Dani Portela quer celebrar no Recife o Dia do Imigrante Africano

A vereadora Dani Portela (PSOL) apresentou na Câmara do Recife o projeto de lei nº 397/2021 que inclui o Dia do Imigrante Africano no Calendário Oficial de Eventos do Município. A data será comemorada, anualmente, em 25 de maio, dia da criação da Organização da Unidade Africana (OUA), organismo fundado em 1963, em decorrência das lutas pela independência de países do Continente.

A data também é marcada pela luta pela independência do Continente contra a colonização europeia e contra o regime do Apartheid, que instituiu a segregação racial na África do Sul. Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu a data como o Dia da África ou o Dia da Libertação da África.

“A presença de homens e mulheres de diversas regiões da África é algo marcante na história do nosso país. O Brasil foi a região que mais adquiriu pessoas para submetê-las à condição cativa em todo o Continente, o que contabiliza 4,8 milhões de africanos. Ainda que ocasionada por motivos absurdos e mesmo que seja resultante de um dos maiores crimes que a humanidade assistiu, a presença dessa população no Brasil fez com que a cultura africana se tornasse um dos principais alicerces da cultura brasileira, marcada em diversos aspectos que versam desde a língua às práticas alimentares e religiosas”, reforçou a autora do projeto.

Conforme dados de 2017, do Sistema Nacional de Cadastros e Registros (SINCRE) há mais de 52 mil africanos registrados no Brasil. De acordo com o escritório de Assistência à Cidadania Africana em Pernambuco (EACAPE), 286 senegaleses vivem no Estado, o maior grupo reside na capital. Eles são o maior quantitativo de africanos morando em Pernambuco e fazem da atividade comercial a principal escolha para trabalhar, ganhar dinheiro e ajudar as famílias no país de origem.

Para Dani Portela, uma data em homenagem à população africana também tem como objetivo o reconhecimento da importância desses povos na formação social do Brasil e do Recife. “Por isso contamos com o apoio dos vereadores para a aprovação desta importante proposição”.

A matéria será distribuída para análise das Comissões no mês de fevereiro, no retorno das atividades legislativas.

 

Em 17.01.2022