Almir Fernando celebra futebol de várzea
Na justificativa da proposta, o parlamentar destaca que o nome “várzea” é uma gíria popular atribuída a pouca estrutura ou apoio, seja em relação a profissionais ou a campo e que o termo surgiu no Estado de São Paulo quando meninos jogavam às margens do Rio Tietê, antes mesmo de se tornar um esporte profissional.
“Dentre todas as modalidades praticadas pelos quatro cantos do Brasil, o futebol desponta com larga folga na preferência da população esportivamente ativa. Trata-se de um esporte praticado nos campos de bairros, vilas e favelas, que não possui muita estrutura. Os times de Futebol de Várzea praticamente pagam para jogar, especialmente quando têm campeonatos, uma vez que a maioria possui poucos patrocinadores, o que leva os jogadores a ter que desembolsar dinheiro para manter vivo o sonho”, justifica.
Almir Fernando destaca ainda que o futebol de várzea é uma categoria capaz de revelar grandes profissionais, que acabam se transformando em jogadores de grandes times, além de contribuir para reduzir a vulnerabilidade social nos bairros. “Apesar de o Brasil ser conhecido como o país do futebol, a categoria varzeana trava uma briga constante para se manter viva e alimentando paixões, longe dos holofotes da mídia”.
Em 03.01.2022.