Placas informativas nas academias públicas do Recife para mostrar importância de atividades físicas
O projeto de lei é destinado às academias de ginástica localizadas em parques, áreas de lazer, praças e demais espaços públicos assemelhados.
Além disso, as placas informativas devem destacar a importância da orientação médica antes da prática de atividades físicas; esclarecimentos e as ilustrações para a realização de cada exercício físico, em cada maquinário. Elas devem, ainda, conter orientações escritas na língua portuguesa e em braile e serem instaladas em locais visíveis e acessíveis aos usuários.
A vereadora Ana Lúcia ressalta, no texto da matéria, a relevância da atividade física regular para prevenir e controlar doenças cardíacas, diabetes tipo 2, câncer, e também depressão, ansiedade, redução no declínio cognitivo, melhora da memória ao exercitar a saúde do cérebro. "Estima-se que até 5 milhões de mortes por ano no mundo poderiam ser evitadas se a população global fosse mais ativa. De acordo com o Ministério da Saúde, dados de 2019 mostram que, no Brasil, 44,8% da população não realiza o mínimo de atividade física recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS)", justifica.
A parlamentar afirma a recomendação de atividades físicas para adultos quando não há a contraindicação. "A estimativa é de que a inatividade física seja responsável por 15% das internações no Sistema Único de Saúde (SUS). O propósito é promover uma vida mais saudável para a nossa população", diz.
Em 12.01.2022