Dia em Memória às Vítimas de Feminicídio no Recife poderá ser instituído

Poderá ser instituído no dia 21 de junho, no Calendário Oficial de Eventos do Recife, o “Dia em Memória às Vítimas de Feminicídio Recifenses''. A proposta partiu da vereadora Dani Portela (PSOL) através do projeto de lei Ordinária (PLO) número 398/2021. A data refere-se ao caso de Aldenice Firmino da Hora, moradora do Coque, morta pelo seu companheiro no ano de 2015. Foi o primeiro caso julgado como feminicídio no estado de Pernambuco após a tipificação penal estabelecida pelo Código Penal brasileiro.

A data tem como objetivos o de relembrar e homenagear as histórias de vida de mulheres recifenses que foram vitimadas pela violência e mostrar às famílias  que o poder público e a sociedade têm solidariedade com a perda de mulheres que são importantes para esses parentes. “Além disso, é dar visibilidade à questão social, suas origens, problemáticas e causas na sociedade, além de estimular o debate em torno do tema feminicídio, bem como ações que busquem enfrentá-lo”, frisou Dani Portela.

As instituições de ensino e repartições públicas e privadas do Recife poderão, no Dia em Memória às Vítimas de Feminicídio no Recife, realizar eventos, debates e atividades que tenham como finalidade alcançar os objetivos estabelecidos. De acordo com Dani Portela, o Brasil possui um grande número de mulheres vítimas e que é extremamente importante dar visibilidade ao problema em questão. “Se vivemos num país onde cada vez mais as mulheres morrem pelo fato de serem mulheres, é dever do poder público dedicar atenção especial para esse problema. A iniciativa é uma importante oportunidade de proporcionar o debate do assunto na cidade, mas também de realizar a discussão sobre como a violência contra a mulher se configura, tendo o feminicídio como parte dessa cultura machista e patriarcal”, explicou.

 

Em 05.01.2021