Projeto de Felipe Alecrim pode obrigar presença de educador físico nas academias populares

Pelo menos um educador físico em cada academia popular do Recife. É isso que o projeto de lei n° 280/2021, de autoria do vereador Felipe Alecrim (PSC) pode garantir, caso seja aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pela Prefeitura. A matéria tramita na Casa de José Mariano e já recebeu um parecer pela aprovação da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes.

Caso se torne lei, a determinação só vai atingir as academias populares do Recife mantidas pelo Poder Executivo municipal. No texto da justificativa que acompanha a proposta, Alecrim sugere que a ideia saia do papel por meio de recursos do orçamento advindos de transferências do SUS para serviços de terceiros prestados por pessoas físicas.

Também na justificativa, o parlamentar defende a prática de atividades físicas com boa orientação. "Em nosso município, existem várias academias populares, onde diversos cidadãos, principalmente os que não possuem condições de pagar uma academia particular,  diariamente praticam exercícios físicos em busca de boa saúde, mesmo sem o acompanhamento de um profissional, o que pode significar um risco para eles", diz.

"Ao garantir a presença dos profissionais de educação física nas academias populares do Município, esta proposta trará vários benefícios para a saúde e a qualidade de vida de nossos munícipes, reduzindo a quantidade de recursos para o combate a doenças no futuro, já que atuará na prevenção dessas".

Em 18.01.2021