Contra acidentes, Michele Collins quer proteção isolante em postes de ferro

A instalação de elementos isolantes pode se tornar obrigatória nos postes de ferro e similares localizados no Recife. É isso que busca determinar o projeto de lei nº 433/2021, que tramita na Câmara Municipal e é da autoria da vereadora Michele Collins (PP). Segundo a parlamentar, a medida, que deverá ser implementada nas hipóteses de reforma e construção de espaços e equipamentos públicos, pode prevenir acidentes e mortes decorrentes de choques elétricos.

Poderão ser utilizados materiais como lençóis, mantas ou anteparos para promover o isolamento dos postes de ferro. Em caso de descumprimento por parte da distribuidora de energia, poderão ser aplicadas multas de R$ 500 por poste inadequado, valor que sobe para R$ 1 mil por poste se houver reincidência.

“O cenário que vivenciamos atualmente reflete um descompasso entre a realidade e as normas e regulamentações sobre o assunto. A probabilidade de acidentes é grande, mas, quando são respeitadas as legislações, isso tende a diminuir consideravelmente”, reflete Michele Collins no texto de justificativa do projeto de lei. “Algumas medidas são necessárias para não haver contato direto com partes energizadas do sistema elétrico, a exemplo do isolamento das partes potencialmente condutoras de eletricidade, por meio de invólucros. Nesse contexto, proteger a estrutura dos postes de ferro com material específico certamente reduzirá o número de acidentes”.

Apresentada em dezembro do ano passado, a matéria deverá passar pela análise das Comissões do Poder Legislativo antes de ser votada em plenário. Caso seja aprovada pelo conjunto dos vereadores, a proposta seguirá para a sanção do prefeito do Recife.

Em 21.01.2022