Chico Kiko entrega a Sabrina Rocha Título de Cidadã Recifense
A solenidade, que contou com a presença de diversos colegas de profissão de Sabrina Rocha, foi comandada pelo vereador Romerinho Jatobá (PSB), presidente da Câmara Municipal do Recife. Além do vereador proponente e da homenageada, a mesa solene foi composta com o jornalista Flávio Barra, esposo de Sabrina. Após a execução do Hino Nacional, que é de praxe nas reuniões solenes, Chico Kiko fez o discurso de saudação. “Entregar esse título a você hoje, Sabrina Rocha, é uma forma de valorizar todas as mulheres que fazem um belíssimo trabalho na imprensa recifense. Recebemos você com muito carinho como cidadã da nossa cidade”, disse o vereador.
O parlamentar apresentou um breve perfil de Sabrina Andreia Santos da Rocha e disse que ela é natural de Belém (Pará), sendo filha de Cesarina Santos da Rocha (in memoria) e Manassés Alves da Rocha. Ela tem dois filhos, sendo uma recifense. “Após se formar em Jornalismo pela Universidade Federal do Pará, Sabrina começou a trabalhar na televisão, em 2000, como repórter esportiva na TV Liberal, afiliada da Rede Globo em Belém. Mudou-se para Pernambuco em 2002 e entrou na TV Globo Recife como repórter de cotidiano. Após dois anos na emissora, passou a atuar com esportes, a área com que mais se identifica, já que durante a sua infância e adolescência foi atleta de vôlei nas escolas em que estudou”, disse Chico Kiko.
Ele sublinhou que é uma tarefa bastante difícil, para uma mulher, entrar no jornalismo esportivo “diante do preconceito de gênero que, infelizmente, ainda existe na nossa sociedade”. Acrescentou que Sabrina Rocha, com “sua grande competência e dedicação à profissão, ganhou destaque na cena esportiva da Rede Globo e superou as expectativas. Ela ama fazer reportagens e contar histórias”.
Chico Kiko relatou que Sabrina Rocha já fez aparições em programas de nível nacional, como o Jornal da Globo e Jornal Hoje; e participou da cobertura do caso do menino Miguel, que morreu ao cair de um prédio, no Recife, em 2020. “As excelentes reportagens de Sabrina foram transmitidas no Jornal Nacional e no Fantástico. Hoje, ela apresenta, eventualmente, o Programa Globo Esporte, onde tem grande visibilidade no estado de Pernambuco”.
Um dos grandes destaques profissionais de Sabrina Rocha, disse Chico Kiko, ocorreu diante do cenário de calamidade pública que foi decretado durante a pandemia da covid-19. “A cena esportiva na TV precisou fazer uma pausa e, durante esse período, Sabrina voltou a fazer reportagens de cotidiano na Rede Globo. Enquanto estávamos em casa nos protegendo, ela estava nas ruas exercendo a responsabilidade de manter a população do nosso Estado bem informada”.
O vereador destacou ainda que em 2021, Sabrina ganhou o “Prêmio Tacaruna Mulher”, que homenageia mulheres da sociedade pernambucana que se destacam em suas áreas de atuação profissional. “Residente no Recife há 20 anos e atuando com amor no jornalismo pernambucano, não faltam razões para que essa grande jornalista seja agraciada com o Título de Cidadã Recifense, depois de prestar serviços de admirável relevância para a nossa cidade. Tenho certeza, Sabrina, que se a sua mãe estivesse aqui presente, ela estaria muito feliz e orgulhosa de você. Quero dedicar essa homenagem também à sua mãe, Cesarina Santos da Rocha (in memoria)”.
Na sequência, foi entregue o título, que é composto de um diploma e uma medalha, a Sabrina Rocha. A jornalista recebeu ainda das mãos de Maia José, esposa do vereador Chico Kiko, um ramalhete. Logo depois, ela ocupou a tribuna e fez o discurso de agradecimentos. “Esse título deveria ser entregue no mês passado, mas eu havia acabado de perder minha mãe. Achava que poderia estar melhor neste momento, mas me enganei”. Ela acrescentou que, como jornalista, trabalha com palavra, para contar histórias, mas que achou difícil escrever um discurso para ler na solenidade. “Não e fácil descrever esse momento, receber este título”.
Sabrina Rocha lembrou que, quando chegou ao Recife há 20 anos, olhava para os lugares e não se enxergava. “Perguntavam por que escolhemos morar no Recife? Até hoje não sei dizer. Meu esposo, Flávio, tinha um tio aqui. Mas, como o passar dos meses, as nossas raízes começaram a se fixar nesta terra. Comecei a trabalhar na TV Globo, encontrei amigos e uma grande família. Hoje, todos fazem parte de minha história”. Ela citou o nome de todos os jornalistas e técnicos que a acompanharam ao longo desses anos. “Quando eu vim para cá, minha mãe falava que eu ainda cresceria muito nesta cidade. Eu não achava que iria conquistar tanto. Dedico a ela este título”.
Sabrina Rocha se emocionou, mas concluiu o discurso dizendo que quando chegou ao Recife, a diretora da Globo lhe dizia: “O povo daqui é diferente. Depois é que entendi o porquê. É o orgulho de sua cultura, de sua história”. O vereador Chico Kiko quebrou o protocolo e pediu autorização para que Flávio Barra também fizesse um discurso. Ele, que também se emocionou, disse que já teve a felicidade de receber o título de Cidadão Pernambucano, mas ainda não o de Recifense. Ele repetiu o que a esposa falou e disse que os colegas de profissão fizeram com que ele e Sabrina Rocha se sentissem em casa, quando vieram morar no Recife.
O presidente da Câmara do Recife, vereador Romerinho Jatobá parabenizou o vereador Chico Kiko “pelo reconhecimento de uma trajetória e de uma história, ao conceder o Título de Cidadã”. Segundo ele, não “é fácil sair de Belém, tentar a vida no Recife e ser vitoriosa”. Recife, disse ele, é “uma cidade acolhedora, mas Sabrina Rocha teve a sorte de encontrar pessoas igualmente acolhedoras. Foi um fator determinante para que vocês se adequassem nesta cidade”. O parlamentar lembrou que o fato de os jornalistas terem uma filha recifense é “a prova maior” dos laços com a capital pernambucana. “São laços para o resto da vida. Mas, a partir de agora, Sabrina, você carrega a responsabilidade de ser do Recife de fato e, agora, de direito. Hoje é mais um dia que se faz historia aqui na Câmara”.
Em 23.02.2022.