Ana Lúcia pede aplicação do piso salarial para os professores da rede municipal

Apesar de elogiar a gestão do prefeito João Campos, que pretende dotar a rede pública municipal com mais tecnologia, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) disse que a valorização real dos professores seria “aplicar o piso salarial com aumento integral, de acordo com o que foi dado pelo Governo Federal”. O Ministério da Educação permitiu que o reajuste do piso dos professores, em nível nacional, seja de 32% este ano, mas a Prefeitura do Recife pretende dar 6%.

Ana Lúcia reconheceu, na reunião plenária híbrida realizada pela Câmara Municipal na manhã desta segunda-feira (14), que “é preciso avançar no pagamento do piso do professores, mas o percentual oferecido não se aproxima nem dos 12% de 2020, proposta de aumento que seria dada anteriormente à pandemia”. A vereadora afirmou que os professores esperam continuar as negociações com a Prefeitura do Recife, mas que os 6% não “dão nem para a gente se sentar para um diálogo”.

Dirigindo-se, no discurso, ao secretário de Educação municipal, Fred Amâncio, a vereadora reafirmou que “esperamos avançar”. Ela, no entanto, parabenizou o prefeito João Campos (PSB) pelas “ações importantes que a gestão vem tomando para a educação, que será contemplada com mais tecnologia”. E citou algumas que, em seu entendimento, são “impactantes para o ensino e para o aprendizado”.

Segundo Ana Lúcia, todas as escolas municipais terão novos modems, ampliando assim o acesso à internet. “Também serão distribuídos novos notebooks para os professores e os alunos receberão tablets mais modernos. Cada unidade de ensino contará com uma TV grande por sala. A internet terá a capacidade ampliada para até 100 megabytes. Essas ações são importantes para o trabalho dos professores e para o aprendizado dos estudantes, mas existem outros aspectos que também são importantes na educação. No caso, valorizamos os professor com um piso salarial digno e dinheiro no bolso”.

Em 14.02.2022