Alcides Cardoso concede voto de aplauso ao Iphan

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) declarou o Forró como patrimônio cultural imaterial do Brasil. A decisão, tomada pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural da entidade, em dezembro do ano passado, recebeu um voto de aplauso da Câmara do Recife, aprovado por unanimidade, por iniciativa do vereador Alcides Cardoso (DEM).
“Este voto de aplauso visa a reconhecer a importância da decisão do Iphan, que analisou a proposta e aprovou o Forró como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, além de ter classificado o referido ritmo como um super gênero, pela sua abrangência e por agrupar expressões musicais diversas como o baião, o xote, o arrasta-pé, o xaxado, o coco, o forró e a toada”, justificou o autor do requerimento.
O pedido de consideração de registro das matrizes tradicionais do Forró foi encaminhado ao Iphan em 2011 pela Associação Cultural Balaio do Nordeste e pelo Fórum Forró de Raiz, ambos da Paraíba, sendo endossada, num abaixo assinado, por 423 assinaturas de forrozeiros de todo o Brasil. A partir disso, comunidades de todo país reuniram documentos relacionados e registros audiovisuais para montarem um dossiê do pedido.
Em 2019, o Iphan iniciou uma pesquisa nos nove estados do Nordeste, além do Distrito Federal, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo para entender e identificar como se expressa o super gênero musical nesses locais, com a identificação de festivais sobre a expressão musical. O Forró é o 52º bem registrado no país, e outros gêneros já foram reconhecidos como patrimônios imateriais. O primeiro deles foi o Samba de Roda do Recôncavo Baiano. O Jongo no Sudeste, o Frevo em Pernambuco, o Tambor de Crioula, as Matrizes do Samba no Rio de Janeiro, o Fandango Caiçara, o Carimbó, o Maracatu Nação e o Maracatu do Baque Solto também fazem parte da lista. 
O reconhecimento do Forró como Patrimônio Imaterial aconteceu a apenas quatro dias do Dia do Forró, celebrado anualmente em 13 de dezembro, dia do nascimento de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.
Em 17.01.2022