Waldomiro Amorim propõe Dia Municipal do Programa Mãos que Ajudam

O vereador Waldomiro Amorim (SDD) quer instituir no Calendário Oficial de Eventos do Recife o "Dia Municipal do Programa Mãos que Ajudam", a ser comemorado em todo dia 24 de julho. O projeto de lei Ordinária de número 406/2021, de sua autoria, tem como finalidade homenagear o Programa criado no Brasil em agosto de 2000, como forma de ajuda humanitária e de serviço comunitário que mobiliza voluntários membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em parceria com outros órgãos.

Segundo a justificativa da proposição, as ações realizadas pela instituição religiosa, que atua em parceria com empresas privadas, órgãos governamentais, veículos de comunicação e Organizações Não Governamentais já beneficiaram todas as capitais da federação, além de outras 200 cidades. "Contribuindo para reformas em escolas públicas, assistências a hospitais, orfanatos, creches e asilos, para a recuperação e limpeza de praças, parques e praias, para a doação de sangue a para a oferta de mão de obra voluntária e ajuda material em situações de emergência e calamidade pública. Esses têm sido alguns dos campos de atuação dessa nobre missão", explica o vereador. 

Ainda de acordo com o projeto de lei, em 2001, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) pelo serviço voluntário que realiza no Brasil. "Ao longo de cada ano, centenas de ações são levadas a efeito em todos os estados. Além disso, tradicionalmente, uma ação nacional, em um único dia, feriado ou não, reúne mais de 120 mil voluntários simultaneamente", afirma Waldomiro Amorim.

A escolha da data para a homenagem ocorreu porque, em 24 de julho de 2010, 115 mil pessoas transformaram o dia em um "Sábado Solidário", com várias atividades. "Assim, com a finalidade de lembrar e homenagear essa tão notável iniciativa de ajuda humanitária, esta propositura pretende instituir o “Dia Municipal do Programa Mãos Que Ajudam”, a ser comemorado, anualmente, no dia 24 de julho, para que tal programa seja sempre lembrado e continue ativo com seus nobres propósitos. Dessa forma, os cidadãos recifenses poderão apoiar e incentivar a realização das atividades promovidas por todas as regiões", argumenta o parlamentar.  

O projeto de lei foi lido em reunião plenária e será distribuído às comissões da Casa para ser analisado.

Em 25.01.2022