Liana Cirne critica filas para testagem e autoridades que burlam ordem de atendimento

As dificuldades que os cidadãos do Recife têm enfrentado para fazer o teste de detecção do vírus da covid-19 foram o tema de um discurso proferido pela vereadora Liana Cirne (PT) nesta terça-feira (8). Durante a reunião plenária híbrida da Câmara Municipal, a parlamentar subiu à tribuna do plenário para denunciar os riscos do abarrotamento dos centros de testagem. Na ocasião, Cirne também criticou as autoridades que “furam” as filas para se testar ou autorizam essa prática.

A parlamentar disse que constatou o problema da aglomeração no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos de Pernambuco (Cefospe), um dos pontos de testagem geridos pelo Governo do Estado. “Eu mesma presenciei alguns funcionários se desdobrando para atender uma aglomeração sem nenhuma regra. Havia pessoas sem máscara não por ideologia, mas por falta de dinheiro. A gente tinha que sair buscando máscara para as pessoas que não tinham condições de comprar uma. E 80% das pessoas que estavam lá receberam um resultado positivo [para o antígeno]. Aquele foi o lugar mais perigoso a que me expus desde o início da pandemia”.

De acordo com Liana Cirne, a prática de “furar” filas com a anuência das autoridades é um dos motivos da desorganização dos centros de testagem. “Eu cheguei às 7h30 e saí às 13h30. Um dos motivos para isso foi que dezenas de pessoas furaram a fila com a autorização de autoridades públicas. Furar fila é uma das coisas mais antirrepublicanas que existe e deve envergonhar qualquer agente público. Nós, como servidores públicos, precisamos dar o exemplo. O prefeito e o governador devem dirigir os seus secretários para que, em hipótese alguma, estimulem uma ação antirrepublicana em que um agente público passa por cima do cidadão”.

Em 08.02.2022