Aderaldo Pinto quer instituir programa de fornecimento de fraldas geriátricas

Garantir a dignidade física e moral de idosos de baixa renda que enfrentam doenças debilitantes. Foi com esse objetivo que o vereador licenciado Aderaldo Pinto (PSB) apresentou o projeto de lei nº 286/2021, que visa a instituir um programa de fornecimento de fraldas geriátricas no Recife. Caso a proposta seja aprovada pelo plenário da Câmara Municipal e sancionada pelo Poder Executivo, idosos nessas condições poderão receber 120 itens desse tipo por mês, o equivalente a quatro unidades por dia.

Apenas poderão participar do programa idosos acamados com renda familiar individual não superior a um salário mínimo por mês. Para ter acesso ao município, será preciso apresentar uma série de documentos comprobatórios, como o atestado médico que comprova a existência de enfermidade e uma receita indicando a necessidade de uso de fraldas.

"A fralda geriátrica é um produto fundamental para a manutenção da higiene e para a garantia do bem-estar dos idosos acamados com problemas de saúde como mal de Alzheimer, ou após a ocorrência de um AVC, por exemplo", explica Aderaldo Pinto no texto de justificativa do projeto. "Trata-se de um item essencial que faz parte da higiene básica de muitas famílias do município do Recife que não possuem um orçamento mensal adequado para arcar com as despesas desse produto".

A matéria se encontra sob a análise nas comissões de Legislação e Justiça, de Finanças e Orçamento e de Saúde. Em seguida, deverá ser votada pela totalidade dos vereadores no plenário da Casa de José Mariano.

Em 04.01.2022