Plano Recife Ama Carnaval garante pagamento de artistas e trabalhadores do ciclo carnavalesco
O secretário de Cultura do Recife, Ricardo Melo, lembrou que, pelo segundo ano consecutivo, o primeiro projeto do ano enviado à Câmara pela Prefeitura, é ligado à Cultura. “Em 2021 foi o AME Carnaval, um auxílio emergencial que naquele momento deu um amparo à cadeia produtiva. Agora chegamos com o Recife AMA Carnaval, que tem um olhar sobre toda a cadeia produtiva e quer ir além do auxílio. É mais do que um pagamento, é uma garantia de que quem for contemplado no projeto vai fazer uma apresentação ao longo do ano”.
O calendário de eventos ainda não está definido e depende dos indicadores sanitários, mas Ricardo Melo fez questão de reforçar. “Não estamos cancelando. Estamos suspendendo o Carnaval”. As agremiações e grupos contemplados receberão o equivalente a 100% do cachê recebido quando participaram do Carnaval nos anos de 2019 e 2020. Aos artistas e trabalhadores individuais será pago o valor de um salário mínimo.
“O momento que a gente gostaria de estar vivendo era outro, mas quando a gente tem uma realidade imposta, tem que encontrar alternativas para enfrentá-la com serenidade, sabedoria e responsabilidade. A gente não poderia tomar uma decisão irresponsável, que colocasse em risco as pessoas e todo o segmento da Cultura”, afirmou o prefeito João Campos após a assinatura do projeto.
Ele lembrou que o valor a ser pago este ano é mais do que o dobro do orçamento do ano anterior e desta vez todos os recursos são provenientes do Município. “Isso representa um esforço grande, mas é necessário. O que a gente está fazendo é um prêmio antecipado, pagando aos artistas o cachê integral e contratando uma apresentação. Que nossa criatividade e resiliência nos permitam seguir em frente e encontrar uma solução para que ao longo do ano possamos celebrar os festejos de nossa cultura, viva e valorizada”.
O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) falou enquanto presidente da Comissão Especial sobre a Retomada do Carnaval, São João e demais Grandes Eventos. “Enquanto todas as outras capitais cancelaram o carnaval, o prefeito do Recife teve a sensibilidade de adiar e fazer com que o carnaval se mantenha vivo. A Comissão foi criada para buscar o melhor entendimento, ouvimos artistas, autoridades sanitárias e representantes de outras capitais. O que a gente quer é em algum momento, fazer um carnaval seguro. E o prefeito esperou o relatório da Comissão para tomar uma decisão, isso mostra o quanto a Câmara é ouvida”.
O Projeto Recife AMA Carnaval será distribuído entre as Comissões da Casa no retorno das atividades legislativas, no dia 1º de fevereiro. “É importante dar celeridade a isso pra que a gente consiga votar e aprovar na primeira quinzena do mês e no final de fevereiro ter este pagamento na conta do povo”, afirmou Marco Aurélio Filho.
O lançamento do Recife AMA Carnaval contou com a presença de vários artistas, como maestro Spok, maestro Formiga, André Rio, Nena Queiroga e Marrom Brasileiro. Os vereadores Alcides Teixeira Neto (PSB), Hélio Guabiraba (PSB), Joselito Ferreira (PSB), Rinaldo Junior (PSB) e Samuel Salazar (MDB) também participaram do evento.
Em 14.01.2022