Natália de Menudo quer criar movimento para promover o brega

Fazer exercícios ao ar livre e ao som do brega recifense. A proposta foi apresentada na Câmara do Recife pela vereadora Natália de Menudo (PSB) no projeto de lei nº 421/2021, em tramitação na Casa, que cria o Movimento Cultural de Bem-Estar Social “Bregadançando”.

O movimento pretende direcionar as políticas públicas municipais, fazendo com que o ritmo brega seja utilizado para a prática de atividades físicas de maneira descentralizada, atendendo, de forma periódica, a cada bairro do Recife. Para a autora, esta seria uma forma de valorizar o ritmo e os artistas locais, e colocar a dança como atividade essencial para a promoção da saúde mental e física.

De acordo com o projeto, o Bregadançando pretende integrar artistas locais e outros profissionais ligados ao movimento brega, por meio de concursos de composições e coreografias e premiações das comunidades mais ativas. Também cria o Cadastro Cultural Ativo do Recife, com a finalidade de obter a relação de artistas que participam ativamente de Programas promovidos pela Prefeitura do Recife, dar preferência à participação de projetos culturais e festejos regionais e divulgar as composições inéditas dos artistas pernambucanos.

Em sua justificativa, a autora fala sobre as vantagens do projeto. “Em diversos exercícios físicos, o aspecto da dor, do cansaço e da monotonia podem estar presentes. Se não houver um elemento que distraia o indivíduo durante o exercício, este pode ser extremamente enfadonho, principalmente por ser repetitivo. A música chega como um elemento capaz de distrair, desvinculando a atenção da pessoa para outro estímulo que seja mais prazeroso. Por isso, nada melhor do que promovermos a inserção de um ritmo histórico em nossa cidade, o brega, que traz em sua bagagem todos os elementos hábeis para uma boa execução dos elementos físicos e mentais promovidos quando utilizados na dança”.

As regras de segurança em tempos de pandemia estão previstas e os eventos do Bregadançando devem respeitar as normas vigentes como a vacinação dos participantes, uso de máscaras e álcool e o distanciamento social.

 

Em 04.01.2022