Andreza Romero quer instituir a Política Municipal de Vacinação contra a Leishmaniose Animal

A vereadora Andreza Romero (PP) quer criar a “Política Municipal de Vacinação contra a Leishmaniose Animal” no Recife. A proposta, contida no projeto de lei Ordinária de número 293/2021 de autoria da parlamentar, visa instituir uma campanha contra a doença, tendo em vista a alta taxa de mortalidade animal causada pela leishmaniose. A matéria foi apresentada em plenário e aguarda o prazo de recebimento de emendas.

De acordo com a proposição, o Poder Público municipal tratará da campanha de divulgação, tendo como principais metas a elucidação sobre as características da doença e de seus sintomas; precauções a serem tomadas pelos proprietários dos animais; orientação sobre a vacinação e campanha de vacinação gratuita dos animais a ser realizada uma vez por ano. 

Andreza Romero explica, no texto, que a leishmaniose visceral é uma doença grave e deve ser tratada da maneira correta pois provoca a morte em 90% dos casos. “A patologia é causada pelo protozoário Leishmania Infantum, que é vetorizado pelo inseto Lutzomyia longipalpis, popularmente conhecido como "mosquito palha". A biodiversidade recifense favorece a proliferação do inseto, que se reproduz em ambientes com acúmulo de matéria orgânica, sobretudo lixo”. 

A parlamentar justifica, ainda, a grande quantidade de cães e gatos que têm a recomendação da eutanásia no Recife por conta do sofrimento provocado pela doença. “O que reforça nosso dever de legislar sobre o tema, principalmente acerca da prevenção à doença”.

Em 04.01.2022.