria a Semana Municipal de Prevenção e Conscientização contra Violência e Maus-Tratos às Pessoas com Deficiência. Antes da votação, na tarde desta segunda-feira (09), a parlamentar ocupou a tribuna da Casa e defendeu a iniciativa. “Esse projeto tem um caráter educativo e multiplicador de boas práticas e ações”, afirmou.
“Vimos no que é que dá quando o poder público resolve lidar com uma questão complexa achando que pode resolvê-la de forma simples.” Com essas palavras, o vereador Ivan Moraes (PSOL) descreveu sua impressão a respeito dos casos de violência registrados no último sábado (7) após uma partida entre Sport e Santa Cruz na Ilha do Retiro. Da tribuna da Câmara do Recife, o parlamentar afirmou nesta segunda-feira (9) que a política de extinção formal das torcidas organizadas falhou no objetivo de prevenir crimes.
O vereador Samuel Salazar (MDB) saudou os alunos do primeiro ano de Direito da faculdade Esuda, que acompanhavam das galerias a reunião plenária. Eles vieram à Câmara do Recife, no início da tarde desta segunda-feira (9), para participar de visita e conhecer o funcionamento da Casa. Ele também parabenizou a nomeação, na semana passada, de Thiago Pontes para a superintendência do MetroRec. O indicado, aliás, já foi diretor da instituição.