Waldomiro Amorim alerta para a Síndrome de Rett
Entre os objetivos da proposta está também o de promover a discussão das alternativas para aumentar a visibilidade social das pessoas com a doença. Durante a Semana poderão ser elaboradas ações que visem à disseminação de informações sobre a Síndrome de Rett, com especial destaque aos impactos sociais vivenciados pelos pacientes e suas famílias.
“Não existe cura nem sequer tratamento medicamentoso que possa controlar o avanço da enfermidade. No entanto, o diagnóstico precoce é importantíssimo. Há, hoje, muitas intervenções efetuadas por equipes multidisciplinares, que podem amenizar os problemas decorrentes da doença e melhorar a qualidade de vida das pacientes e de suas famílias, por meio de ações, que são tão mais eficazes quando mais cedo se iniciam”, destaca o parlamentar.
Síndrome de Rett - condição genética rara que afeta principalmente as meninas e que prejudica o sistema nervoso central, causando atraso no desenvolvimento físico e neurológico, gerando características e sintomas típicos, como irritabilidade frequente, convulsões e movimentos involuntários. As crianças com Síndrome de Rett podem apresentar um desenvolvimento infantil adequado entre os primeiros 6 a 18 meses de idade, mas gradativamente perdem habilidades aprendidas como andar, comer, falar ou mover as mãos.
Em 11.01.2022