Michele Collins sugere criação de Programa de Orientação de Atividades Físicas do Idoso

Uma proposta da vereadora Michele Collins (PP) que tramita na Câmara do Recife pode resultar na criação de um Programa de Orientação de Atividades Físicas do Idoso na capital. Caso seja aprovado, o projeto de lei nº 434/2021 vai determinar que a Prefeitura disponibilize profissionais de Educação Física e estagiários para orientar pessoas idosas nas praças públicas recifenses que contem com aparelhos de ginástica.

Mesmo se tornando realidade, o programa deverá ser executado de acordo com as possibilidades e limitações administrativas, financeiras e orçamentárias do município. Para colocar a ideia em prática, o Poder Executivo poderá celebrar parcerias e convênios com instituições de ensino, academias de ginástica, clubes esportivos e outros estabelecimentos do tipo.

Na justificativa que acompanha a proposta, Michele Collins enfatiza que  “a população idosa deve ser incentivada para a prática de atividades físicas, devido aos inúmeros benefícios nas áreas psicofisiológica”.

A parlamentar não deixa de ressaltar que existe espaço orçamentário para a realização das atividades de orientação para idosos. De acordo com ela, o Programa poderia ser incluído na previsão orçamentária da Secretaria de Saúde, “especificamente no Fundo Municipal de Saúde (4801), no Programa de Melhoria da Atenção à Saúde de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar, no Projeto de Garantia da Oferta de Procedimentos Através de Rede Própria (2.085), que atualmente dispõe de mais de R$ 100 milhões”.

Em 10.01.2022