Academia Pernambucana de Química é declarada de Utilidade Pública no Recife

A Academia Pernambucana de Química (APQ) agora é oficialmente uma empresa de Utilidade Pública do Recife. A lei municipal nº 18.893/2021, de autoria do vereador Zé Neto (PROS), foi sancionada pela Prefeitura do Recife e concede à entidade incentivos, auxílios, isenções fiscais e a possibilidade de recebimento de doações e subvenções.

A APQ é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 2006 com sede na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife,  e que atua na defesa dos direitos sociais. Recentemente, em parceria com o Conselho Regional de Química e outras instituições, ofereceu auxílio técnico e logístico para a produção de álcool líquido e glicerinado 70% para doação a unidades de saúde e entidades filantrópicas.

“A potencialidade infecciosa da covid-19 persuadiu a comunidade científica a preconizar medidas profiláticas, uma destas foi o reforço das higienes pessoal e ambiental. Assim, a atuação dos profissionais de química mobilizou o meio científico e a sociedade, formando uma ampla rede de fabricação de produtos, elaboração de pesquisas, desenvolvimento de novos equipamentos e buscas por dados os mais acurados possíveis”, reforçou o autor da lei.

Para Zé Neto, é importante os Poderes Municipais reconhecerem a atuação de entidades que fizeram e fazem a diferença para a cidade. “O trabalho realizado pelos químicos atende ao propósito de orientar a Administração Pública Municipal a selecionar as estratégias mais eficientes para combater a covid-19, observados os limites da realidade local. Ao receber o título de Utilidade Pública, a Academia Pernambucana de Química poderá aperfeiçoar suas atividades e seguir como importante aliada da Ciência”.

 

Em 25.01.2022