Liana Cirne sugere reajuste salarial aos professores de 33,23%

O reajuste salarial dos professores e professoras foi a pauta do discurso da vereadora Liana Cirne (PT), na manhã desta terça-feira (15), na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife. A parlamentar disse estar acompanhando as negociações, parabenizou o governo estadual e pediu para que a gestão municipal conceda um aumento à categoria de 33,23%.

“Estive presente na manifestação em frente ao Centro de Formação Paulo Freire sobre o reajuste do piso salarial dos professores e professoras. No momento em que estava lá, o governo municipal fez uma proposta de 8%. Quero dizer que em março do ano passado o nosso mandato criou um instrumento de visibilização da necessidade de cumprimento que instituiu o piso dos professores. O ‘atrasômetro’ da Prefeitura está hoje com 701 dias. Quando completou 500 dias, impetramos uma ação popular pedindo o cumprimento da lei porque o reajuste é um direito previsto em lei. Intimada, a Prefeitura respondeu alegando impedimentos de ordem legal em razão do contexto da pandemia. Gostaria de dizer que caso esses impedimentos fossem aceitáveis, o governo de Pernambuco não teria concedido um reajuste de 35%, e quero parabenizar o governo estadual não só por ter concedido o reajuste, mas, também, por ter afirmado que vai ter repercussão em toda a carreira”.

Liana Cirne enfatizou que os reajustes são aplicados diferentemente para quem ganha o piso e quem ganha o teto salarial, e sugeriu à gestão municipal um reajuste de 33,23%. “A lei do piso é tratada como a lei do teto. Quem ganha acima do piso não tem reajuste concedido integralmente. E ao mesmo tempo em que parabenizo o governo do Estado, preciso dizer que o nosso prefeito tem que avançar na concessão de reajuste, previsto em lei que desde os anos de 2020 e 2021 não se aplicam. Reajuste de 33,23% já, com repercussão na carreira, é a única forma de garantir a valorização das professoras e professores sob os quais repousam o futuro da nossa cidade”.

Em 15.02.22