Comissão de Igualdade Racial quer ampliar ações e realizar reuniões públicas

Presidida pela vereadora Dani Portela (PSOL), a Comissão de Igualdade Racial e Enfrentamento ao Racismo realizou nesta quarta-feira (16) a sua primeira reunião de 2022, após o recesso parlamentar. Na ocasião Portela informou que o grupo traçará em breve um plano de ações que incluirá a realização de reuniões públicas. Ela salientou, ainda, um ato público promovido pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB) e pela Comissão no dia 7 de fevereiro contra a perseguição de pessoas negras.
]"Quero dar início a esta reunião parabenizando a iniciativa do vereador Luiz Eustáquio, vice-presidente desta Comissão, pelo ato realizado na semana passada em frente ao Palácio do Governo de Pernambuco e ao Palácio da Justiça. Foi entregue um documento, tanto no Palácio do Governo quanto no Palácio da Justiça, pedindo algumas providências. Foi um ato de inconformismo com o racismo e as situações de violência racial que têm se agravado no nosso País", disse a presidente. 

Segundo Dani Portela, a discriminação e a violência contra pessoas negras pedem ações mais incisivas da Comissão. "Vamos fazer um esforço para que a próxima reunião desta Comissão seja presencial, para fazermos um planejamento de ações. Inclusive, ampliar essas ações para que as nossas reuniões possam se tornar reuniões públicas, com debates significativos para a cidade do Recife. Quero agradecer aos vereadores que compõem esta Comissão e têm travado nesta Casa uma luta do enfrentamento ao racismo não só Legislativo. Temos muito a fazer. De acordo com uma pesquisa da Rede de Observatórios de Segurança, estamos em uma capital onde 100% dos mortos em ações policiais são pessoas negras. A nossa Comissão não pode ficar omissa diante dessa realidade".

Presente na reunião, Luiz Eustáquio concordou com a colega e avaliou o impacto da manifestação do dia 7. "Temos um desafio muito grande de defender o direito de uma grande parcela da sociedade que se vê perseguida, humilhada, discriminada. Mas que, infelizmente, muitas vezes não sabe como se defender. Estamos em um Brasil que mata negros, persegue pessoas e que tem piorado nesse sentido. O ato que fizemos juntos foi muito importante. Dizemos, no Palácio da Justiça e no Palácio do Governo, que não aceitamos mais ser perseguidos. Vidas negras importam e não vamos mais ficar calados".

No mesmo dia, os parlamentares votaram dois pareceres a projetos que tramitam na Câmara do Recife e distribuíram outros três projetos para a análise relatores. Foram acatados os pareceres pela aprovação dado aos projetos de nº 201/2021, de autoria de Luiz Eustáquio, e o de nº 237/2021, de Dani Portela.

Em 16.02.2022